quinta-feira, 23 de junho de 2016

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - FIG 2016 !

Resultado de imagem para festival de inverno de garanhuns
Resultado de imagem para festival de inverno de garanhuns

De hoje a quatro semanas - quinta, 21 de julho -, o mais elegante e charmoso Festival de Inverno do Brasil, na bela cidade das flores no interior pernambucano, o FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2016, terá início com encerramento no sábado, 30.        

O homenageado desta edição será o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, falecido em março deste ano.

"Sua dedicação às artes, seu empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram este momento de construção do FIG. Qualidades que, certamente, estarão refletidas em uma programação diversa, plural, que vai ampliar diálogos entre tradição e novidade nas mais diversas linguagens da arte e da cultura, do jeito que Naná nos ensinou", ressaltou Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, em nota enviada à imprensa. 

Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido como Naná Vasconcelos, músico e compositor é reconhecido internacionalmente como o maior percussionista do mundo. Naná nasceu na cidade do Recife, capital pernambucana, no dia 2 de agosto de 1944. Seu pai, também músico, tocava manola, uma espécie de violão de quatro cordas com amplificador.

Naná Vasconcelos dedicou mais de 50 anos de sua vida à arte e à cultura. Sua última participação no FIG foi no ano de 2014, presenteando o público do Palco Instrumental Parque Ruben van der Linden (o Pau Pombo), com um show em parceria com o carioca Lui Coimbra. Um momento inesquecível, uma verdadeira celebração musical marcada por sons da natureza, inclusive este rapadureiro estava presente, naquele momento mágico de instrumentalização musical.

A abertura do Festival de Inverno de Garanhuns 2016 será na quinta-feira (21), com um concerto/espetáculo magno na Catedral de Santo Antônio, que contará com a presença do Governador de Pernambuco Paulo Câmara.

"O FIG vai ofertar um vasto leque de ações formativas, como oficinas, encontros e seminários. A programação está sendo construída tendo como referência a Convocatória do FIG 2016, que habilitou mais de 700 propostas de grupos e artistas nordestinos. Além de uma convocatória específica para Pontos de Cultura do estado; um Chamado para ocupação dos espaços de Artesanato e de Literatura; e ainda a Convocatória realizada pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, importante parceira do evento", diz a parte final da nota enviada à imprensa de Garanhuns.

Nenhum comentário: