quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rede "bobo" escraviza seus funcionários (grande novidade ?!?!)


A notícia EXTRA de que a Rede Bobo(digo, globo) escraviza seus funcionários ESTÁ à todo vapor nesta manhã de quarta-feira. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, a Procuradoria do Trabalho da 1ª Região encontrou uma série de descumprimento trabalhistas na Rede Globo do Rio de Janeiro. Entre outros, casos de funcionários com expediente de mais de 19 horas ininterruptas; desrespeito ao intervalo mínimo entre expedientes (11 horas); e não concessão do repouso semanal remunerado.
Foi constatado excesso de jornada e que este excesso é habitual, e não extraordinário”, explica a procuradora Carina Bicalho, do Núcleo de Combate às Fraudes Trabalhistas.
O acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público (MP) no final do ano passado trouxe como resultado que a Rede Globo vai ter que contratar 150 jornalistas e radialistas para suas redações, além de pagar uma multa de R$ 1 milhão de reais.
O Sindicato defende a importância do acordo e afirma que as irregularidades não se restringem apenas com a Rede Globo:
"Ao conseguir que a TV Globo seja multada e obrigada a contratar 150 funcionários no prazo de um ano – até fevereiro do ano que vem – o Ministério Público põe o dedo numa ferida. Profissionais, não apenas da Globo, sofrem com as longas jornadas de trabalho, a falta de respeito às folgas semanais e aos intervalos de 11 horas entre uma jornada e outra. Sofrem sem que a população tome conhecimento”, desabafa um dos dirigentes da categoria.
A multa de R$ 1 milhão aplicada à TV Globo é simbólica, mas serve de alerta a todas as empresas que agem da mesma forma. E a justificativa dos procuradores ao pedir a punição é contundente.

Nenhum comentário: