sexta-feira, 19 de setembro de 2014

QUEM É MARINA ? ? ?

Mino Carta: Marina é "poço de confusão e contradições"


Em editorial publicado nesta sexta-feira 19 no site da CartaCapital, o diretor de redação da revista, Mino Carta, define a candidata do PSB como "um poço de confusão e contradições". Logo na chamada, o jornalista lembra que a presidenciável é postulante do partido socialista "sem ser socialista".

"CartaCapital acredita que nas mãos da ex-seringueira o destino do Brasil não seria promissor. Mas acredita também que desta feita o País saberá evitar o risco, e não receia abalar-se a um vaticínio que muitos reputarão prematuro. Nadar contra a corrente estimula quem dá a braçada honesta", escreve Mino Carta.

O jornalista ressalta também análises dos jornais da Itália sobre a candidata. O La Repubblica, por exemplo, diz que Marina Silva tem um passado honroso e nem por isso as qualidades necessárias ao exercício da Presidência de um país do tamanho e da importância do Brasil. "Sua formação política é precária e suas ideias, quando manifestadas com um mínimo de clareza semântica, são confusas e contraditórias, de sorte a ressaltar a dramática incógnita que a candidata representaria se eleita", descreve Mino Carta.

O editorialista pergunta, ao final, "se vale confiar" em uma candidata que, ao se apresentar como tal, "atribui a sua chance à Providência Divina. Teríamos de entender que a mesma manifestação do Altíssimo determinou a morte trágica de Eduardo Campos?". Leia aqui a íntegra.

Relatório de situação - 5

O emocionante esforço dos institutos de pesquisa para manter Marina numericamente na frente no segundo turno, contrariando os números do primeiro segundo onde ela só cai, não altera em nada percepção dos que têm olhos para ver. Claro que a maioria não tem, mas os fatos se impõe na reta final. Com exceção da eleição de Haddad em São Paulo onde o Datafolha ocultou a realidade até o dia da eleição, a tendência é que os números convirjam para mais próximo da realidade nos últimos dias.
Datafolha manteve Haddad fora do 2º turno até o fim
Resultado real, milhas de distância do Datafolha
A "oscilação negativa" de Marina não encontrou um piso ainda, nada garante que não caia até se aproximar de Aécio. Já este não chega a ensaiar nem sequer um voo de galinha, está ainda longe de voltar ao (pouco) que tinha  quando começou.

Enquanto a migração de Aécio foi 100% para Marina e pode, e deve, retornar às origens, o contrário não é verdadeiro. Os que já eram eleitores de Marina e se decepcionaram com o vazio da candidata podem ir para qualquer lugar, incluindo uma parte para Dilma.

Aécio tem potencial de crescimento apesar do abandono total de seus "companheiros". Em Minas é perfeitamente possível que cresça vários pontos e em São Paulo, com seu eleitorado reacionário, também é provável que cresça uns pontos apesar do boicote de Serra/Alckmin. O eleitorado tucano deve na boca da urna votar 45 de cabo a rabo e levar o desenganado alguns pontos para cima.

O crescimento possível em Minas e São Paulo de Aécio pode levá-lo a aproximar-se de Marina, não o suficiente para ultrapassá-la, mas mais do que suficiente para despertar a ilusão de que sim, é possível. Esse é o cenário dos sonhos para Dilma: Marina cai, Aécio sobe, os dois se atacam mais e Dilma foca mais nas propostas e alivia os ataques contra os dois.

É contrário à natureza humana que Aécio, tendo uma pequena chance de alcançar Marina, prefira seguir os conselhos suicidas de FHC e da mídia para continuar batendo em Dilma para não atrapalhar uma aliança de segundo turno onde ele não estará e será carta fora do baralho.

Continuo achando que o fato que vai desmanchar todas as estratégias da direita é a passagem oficial de Dilma para o primeiro lugar no segundo turno. Diante das incertezas do segundo turno todas as outras considerações tucanas e marineiras irão por terra e será um pega pra capar na última semana. Otimismo estável.

Fonte: acesse http://esquerdopata.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: