domingo, 5 de julho de 2015

Excepcional GAIARSA - Parte QUINTA ! ! !



Citações, frases, ideias e pensamentos de GAIARSA



As pessoas dizem que se a família desaparecer, desaparecerá a sociedade. Mas esquecem todos: desaparecerá, sim, a sociedade que conhecemos, eivada de guerras, miséria, desumanidades, injustiças… Será tanta perda assim? Ou será uma renovação radical e salvadora desde que a velha civilização – baseada na família e no autoritarismo – está beirando perigosamente a destruição da espécie, e quiçá levando de lambuja o planeta todo conosco? A esse fim chegamos, essencialmente formados e educados em família e pela família. Não é para começar a desconfiar de que alguma coisa está errada com a bendita?

 

Em todas as civilizações conhecidas o adulto é tido como o ideal da educação, a criança tem que se tornar igual ao adulto, e aí ela está educada… Isso é um horror!!!


“Todos vigiam a todos, para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer.”

“Não há melhor educação nem melhor psicoterapia do que a companhia de gente feliz.”
 
José Ângelo GAIARSA. Nasceu em Santo André, interior paulista, no dia 19 de agosto de 1920 e faleceu num sábado de outubro de 2010, dia 16, na capital paulista, dormindo aos noventa anos. Psiquiatra corajoso e polêmico, iconoclasta, irreverente, psicoterapeuta durante meio século, como orientador e pesquisador das variabilidades psíquicas humanas. Foi autor de mais de 35 livros.  Entrou naFaculdade de Medicina da USP em primeiro lugar, em 1946 efoi especializado em Psiquiatria pela Associação Paulista de Medicina. Foi o introdutor das técnicas corporais em psicoterapia no Brasil. O médico ainda era especialista em comunicação não verbal. Suas produções na área da psicoterapia contribuíram decisivamente para a produção científica e para a socialização dos conhecimentos científicos sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Ele foi um dos maiores críticos da família e da hipocrisia social que a cerca. Para ele, o conjunto de regras que obedecemos desde que nascemos – regras essas que transmitimos a nossos filhos mesmo tendo sofrido com elas – só serve a um propósito: o da opressão.Sempre polêmico, Zeca, como era conhecido pelos amigos, condenou veementemente a estrutura familiar clássica e apoiou abertamente, em redes de rádio e TV, a liberdade feminina já na década de 1960. Ele também defendia o relacionamento aberto e questionava a ideia de a maternidade ser uma maravilha absoluta. GAIARSA não negava que fosse “inimigo” da família e do casamento — pelo menos da forma como são interpretados pela sociedadeatual.

Nenhum comentário: