sábado, 31 de maio de 2014

Deputado de Goiás INFORMA ! ! !

Maior uso do biodiesel vai trazer 
mais benefícios para a economia goiana 
 
A medida do Governo Federal representa a grande mudança no perfil energético do país 
 
Alexandre Rissate 
 
O Governo Federal vai anunciar o aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel brasileiro nos próximos dias. A mistura, que era feita na proporção de 5%, será elevada para 6%, a partir de julho, e mais adiante, em novembro, o teor será elevado para 7%. 
 
 A produção desse combustível tem também grande fator social, que é destinada ao pequeno produtor rural. Dentre as exigências, está a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, essa é uma forma de identificar o agricultor familiar nas políticas públicas.
 
O deputado federal Rubens Otoni, autor do projeto que regulamentou a proporção da mistura em 5 % no ano de 2005, diz que essa medida mostra a mudança da concepção energética do Brasil, que além do cuidado ambiental dará mais oportunidades para o pequeno produtor. “A empresa que compra biodiesel proveniente de um pequeno produtor, recebe um selo social. Esse selo permitiu que as empresas e cooperativas produtoras do combustível vendessem toda a sua produção sem dificuldades, até mesmo antes do prazo esperado. É uma oportunidade de maior geração de emprego e renda para esses produtores”. 
 
Goiás é o segundo maior produtor desse combustível no Brasil, com 19% da fatia nacional, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. As discussões sobre o biodiesel estão favoráveis neste ano, pois o país tem grandes chances de se tornar o maior produtor de soja do mundo. Cerca de 76% da produção é proveniente da soja, 17% do sebo bovino e 4% do óleo de algodão, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 
 
Essa nova proporção permitirá a substituição gradual do combustível fóssil pelo natural, que também é extraído da mamona e girassol. A adição do combustível natural ao diesel mineral foi planejada desde a regulamentação do uso do produto. O projeto de lei nº 526/2003, de autoria Rubens Otoni, foi apresentado ao Congresso Nacional em 2003, no ano seguinte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviou ao Congresso a Medida Provisória nº 214/2004, que definia o biodiesel e autorizava sua utilização.  
 
  
SERVIÇO: Projeto de autoria do deputado federal Rubens Otoni atinge 7% da proporção do biodiesel ao diesel brasileiro.
 
 


                         
Fonte: Assessoria de Imprensa do
Deputado Federal Rubens Otoni (PT-GO)
assessoria.imprensa@rubensotoni.com.br 
Facebook: Rubens Otoni
Twitter: @rubensotoniweb
Istagram: @rubensotoni
Telefone: (62) 3092-6225 / 3701-0619
www.rubensotoni.com.br

Nenhum comentário: