sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Há quarenta anos o incrível cearense BELCHIOR já sabia que 'esse desespero ia ser moda em 2016' ! ! !



Belchior, esse desespero é moda em 2016
por Matheus Pichonelli — publicado 28/10/2016



No aniversário de 70 anos do cantor, celebrado quarta-feira (26), selecionamos 15 versos do álbum “Alucinação”, de 1976, que ajudam a entender o Brasil hoje.
Resultado de imagem para belchior

Belchior: 70 anos de sonho, de sangue e de América do Sul




Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior

Um hino para o jovem contemporâneo que está ralando para encontrar seu lugar ao sol na cidade grande e desconfia da pregação do colega dos Jardins sobre as virtudes da meritocracia. 

Sons e palavras são navalhas. E eu não posso cantar como convém sem querer ferir ninguém

Fica a dica para quem entrou nos grupos de Facebook e Whatsapp em busca de amizade e aplausos. 

O passado é uma roupa que não nos serve mais

Um lembrete para quem viu no figurino dos sobreviventes do governo Sarney um bote salva-vidas dos desafios políticos de 2016. 

Apesar de termos feito tudo o que fizemos ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais

Sobretudo quando ouvimos, em pleno 2016, que o homem (49% da população, 90% no Congresso) não leva jeito para ajudar nas tarefas de casa, que o sonho de toda mulher é casar, ser mãe e cuidar do lar e que ela e suas roupas são as únicas responsáveis pela violência de gênero. 

Quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude está em casa, guardado por Deus contando vil metal

Ou virou apelido na planilha da Odebrecht. 


Resultado de imagem para belchior
Capa do disco Alucinação, de Belchior, lançado há exatos 40 anos e que ainda fala muito sobre nós

Ano passado eu morri. Mas neste ano eu não morro.

Mantra para o que sobrar de nós em 2017 

A única forma que pode ser norma é nenhuma regra ter, é nunca fazer nada que o mestre mandar, sempre desobedecer, nunca reverenciar.

Repare que quem mais reverencia as velhas autoridades (religiosas, políticas, financeiras) é justamente quem mais confunde pensamento crítico com doutrinação. Sabem de nada, mas não são inocentes. 

Minha alucinação é suportar o dia a dia. Meu delírio é a experiência com coisas reais.

Porque hoje em dia, quando se anuncia o perigo da invasão russa pelo Twitter, está tudo tão de ponta-cabeça que, mesmo sóbrios, já não sabemos quando a notícia é delírio e quando o delírio é notícia. A lucidez é insuportável 

Amar e mudar as coisas me interessa mais

Ou, num mundo de privilégios consolidados, podemos agir como haters – aqueles sujeitos online que berram, xingam, latem e mordem a qualquer sinal de mudança 

Não cante vitória muito cedo. Não me leve flores para a cova do inimigo. As lágrimas dos jovens são fortes como um segredo: podem fazer renascer um mal antigo

Um alerta aos que imaginavam que a guerra estava ganha ao fim da ditadura e agora não sabem explicar tantos cartazes espalhados pela Paulista em dia de protesto. 

Sempre é dia de ironia no meu coração

Ainda hoje é, às vezes ou quase sempre, o único remédio. 

Se você vier me perguntar por onde andei no tempo em que você sonhava, de olhos abertos lhe direi: amigo, eu me desesperava

O velho conflito hamletiano dos que veem o mundo e se desesperam e os que não veem, ou fingem não ver, e esperam sentados o paraíso, a salvação, a canonização, as férias, as fotos do jantarzinho top, etc  

Tenho 25 anos de sonho, de sangue e de América do Sul

Por aqui, as veias seguem abertas para quem, após os 25, não tem como única saída o aeroporto para fazer compras na América do Norte 

São Paulo violento, corre o rio que me engana

E, agora, acelera! 

Quero desejar, antes do fim, pra mim e os meus amigos, muito amor e tudo mais; que fiquem sempre jovens e tenham as mãos limpas, e aprendam o delírio com coisas reais.

Faz 40 anos. E ainda não aprendemos. 


Nenhum comentário: