segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vice-ministro da Cultura de Angola solicita mais apoio

Kwanza Norte, Angola
 



Vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley
Vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley

Dondo - O vice-ministro da cultura, Cornélio Calei, solicitou, domingo, no Dondo, mais apoios do governo do Kwanza Norte com vista a garantir a continuidade do desenvolvimento da cultura do município de Kambambe, na base do projecto iniciado em 2010, com a realização de feiras anuais de artesanato no local onde funcionou o antigo entreposto comercial do século XVI.
Falando no encerramento da segunda edição da Feira do Dondo, decorrida de 12 a 14 de Agosto, o responsável solicitou as autoridades da província a implementação contínua de acções que visam a promoção e a divulgação de eventos que valorizem a cultura da região.

Segundo Cornélio Caley, a realização de eventos do género constituem hoje, em várias partes do mundo contemporâneo, fonte de captação de riquezas, através da promoção do turismo rural e cultural.

Para o vice-ministro, pela sua magnitude, a Feira do Dondo abre um capítulo irreversível no âmbito das indústrias culturais, pelo facto de se realizar numa cidade que constituiu num dos principais marcos da história de Angola e local de grande montra que promovia a vinda de mercadores de várias regiões do país para troca de mercadoria e intercâmbio entre os povos.

“A par da sua importância cultural, a continuidade da Feira do Dondo vai contribuir para a melhoria do conhecimento da juventude sobre a sua trajectória, assegurar o intercâmbio comercial e cultural com outras regiões do país e afigura-se ainda como um gesto de reconhecimento a todos aqueles que se bateram pelo fim da colonização portuguesa em Angola”, referiu.

O certame congregou mais de 143 expositores, entre artesãos oleiros, ferreiros, escritores, assim como empresas de prestação de serviços do ramo das indústrias culturais.

ANGOP - AgênciaPress

Nenhum comentário: