sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Informações do Blog do Planalto ! ! !

Cerimônia de entrega das Cartas Credenciais dos Embaixadores Estrangeiros - 01

A Presidenta Dilma recebeu as credenciais de cinco embaixadores estrangeiros nesta sexta. Diana Marcela Vanegas Hernandez (El Salvador); Edwin Eilio Vergara Cárdenas (Panamá); María Lourdes Urbaneja Durant (Venezuela); Amadou Habibou Ndiaye (Senegal); e Nikolaos Tsamatos (Grécia).

Após cerimônia de entrega de cartas credenciais de embaixadores, a presidenta Dilma Rousseff esclareceu que a ausência do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, não foi retaliação àquele país. Respondendo a jornalistas, ela afirmou ter adiado o rito para observar a possibilidade de evolução nas relações entre os países.

“Nós achamos importante que haja uma evolução na situação para que a gente tenha clareza das condições estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que nós fizemos foi atrasar um pouco o recebimento de credenciais. Nada mais do que isso.”


Após a execução do brasileiro Marco Archer, em 17 de janeiro na Indonésia, Dilma expressou sua indignação e consternação pelo ato. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que a execução do brasileiro gerou uma sombra na relação bilateral entre os dois países e uma nota de repúdio formal foi entregue ao embaixador da Indonésia no Brasil. Além disso, o embaixador brasileiro na Indonésia foi chamado para consulta, uma expressão do agravamento nas relações diplomáticas. No momento, outro brasileiro por quem Dilma apelou pessoalmente, Rodrigo Muxfeldt Gularte, está na iminência de ser executado no país asiático. 

Nenhum comentário: