quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Arapiraca caminha a passos largos; Penedo não caminha. Engatinha!


Os fatos comprovam: cidade do Penedo(foto ao lado) vive a engatinhar apesar dos mais de 350 anos de idade!

Nasceu à margem esquerda rio São Francisco, de um povoamento dos Índios Caetés, depois elevada a Vila, recebendo o nome de Vila do São Francisco, depois cidade.

Foi pujante nas décadas de 30 a 80, quando seu desenvolvimento a fazia brilhar em meio à região nordeste do país.

Marco para isso: indústrias de beneficiamento de arroz, comércio local, Hotel São Francisco, festa do Bom Jesus dos Navegantes, Festival de Cinema, e uma forte política local que influenciava no Palácio do Governo – antigo Palácio dos Martírios – nos tempos do prefeito Raimundo Marinho!

Arapiraca nesse tempo era nossa coadjuvante!

Com as mortes de Raimundo Marinho, e a saída de Moacir Lopes de Andrade das lides política, Penedo foi perdendo terreno, enquanto Arapiraca enxergava que a sua virtude para o crescimento e desenvolvimento passava por dois crivos: o empresarial, ninguém aplicava dinheiro na poupança em seus áureos tempos, e na investida de lideranças na política local e estadual!

Perdemos o espaço político, começamos a murchar e, nos deparamos com a realidade mórbida da acomodação!

Hoje pagamos um preço muito caro!

Até mesmo os avanços que deveriam nos ter chegado ficaram para traz!

O hoje problema para se retirar as barracas das ruas centrais, deveria ter resolvido entre os anos de 2000 e 2008.

Pois, nestes 08 anos o IPHAN tentou revitalizar a área do comércio local por meio de reformas na orla, retirando todas as barracas ali instaladas, Postos de combustíveis e, a feira do artesanato.

Os Postos deveriam ser relocados em outras áreas, sendo ofertado ao empresário Nilo Menezes Tavares, proprietário de um dos postos de combustíveis, uma indenização de 500 mil reais para que o mesmo se transferisse para as imediações por trás da Rodoviária.

Demora no processo, outro empresário, João Freire adquiriu um terreno na área, inaugurou o “Tendas Bar” e o projeto miou!

Também seriam pelo projeto, transferidas todas as barracas de artesanato para o interior do prédio onde hoje funciona o Supermercado Ki Barato, e os bares da orla também!

Esta reforma daria novas formas ao visual – cartão postal – da cidade via rio São Francisco!

Resumo do contexto: Hoje Arapiraca está prestes a inaugurar um Shopping, e, Penedo já inaugurou o seu camelódromo nas Ruas São Miguel, Praça Floriano Peixoto, no espaço recém inaugurado em frente ao Ki Barato, e por ai vai!

Fonte: http://correiodopovo-al.com.br/

Nenhum comentário: