quarta-feira, 16 de março de 2016

José Dirceu FAZ aniversário hoje ! ! !



ZÉ DIRCEU, UM ÍCONE NA REDEMOCRATICAÇÃO BRASILEIRA. UM BRAVO BRASILEIRO.


José Dirceu de Oliveira e Silva nasceu na cidade de Passa Quatro, MG, em 16 de março de 1946. É filho de Castorino de Oliveira e Silva e Olga Guedes da Silva. Dirceu iniciou sua militância política no movimento estudantil no ano de 1965, quando iniciou seus estudos de Direito na Pontífice Universidade Católica de São Paulo,  tornando-se vice-presidente do DCE no período de 1965-66. Ainda em 1966 rompeu com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e ajudou na formação paulista das chamadas "Dissidências", em São Paulo a sigla era "DI-SP" (esta organização acabou tendo enorme afinidade política com o grupo de Carlos Marighella, que mais tarde viria formar a ALN -Aliança Libertadora Nacional).

Em 1967 Dirceu, que era conhecido pelo codinome de "Daniel", presidiu a União Estadual de Estudantes (UEE), firmando-se como líder estudantil. No ano seguinte, foi preso na cidade de Ibiúna (SP), durante uma tentativa de realização do XXX Congresso da UNE – União Nacional dos Estudantes. Em setembro de 1969, foi enviado ao México, com mais 14 presos políticos, em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick. Durante o exílio, trabalhou e estudou em Cuba. Em 1975, retornou ao Brasil e viveu clandestinamente em Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná até 1979, quando fez cirurgia plástica e adotou nova identidade.

Dirceu retornou a São Paulo em dezembro daquele ano, beneficiado pela Lei da Anistia. Foi um dos fundadores do PT – Partido dos Trabalhadores. Foi deputado estadual e deputado federal além de Presidente do Diretório Nacional.

Dirceu foi um herói nacional e ajudou decisivamente na eleição do grande Presidente LULA, em 2002, inclusive tornando-se peça principal da campanha.

Foi ministro da Casa Civil durante a primeira gestão (2003-2006) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: