domingo, 26 de junho de 2016

Um FORMIDÁVEL dia com uma leitura EMOCIONANTE !


 


Nesta tarde fria do inverno arapiraquense, no interior alagoano, li um romance juvenil já em sua 221ª edição, o fantástico livro “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA” do carioca José Mauro de Vasconcelos.

De uma ternura incomensurável, uma realidade misturada com ficção crua, torna-se impossível a emoção não tomar conta do leitor.

Simplesmente UMA LEITURA FANTÁSTICA e IMPERDÍVEL


Algumas frases do Livro
“A Fábrica era um dragão que todo dia comia gente e de noite vomitava o pessoal muito cansado.”

“A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.”

“Alegria é um sol brilhante dentro do coração.”

“Fiz uma coisa que raramente fazia ou gostava de fazer com os meus familiares; beijei o seu rosto gordo e bondoso...”(do Portuga, meu maior amigo)

Sobre a árvore do seu amigo: “Como é que ela se chama, Portuga? Quem tem uma árvore tão grande e bonita assim tem que batizar ela.”

“No Natal vou ter muito dinheiro. Comprarei um caminhão de castanhas e avelãs. Nozes, figos e passas. Tanto brinquedo que até eles vão dar e emprestar pros vizinhos pobres... E vou ter muito dinheiro, porque de agora em diante quero ser rico, rico demais e ainda vou ganhar na Loteria...”

“Lá em casa todo mundo morre de alegria se eu for dado. Vai ser um alívio. Eu tenho uma irmã entre Glória e Antônio que foi dada pro Norte. Foi viver com uma prima, que é rica, para estudar e ser gente...Se não quiserem dar, você me compra. Papai está desempregado, sem dinheiro nenhum. Garanto que ele me vende. Se pedir muito caro você pode me comprar a prestações...”


Alguns detalhes sobre o livro


Publicado em 1968, foi escrito em doze dias;

Está na 221ª edição, com cerca de meio milhão de exemplares vendidos;

Já traduzido e editado na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Itália, Holanda e França;

Os direitos autorais estão sendo negociados na Dinamarca, Finlândia e Tchecoslováquia; e

Edições estão sendo preparadas nos idiomas norueguês, japonês, sueco e polonês.



José Mauro de Vasconcelos
José Mauro de Vasconcelos (1920 no Rio de Janeiro – Faleceu em São Paulo em 1984) autor de 251 livros, explicava a característica dos seus livros: “O que atrai meu público deve ser a minha simplicidade, o que eu acho que seja simplicidade. A minha linguagem regional está numa atitude compreensiva. Os meus personagens falam linguagem regional. O povo é simples como eu. Como já disse, não tenho nada da aparência de escritor. É a minha personalidade que está se expressando na literatura, o meu próprio “eu”.

Nenhum comentário: