quinta-feira, 9 de julho de 2015

25º Festival de Arte, Cultura e BOA Música na linda Garanhuns ! ! !



16 a 25 de julho


Na próxima quinta-feira, dia 16, terá início o 25º Festival de Inverno de Garanhuns no agreste pernambucano. Em todas as edições uma pessoa do meio artístico e cultural é homenageada e este ano será a escritora Luzilá Gonçalves Ferreira, colunista do caderno Viver, do Jornal Diario de Pernambuco. Ela nasceu em Garanhuns e reside no Recife desde os seis anos de idade.

O FIG é uma realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo.

Um dos maiores festivais de Cultura do Brasil volta à cena do inverno no agreste pernambucano para celebrar, ao lado de milhares de pessoas, todas as linguagens da arte. Somente na área de música, serão cerca de 220 apresentações, espalhadas em seis palcos e uma igreja – onde acontecem duas mostras de música erudita. O 25º FIG também irá celebrar o teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, artes visuais, as comunidades tradicionais, os pontos de cultura, os patrimônios imateriais, além de promover dezenas de atividades formativas.

São 15 polosculturais, espalhados por toda cidade, que estará decorada por uma cenografia especial, inspirada nos quilombolas e na diversificada cultura popular do estado. Este ano,o festival conta com a importante parceria do SESC de Garanhuns, que entra na programação com duas exposições. 

“O FIG é a apoteose da arte produzida em Pernambuco e uma plataforma de circulação para artistas de todo o país, um festival democrático, que leva entretenimento através do que de melhor vem sendo produzido no estado e no Brasil. As trocas culturais nas mais variadas linguagens, marcas indeléveis do FIG, estão mantidas e temos a certeza de mais um festival de sucesso em Garanhuns”, destaca o secretário de Cultura Marcelino Granja.

Uma das novidades desse ano, é uma ação de diálogos entre os artistas e os alunos de escolas públicas. Nomes como Lenine, Silvério Pessoa e Racionais MCs irão se reunir com os estudantes de sete instituições de ensino. A proposta é promover a valorização da cultura popular.

como de “costume”, este rapadureiro estará LÁ !

Nenhum comentário: