Sempre
que os visitava, o percussionista Naná Vasconcelos roubava as
panelas no apartamento de Lô e Márcio Borges para batucar. Eram o
início dos anos 70 e a fase de gestação do Clube da Esquina, que
os irmãos Borges formariam com Milton Nascimento, Fernando Brant e
outros músicos. “Dona Maricota, que é a mãe deles, falava: ‘cadê
as caçarolas para eu cozinhar? Toda vez que esse Naná vem aqui as
caçarolas desaparecem’ ”, relembra Naná, rindo.
Experiências
como essa o ajudaram a criar o pinipan, instrumento que combina
panelas e penicos pendurados. “Para fazer isso, eu também me
lembrei da minha infância, quando eu não tinha instrumentos. Eu
batia muitos nas caçarolas lá de casa”, recorda Naná.
O
instrumento e o show de Naná com o pinipan foram criados para o Fito
(Festival Internacional de Teatro de Objetos), evento onde o
percussionista se apresentou no último final de semana em Belo
Horizonte. O percussionista faz solos em sua invenção enquanto duas
mulheres fazem a base em panelas e outro músico comanda
sintetizadores e a reprodução de gravações.
Foto: Divulgação
Naná
conta ter feito o instrumento a pedido do festival e ter gostado do
“desafio” de usar objetos cotidianos no novo show. “Eu tenho
pavor de ficar na mesmice. Estou sempre experimentando as coisas,
estou sempre procurando, buscando. Eu nunca fiz parte de grupo nenhum
por isso” diz o percussionista, que já tocou com Hermeto Pascoal,
Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Herbie Hancock e outros grandes
jazzistas norte-americanos.
Sem
saudosismos, Naná diz ter sido muito difícil se desamarrar das
tradições e inovar no começo da carreira. Ele lembra que em seu
pequeno apartamento não cabia uma bateria, o que o fez tocar outros
ritmos além da capoeira no berimbau.
“Fui
tocar berimbau fora do Brasil porque eu tinha medo. Aqui diziam que
eu estava deturpando as tradições porque eu não tocava capoeira
nele”, conta. “Quando você começa a pensar em prender alguém
às tradições, eu acho que isso é doente, uma burrice intelectual
de uma arrogante ignorância”.
Fonte:
http://www.cartacapital.com.br/cultura/anavasconcelos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário