segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Gaúchos na lista de clientes com movimentação suspeita no HSBC ! ! !

HSBC: O cinismo de Zero Hora e o espanto de gaúchos

Gaúchos na lista de clientes com movimentação suspeita no HSBC negam conta no banco

Valores movimentados pela clientela brasileira entre 2006 e 2007, incluindo pessoas físicas e jurídicas, somariam R$ 20 bilhões

Dos mais de 8,6 mil brasileiros que constam em uma lista de correntistas do HSBC na Suíça, dois deles tem endereços declarados no Rio Grande do Sul. Localizados por Zero Hora, eles dizem estar espantados com seus nomes e endereços no rol de clientes que teriam se beneficiado de manobras fiscais do banco para driblar o pagamento de tributos. Os valores movimentados pela clientela brasileira entre 2006 e 2007, incluindo pessoas físicas e jurídicas, somariam R$ 20 bilhões.

A revelação de documentos, chamada de Swissleaks, ocorreu por meio de uma associação de jornalistas investigativos de 45 países que teve acesso aos dados a partir de um ex-funcionário do HSBC, em Genebra. A listagem completa contém 106 mil clientes em 203 países, com nomes de personalidades políticas, ditadores, nobres, estrelas das artes e dos esportes e contrabandistas internacionais de armas e drogas. O foco central das investigações está a cargo de autoridades suíças. Fragmentos da lista ganharam espaço de destaque na imprensa internacional e nas redes sociais, muitos a considerando verdadeira, antes mesmo de qualquer confirmação oficial.

No Brasil, a Receita Federal teve acesso à parte da lista e, em alguns casos, preliminarmente encontrou indícios de "omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao fisco" e revelou que alguns nomes já tinham sido investigados anteriormente, a partir de "outros elementos constantes em suas bases de dados".

— Não sei como meu nome foi parar nesta lista. Nunca tive conta no Exterior, nem no HSBC - garantiu um empresário de Porto Alegre.

Mostrando-se surpreso, o homem disse que ainda não pensou em quais providências adotará para esclarecer a situação, mas pretender levar o assunto ao conhecimento de seus advogados:

— Quem não deve não teme. Nada tenho a esconder - completou.

Outro gaúcho da lista, que vive no Interior, também é enfático em refutar qualquer vínculo com o HSBC na Suíça.

— Achei muito chato meu nome aparecer em uma lista suja, meus rendimentos constam na declaração do imposto de renda - lamentou.

Um dos filhos dele, que já trabalhou em um banco suíço e vive em Porto Alegre, se sente incomodado com a situação.

— Meu pai nunca teve conta no HSBC. Estão divulgando coisas inverídicas. Desconfio que esta lista seja falsa ou usaram os nomes e dados das pessoas para abrir a conta - afirmou.

ZH não divulga os nomes dos entrevistados porque não há provas de que a listagem seja autêntica — com dados esparsos, sem associar diretamente pessoas e endereços — nem de que todos os nomes relacionados sejam de sonegadores de impostos.

O grupo de jornalistas que a tornou pública não confirma nem desmente a veracidade dos documentos. Evita detalhar informações alegando questões éticas, justamente porque poderia implicar danos morais a quem fez operações legais.


José Luís Costa
No ZH

Nenhum comentário: