terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Trem "Maria Fumaça" está de volta



Depois de 48 anos que o trem “Maria Fumça” realizou sua última viagem ligando as cidades de Piranhas, em Alagoas e Jatobá, em Pernambuco, no dia 31 de março de 1964, trecho da antiga estrada de ferro voltará a ser reativada com a finalidade de tornar-se mais um atrativo e consolidar o município de Piranhas como polo do turismo regional.


Na próxima quinta-feira, dia 26, esta máquina movida a vapor (lenha e água) modelo alemã fabricada em 1929, retornará a pleno funcionamento, pelo menos na região do Rio São Francisco.


Este projeto do retorno da “Maria Fumaça” na cidade Piranhas é voltado para o incremento turístico do município sertanejo. A máquina alemã será composta de duas jardineiras e fará o trajeto de 12,5 km de linha férrea do Centro Histórico ao lago de Xingó permitindo os visitantes a realizar um passeio inesquecível margeando a beira do rio São Francisco e o empreendimento da Hidrelétrica de Xingó.

Segundo a prefeita de Piranhas, Mellina Freitas(PMDB), a chegada da Maria Fumaça possui um simbolismo histórico e cultural para o município. Pois, na década passada, Piranhas foi o elo de transporte férreo e fluvial com as cargas chegando de barcos do Centro-Sul e sendo transportadas para o interior do Nordeste por meio de trem. “Então, mesmo sendo uma nova concepção, a Maria Fumaça representa o resgate da história para os piranhenses”, finalizou a prefeita.




Nenhum comentário: