segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Posse do Conselho de Cultura de Arapiraca!


No dia primeiro deste mês, no Auditório do Centro de Apoio Cultural situado na Praça Luiz Pereira Lima, centro, foram empossados os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Arapiraca. Fato inédito em nossa cidade e em todo o interior alagoano.

A cerimônia, presidida pelo Secretário de Cultura e Turismo, João José Marques da Silva (o Joãozinho do PT), contou com a presença de cantores de Arapiraca e região, dançarinos, poetas, cantadores populares e emboladores, sanfoneiros, atores e atrizes, o Diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, produtores de cultura, o Presidente da Câmara de Vereadores Adalberto Saturnino(PMDB), comunidades quilombolas, pontos de cultura, representantes das Universidades Públicas da cidade, representantes de várias entidades culturais, dirigentes de escolas públicas do município, o Presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca, dirigentes sindicais locais e regionais, historiadores, estudantes e professores universitários, servidores da Prefeitura representando várias Secretarias, o POVO em geral para prestigiar um marco HISTÓRICO: a posse do Conselho de Cultura de Arapiraca.

Antes do ATO em si, houve apresentação de capoeiristas e danças das Pérolas Negras dos Quilombolas do Sítio Pau D’Arco(foto), zona rural de nossa cidade.

O Secretário Joãozinho do PT , agradeceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e toda a sua equipe de governo.

Os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura de Arapiraca, representantes do poder público e da sociedade civil organizada são:
Os Quilombolas do Pau D’Arco e do Carrasco; a Federação Arapiraquense de Associações Comunitárias; Faculdades Públicas de Arapiraca; Organização Não Governamental Candeeiro Aceso; Ponto de Cultura do Bairro Canafístula; Representantes do SESC, SEBRAE e SESI; as Secretarias Municipal de Planejamento; de Educação; de Economia e Finanças; de Assistência Social; e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A participação democrática na gestão da cultura por meio do Conselho Municipal é importante no sentido de envolver a sociedade civil na proposição de ações, na elaboração e execução de projetos e na fiscalização das políticas públicas culturais” assim se expressou Joãozinho do PT.

A formação do Conselho faz parte das ações da Secretaria para colocar o município no Plano Nacional de Cultura. Além da formação do Conselho, a Secretaria pretende, nas próximas semanas, implementar o Fundo e o Plano Municipal de Cultura, juntamente com os conselheiros.



Nenhum comentário: