domingo, 15 de novembro de 2015

Presidente LULA conclama jovens participarem da política institucional ! ! !

Instituto Lula
INFORMA

Lula, a jovens: Vocês precisam aflorar a política neste mundo novo

                                                                              
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite da última sexta-feira (13), de um debate com a juventude realizado pelo mandato do deputado federal Vicentinho na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ao lado do rapper GOG e de Thays Carvalho, do Levante Popular da Juventude, Lula falou sobre as mudanças que ocorreram no Brasil entre a sua geração e a atual, a necessidade de diálogo entre as gerações e a importância do jovem na política.

"Vivemos em uma era em que os filhos sabem mais que os pais. No meu tempo, levava 20 anos para conseguir uma informação que a juventude tem acesso em 20 minutos. Por isso, temos de ouvir os jovens sobre o futuro", afirmou Lula, ressaltando a velocidade de troca de informações por meio da internet.

O ex-presidente lembrou que, quando ele próprio tinha 14 anos, seu objetivo era tirar carteiria profissional e trabalhar. Aos 18, já estava ficando tarde para encontrar uma noiva e constituir família. "Você, no primário, já estava pensando em emprego. Era a nossa independência. 

Conversem com seus pais, perguntem como eram as coisas e vejam o quanto evoluímos desde então", ponderou, reafirmando que hoje, especialmente após esforços do governo federal na expansão de universidades, há oportunidades diferentes.

Lula alertou, porém, para um outro lado da era da internet: a disseminação de boataria e pessimismo. "Há uma construção de negatividade da mídia que tem o objetivo de negar a política e fazer o jovem não gostar de política. Eles negam o Estado. E o jovem acaba achando que todos são iguais, que nada funciona, e vira rebelde por ser rebelde", analisou. Como exercício contra o discurso único na rede, Lula desafiou os jovens a, todos os dias, procurar debates construtivos e boas notícias para disseminar na internet.

"A gente tem de ter consciência para protestar, mas também para construir. Quando vocês não acreditarem em mais ninguém, ainda assim, ao invés de desistir da política, vão fazer política. Quem sabe vocês sejam exatamente o político que estão procurando?", provocou.

Nenhum comentário: