sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Vantagem de comprar nas feiras livres !!



por Wellington José Tavares *

A existência de um grande número de supermercados não impede que uma grande quantidade de consumidores ainda prefira comprar nas feiras livres. Nos dias de feira as ruas são tomadas durante o período matutino por uma grande variedade de barracas vendendo frutas, verduras e legumes, carnes e peixes, cereais, roupas, utensílios para cozinha, móveis, condimentos, refeições, bebidas, entre outros.

Mesmo sendo locais considerados como barulhentos, sujos e anti-higiênicos por muitas pessoas, não possuindo gôndolas, nem balanças de precisão e tampouco, códigos de barras em suas mercadorias. ainda assim, são os pontos preferidos por muitos consumidores.

Talvez essa preferência resida no atrativo da proximidade de relacionamento entre feirante e consumidor, propiciando um tratamento personalizado. Essa relação dessa proximidade, inexistente em um supermercado, é possível ao cliente saber que tipo de carne serve para guisar ou assar, se a carne de porco é traseira ou dianteira, de que forma devo cozinhar determinado alimento para ter mais sabor, quais os ingredientes para um bom sarapatel, entre outros exemplos.

Outro fator que deva explicar a vantagem de comprar nas feiras livres seja a honestidade do vendedor para com o freguês, admitindo que um produto esteja mais caro naquele dia em decorrência do fator transporte ou em função do tempo, coisa impensável de existir no atendimento por um funcionário de um supermercado.

Finalmente, não podemos esquecer das barracas de refeições com seu variado cardápio, destinado os transeuntes que ainda não quebraram seu jejum, à base, principalmente de inhame, macaxeira e cuzcuz, acompanhados por carnes guisadas, assadas e mocotó, um atrativo que por si só as torna únicas e merecedoras de nossa (minha) presença. Não podemos esquecer também no tempo gasto em comprar as mercadorias, “pagou, vai embora”, em contraponto a “burrocracia tecnológica” de ter que esperar que o “sistema volte”. 


*Wellington José Tavares, ex-bancário, funcionário público estadual e acadêmico de Matemática na UNEAL

Nenhum comentário: