SOBRAL: UM CASO DE SUCESSO EDUCACIONAL NO
SEMIÁRIDO NORDESTINO
Por Ilona
Becskeházy e Paula Louzano
[foto
em destaque: vista aérea do Museu do Eclipse, em Sobral (CE), por Luiz Queiroz, originalmente
publicado na revista Pesquisa Fapesp]
Sobral fica situada na região
Norte do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza. A cidade se apresenta
como o mais significativo referencial de crescimento e desenvolvimento
econômico do interior do Estado. É ligada a Fortaleza pela BR.222. Ocupa uma área de 2.129 quilômetros, com uma população estimada (IBGE de julho 2016) de 175.814 habitantes.
Sobral é um dos municípios brasileiros que apresenta os melhores
indicadores educacionais, apesar de estar localizada em uma das regiões mais
pobres do país: o semiárido nordestino. Sobral não só tem excelentes índices de
fluxo escolar, em um país que sofre o problema crônico de repetência e de
atraso escolar, como também tem o melhor desempenho no Ideb, que combina
resultado em provas padronizadas de língua portuguesa e matemática (Prova
Brasil) com indicadores de progressão na escola. Vale destacar que a totalidade
das matrículas do ensino infantil e fundamental de Sobral é municipalizada,
portanto esses resultados mostram que todos os seus alunos de 6 a 14 anos estão
matriculados na série que corresponde, têm baixíssimos níveis de repetência
escolar e, além disso, estão aprendendo o que é esperado para a sua idade e
série.
Este tipo de
trajetória educacional apresentada pelos estudantes sobralenses é uma enorme
exceção no contexto educacional brasileiro. Enquanto, no Brasil, a taxa de
distorção idade-série no final do ensino fundamental alcança 29% e no Nordeste
sobe para 34%, na rede municipal de Sobral ela é de apenas 0,9%.
No que
diz respeito ao aprendizado dos alunos, Sobral é considerada a melhor rede
nacional tanto nos anos iniciais como finais do ensino fundamental, com um Ideb
em 2018 de 9,1 e 7,2, respectivamente. Além disso, Sobral se destaca não só
pelo nível de aprendizagem alcançado pelo conjunto de seus alunos, mas também
por sua trajetória de melhora rápida e consistente. Em âmbito nacional são 30
localidades que apresentaram trajetória semelhante a Sobral – partir de Ideb
menor ou igual a 4,0 e chegar a um Ideb maior que 7,0 no período – nos anos
iniciais do ensino fundamental: 13 estão no Ceará, dez em Minas Gerais e sete
em São Paulo. Dentre eles, apenas Sobral é um município de grande porte. Isso
implica em uma maior complexidade na implementação de políticas de melhoria
escolar.
No âmbito
internacional Sobral é usado como um exemplo de que a escola pode fazer a diferença
(Tomlinson, 2013). Isto porque, dada a forte correlação existente entre
resultados de aprendizagem e nível socioeconômico dos estudantes (NSE),
bastante documentado na pesquisa educacional desde o Relatório Colemann (1966),
na média, escolas frequentadas por famílias de NSE mais elevado têm resultados
melhores que escolas frequentadas por famílias mais vulneráveis. O resultado
desse dado empírico é que escolas com a mesma “qualidade”, mas que recebem
alunos de origens diferentes, vão apresentar resultados díspares em provas
padronizadas como a Prova Brasil, que compõe o Ideb. Escolas de alto NSE,
tendem a estar no topo dos rankings educacionais e as de baixo NSE no final dos
rankings. A forma que a pesquisa educacional utiliza para determinar o “valor agregado”
entregue pela escola, é isolar os fatores extraescolares relacionados à origem
do aluno, representado pelo NSE, e assim descobrir quais as escolas que,
efetivamente, entregam uma melhor educação.
Sobral
subverte completamente esta correlação, pois ocupa a primeira posição nacional
ainda que seus alunos estejam entre os mais vulneráveis do país, sem que se utilize nenhum tipo
de controle estatístico para o NSE dos estudantes. Para aqueles
familiarizados com a pesquisa quantitativa em educação, esse resultado por si
só é um fenômeno a ser estudado.
NOTA: se tens interesse em
CONTINUAR lendo a matéria completa, acesse http://www.comciencia.br/sobral-um-caso-de-sucesso-educacional-no-semiarido-nordestino/
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