sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Reinaldo Azevedo diz que é a Lava Jato, não Lula, que precisa de tornozeleira ! ! !


O jornalista Reinaldo Azevedo defende em artigo num jornal paulista a plena aplicação do princípio constitucional do direito de defesa.  

Resultado de imagem para jornalista reinaldo azevedo

"Em uma semana, leitor amigo, mudei de ideia sem ter mudado de lado num debate em particular. Decidi radicalizar".

“Está falando do quê?”

Na sexta passada, neste espaço, saudei a maioria de 6 a 3 já então formada no STF em favor do inciso LV do artigo 5º da Constituição, que prevê a ampla defesa e o direito ao contraditório.  

"No caso em votação - concluída, no mérito, nesta quarta (dia 2), por 7 a 4, os ministros decidiram que o réu delatado fala depois do réu delator".
"Se alguém voltar àquela coluna, lerá: 'Defendo que se anule tudo porque se trata de direito fundamental, assegurado pelo artigo 5º da Carta' ”.  

"Dei uma piscadela, no entanto, para a modulação: 'Mas deve prevalecer alguma acomodação. Dos males, o menor. O importante é resgatar o princípio e conter os golpistas do Estado de Direito. E isso foi feito' ”.  

"Estamos lidando com um dos pilares das democracias: o direito de defesa, protegido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 11) e pelo Pacto de San José da Costa Rica (artigo 8º), de que somos signatários".  

"Mudei em quê? Não condescendo mais com modulação nenhuma!" 

"Sim, avançou-se um pouco, mas só a anulação de todas as condenações em processos da natureza de que se trata aqui dá concretude à norma abstrata".  

"Limitá-la apenas aos réus que recorreram tempestivamente constitui uma agressão a direito fundamental".  

"O Supremo, como ente, cometeu erros e omissões no curso do horror jurídico instaurado pela Lava Jato sob o pretexto de combater a corrupção. Tem a chance de corrigir parte do estrago".  

"Quem precisa de tornozeleira não é Lula, mas os senhores procuradores: a tornozeleira da Constituição".

Nenhum comentário: