sexta-feira, 6 de junho de 2014

Arapiraca homenageia Zé do Rojão ! ! !

Arapiraca homenageia Zé do Rojão no São João no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

“Segura no bico! O caso é sério, conterrâneo!”. Estes eram alguns dos dizeres do radialista José Cícero dos Santos, o nosso Zé do Rojão, que será homenageado este ano no São João do Mercado, o qual se inicia nesta sexta-feira (6), a partir das 20h.

O evento, a ser realizado no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha, terá abertura com a banda Forrofiando e a quadrilha estilizada Banaluar, da Vila Bananeiras.

“Essa homenagem é mais que merecida ao nosso Rojão do Nordeste, que tanto fez pelo radialismo e pela cultura local. Apesar de ter nascido em Taquarana, sua alma era arapiraquense. Era um mestre no ato de recitar poemas”, diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.

Ela afirmou ainda que Zé do Rojão era o maior baluarte do forró em Arapiraca, a bandeira do Nordeste, e será lembrado também com o Arraiá Rojão do Nordeste, da Canafístula, que ganhará as ruas do bairro na próxima terça-feira (10).

A secretária de Cultura e Turismo lembrou que, no ano passado, quem abriu o São João de Arapiraca foi ele, acompanhado do mestre Afrísio Acácio. “Foi um momento único ver estes grandes nomes da nossa cultura nordestina num mesmo palco, abrindo um festejo da grandiosidade que é o São João em nossa cidade”, rememora Tânia Santos.

Para a prefeita Célia Rocha, a perda de Zé do Rojão - que faleceu em novembro último de insuficiência respiratória - para o município em termos culturais representa muito. Natural de Taquarana, foi em junho de 2012 afirmado como cidadão arapiraquense, através de título concedido na Câmara dos Vereadores. Ainda em 2012, ele e diversos outros radialistas receberam homenagem durante as festas juninas.

A gestora determinou em agosto do ano passado, que, mais uma vez, José Cícero dos Santos, o “Zé do Rojão”, de 75 anos, recebesse honraria por sua contribuição contínua às artes populares, por meio de um diploma entregue pela secretária da Sectur, Tânia Santos, em cerimônia realizada no Museu Zezito Guedes.

Segundo ela, muitos arapiraquenses devem a ele seu apuro na cultura nordestina. “Cresci ouvindo seu programa ‘Rojão do Nordeste’, na Rádio Novo Nordeste, todas as manhãs da década de 1970. E antes do valor artístico-cultural, admirava o valor desse ser humano, cheio de humildade e gratidão”, pontua a secretária.

Zé do Rojão se dizia um homem completo por ter ao seu lado, por toda vida, uma família amorosa e por fazer o que gostava: versar sobre nossa terra.
 

Veja a programação do São João no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves Especial Zé do Rojão

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia)
08/06: Davi Pé de Serra
13/06: Mário Maia
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio
19/06: Trio Ouro Preto
20/06: Dadá da Sanfona
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça
22/06: Severo do Acordeon
26/06: Severino do Papel
27/06: Ditinha da Sanfona
28/06: Souza do Acordeon
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio

Fonte: Departamento de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

Nenhum comentário: