sexta-feira, 14 de abril de 2017

Papo gostoso entre BLOGUEIRO e taxista no RIO ! ! !



Entro no uber numa tarde de sábado. Vejo que o motorista é um homem muito forte, de pele negra. Sempre bato um papo com os motoristas mas naquele dia não estava a fim de conversar. Ele segue naquela velocidade de cruzeiro que às vezes irrita quem está com pressa. Para não ficar muito antipático, uns 300 metros adiante puxo assunto.

_ O pessoal come muito essas balas aqui?


Com uma voz mansa e uma entonação gentil e atenciosa de quem fala com a própria avó de 90 anos, o homem com braços de alterofilista responde:


_ Mais é criança que gosta. Ou então o pessoal que vem da madrugada...


Não lembro como a conversa chegou até a profissão dele.


_ Sou capitão da Polícia Militar. Completo a minha renda aqui no uber.


A associação foi imediata diante daquele corpanzil.


_ Você é do Batalhão de Choque, né?


_ Sim, senhor _ respondeu o motorista no mesmo tom gentil e manso que agora contrastava com as imagens na minha mente dos homens do choque distribuindo cassetada nas manifestações populares.


Tomei coragem.


_ Sabe, amigo, eu sempre quis encontrar algum de vocês num lugar que não fosse uma zona de conflito onde pudéssemos conversar com calma. Às vezes, vejo seus colegas fazendo ginástica na praia e penso que seria o momento ideal, mas nunca tentei, fiquei sem graça de abordar.


Ele está interessado, vejo pelos seus olhos no retrovisor. E prossigo:


_ Acho que seria muito legal se vocês do choque e os estudantes universitários pudessem conversar numa boa, trocar ideias com calma, porque muitos são da mesma faixa etária e vivem a mesma realidade no Brasil. O problema é que os dois grupos só se encontram na hora do conflito. No dia em que o choque mudar de lado nós consertamos esse país, nesse dia o povo coloca essa corja de ladrões para fora e toma o poder.


_ É verdade. Mas é difícil. A Polícia Militar tem uma hierarquia muito rígida.


_ Você sabe o que aconteceu com aquele policial do choque que se recusou a reprimir a manifestação de professores estaduais?


_ Não foi só um, foram 15, e eu era um deles. Ficamos 15 dias presos no quartel.


_ Sério!?


_ Como é que eu vou bater em professor? Não dá.


É difícil descrever a emoção que senti vendo um policial dizer aquilo. Ele prosseguiu, com a mesma fala mansa:


_ Agora não nos escalam mais para manifestações. Quando tem alguma coisa assim, mandam a gente para outros trabalhos, reforçar UPPs por exemplo. É um absurdo nós, funcionários públicos, reprimirmos nossos colegas que protestam para receber salários, estamos todos com salários atrasados por causa desses políticos que acabaram com o estado do Rio.


_ Qual é a porcentagem de pessoas que pensam como você dentro da Polícia Militar? Chega a 10%.


Ele pensa um pouco.


_ Acho que uns 20%. Mas é difícil politizar a tropa, a maioria dos soldados nunca leu nada na vida. Eu costumo sempre mandar os soldados lerem, lerem qualquer coisa para ver se pegam o hábito. Indico até livros de guerra porque pelo menos eles estarão lendo. Mas é muito complicado.


_ Você já pensou em entrar na política, ampliar seus horizontes, tentar mudar as coisas, ser um contraponto ao Bolsonaro entre os militares?


_ Não sei... já pensei mas... não sei. Detesto esse Bolsonaro. Outro dia, na véspera da eleição passada, participei de um debate em que estava o filho dele, candidato a prefeito. Eu sabia que ele e o pai recebem dinheiro da Taurus (fabricante de armamento que fornece ao governo do Rio). Perguntei então o que ele achava da péssima qualidade das armas usadas pela polícia, que falham e provocam a morte de muitos policiais. Ele ficou todo embaraçado diante de uma platéia cheia de policiais. Foi engraçado.


_ E você não está marcado entre os oficiais por ser de esquerda?


_ Estou sim, querem me mandar até para o morro do Alemão comandar uma UPP.


_ Mas isso é mandar você para a morte! Estão atacando a polícia direto lá.


_ É, mas não sei o que vai acontecer. Talvez até as UPPs acabem antes disso...


A corrida chega ao final e me despeço do capitão. Desço do carro com uma ponta de esperança, ainda que seja uma pontinha tão pequena que quase não dá para enxergar.

Foto: Marcelo Migliaccio

Postado por , editor do Blog Rio Acima

Nenhum comentário: