domingo, 13 de dezembro de 2015

“O combate contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças deve ser uma luta diária de toda a sociedade”, Célia Rocha Prefeita de Arapiraca

Célia anuncia pagamento do 13º e destaca papel da sociedade contra dengue
Prefeita anunciou pagamento do 13º e destaca papel da sociedade contra dengue
                 Foto Samuel Alves (cortesia)

“O combate contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças deve ser uma luta diária de toda a sociedade.”

Foi assim que a prefeita Célia Rocha (PTB) de Arapiraca, maior cidade do interior alagoano, definiu a importância da mobilização social, ao ser entrevistada, na manhã de ontem (12), na Praça Marques da Silva, em um estúdio montado para o pool de emissoras de rádios locais que acompanharam de perto as atividades da força-tarefa realizada em todos os bairros da cidade.

A mobilização reuniu mais de quatro mil pessoas, entre servidores públicos, profissionais de saúde e representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca. 

A rede de emissoras, formada pelas rádios Novo Nordeste AM, Nova FM, Imprima FM, Gazeta FM, Programa do Alves Correia, 96 FM, Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus, Pajuçara FM e Educativa FM, transmitiu ao vivo com entrevistas e flashes em vários pontos da cidade, com o propósito de mobilizar ainda o trabalho da força-tarefa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde.

Mais de 500 voluntários, sendo 435 estudantes da UNEAL e representantes da Igreja Adventista e de movimentos sociais, ajudaram os profissionais de saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
 
“A imprensa e toda a sociedade têm um papel importante na comunicação acerca dos cuidados e da prevenção de criadouros do mosquito”, frisou a prefeita, solicitando o apoio da Casal para evitar os vazamentos de água e o consequente uso de reservatórios por parte dos moradores.

Décimo-terceiro Salário

Acompanhada do vice-prefeito Yale Fernandes e do secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, a prefeita Célia Rocha revelou que o 13º salário dos servidores será pago até a próxima sexta-feira (18), e adiantou que o novo mutirão será realizado no próximo sábado (19), dessa vez nas comunidades rurais.

“Já mantivemos contato com o secretário de Prevenção Social, Jardel Aderico, e ele nos informou que vai mobilizar dezenas de recuperandos para participar do novo mutirão contra o mosquito”, acrescentou a prefeita, que foi até as unidades de saúde e bairros da cidade, para ver de perto o trabalho da força-tarefa contra o Aedes aegypti. Nove casos de microcefalia já foram registrados até o momento, em Arapiraca, que apresenta um índice de 6% de infestação domiciliar da larva do mosquito.

A força-tarefa deste sábado também recebeu o amparo do Poder Judiciário, uma vez que o juiz Alberto Almeida concedeu Mandado de Tutela Antecipada, autorizando agentes de saúde e auxiliares, bem como outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde, adentrarem em mais de 4.500 imóveis e residências na cidade.

A decisão decorreu de ação civil pública, protocolada pela Procuradoria Geral do Município, com base nas ações preventivas e educativas realizadas pela gestão da prefeita Célia Rocha.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, foi constatado que cerca de 4.500 imóveis estão fechados há mais de um mês na cidade, o que está contribuindo com o aumento no número de casos de dengue, zika vírus e febre Chikungunya, na área urbana e também nos povoados de Arapiraca.


O terceiro mutirão conta o mosquito contou com o apoio de 500 agentes comunitários de saúde, 130 agentes de endemias e uma rede de divulgação, formada pelas oito emissoras de rádio da cidade.

Durante a realização da força-tarefa, que começou ás oito horas e terminou por volta das 13 horas, foram selecionados 152 pontos de encontro, com a presença efetiva de grupos de 25 pessoas em cada ponto de integração. 

As unidades de saúde estiveram abertas dando suporte à ação que foi elogiada por todos os profissionais de imprensa e moradores de Arapiraca. O secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, confirmou que o próximo mutirão (força-tarefa) será realizado no sábado (19), nas comunidades rurais do município.

Fonte: 

Nenhum comentário: