quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Sucesso em Educação no INTERIOR cearense ! ! !

SOBRAL: UM CASO DE SUCESSO EDUCACIONAL NO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Por Ilona Becskeházy e Paula Louzano
[foto em destaque: vista aérea do Museu do Eclipse, em Sobral (CE), por Luiz Queiroz, originalmente publicado na revista Pesquisa Fapesp]



Sobral fica situada na região Norte do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza. A cidade se apresenta como o mais significativo referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Estado. É ligada a Fortaleza pela BR.222. Ocupa uma área de 2.129 quilômetros, com uma população estimada (IBGE de julho 2016) de 175.814 habitantes.

Sobral é um dos municípios brasileiros que apresenta os melhores indicadores educacionais, apesar de estar localizada em uma das regiões mais pobres do país: o semiárido nordestino. Sobral não só tem excelentes índices de fluxo escolar, em um país que sofre o problema crônico de repetência e de atraso escolar, como também tem o melhor desempenho no Ideb, que combina resultado em provas padronizadas de língua portuguesa e matemática (Prova Brasil) com indicadores de progressão na escola. Vale destacar que a totalidade das matrículas do ensino infantil e fundamental de Sobral é municipalizada, portanto esses resultados mostram que todos os seus alunos de 6 a 14 anos estão matriculados na série que corresponde, têm baixíssimos níveis de repetência escolar e, além disso, estão aprendendo o que é esperado para a sua idade e série.


Este tipo de trajetória educacional apresentada pelos estudantes sobralenses é uma enorme exceção no contexto educacional brasileiro. Enquanto, no Brasil, a taxa de distorção idade-série no final do ensino fundamental alcança 29% e no Nordeste sobe para 34%, na rede municipal de Sobral ela é de apenas 0,9%.

No que diz respeito ao aprendizado dos alunos, Sobral é considerada a melhor rede nacional tanto nos anos iniciais como finais do ensino fundamental, com um Ideb em 2018 de 9,1 e 7,2, respectivamente. Além disso, Sobral se destaca não só pelo nível de aprendizagem alcançado pelo conjunto de seus alunos, mas também por sua trajetória de melhora rápida e consistente. Em âmbito nacional são 30 localidades que apresentaram trajetória semelhante a Sobral – partir de Ideb menor ou igual a 4,0 e chegar a um Ideb maior que 7,0 no período – nos anos iniciais do ensino fundamental: 13 estão no Ceará, dez em Minas Gerais e sete em São Paulo. Dentre eles, apenas Sobral é um município de grande porte. Isso implica em uma maior complexidade na implementação de políticas de melhoria escolar.

No âmbito internacional Sobral é usado como um exemplo de que a escola pode fazer a diferença (Tomlinson, 2013). Isto porque, dada a forte correlação existente entre resultados de aprendizagem e nível socioeconômico dos estudantes (NSE), bastante documentado na pesquisa educacional desde o Relatório Colemann (1966), na média, escolas frequentadas por famílias de NSE mais elevado têm resultados melhores que escolas frequentadas por famílias mais vulneráveis. O resultado desse dado empírico é que escolas com a mesma “qualidade”, mas que recebem alunos de origens diferentes, vão apresentar resultados díspares em provas padronizadas como a Prova Brasil, que compõe o Ideb. Escolas de alto NSE, tendem a estar no topo dos rankings educacionais e as de baixo NSE no final dos rankings. A forma que a pesquisa educacional utiliza para determinar o “valor agregado” entregue pela escola, é isolar os fatores extraescolares relacionados à origem do aluno, representado pelo NSE, e assim descobrir quais as escolas que, efetivamente, entregam uma melhor educação.

Sobral subverte completamente esta correlação, pois ocupa a primeira posição nacional ainda que seus alunos estejam entre os mais vulneráveis do país, sem que se utilize nenhum tipo de controle estatístico para o NSE dos estudantes. Para aqueles familiarizados com a pesquisa quantitativa em educação, esse resultado por si só é um fenômeno a ser estudado.

NOTA: se tens interesse em CONTINUAR lendo a matéria completa, acesse http://www.comciencia.br/sobral-um-caso-de-sucesso-educacional-no-semiarido-nordestino/

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