quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Escrever faz BEM? Nem sempre ! ! !


O que leva alguém a escrever? Por que e para que as pessoas passam cada vez mais tempo escrevendo, em vez de ler bons livros, e se informar melhor, antes de emitir suas opiniões?

Os brasileiros nunca escreveram TANTO como agora e, no entanto, as comunicações humanas nunca foram tão POBRES e ESTÉREIS, como se pode notar nos comentários que circulam nas diferentes plataformas das redes sociais.

Tudo que aconteça, das grandes tragédias à compra de um pijama novo, milhões de pessoas estão neste momento digitando para serem lidas por outros milhões de pessoas. Parece que todo mundo se sente obrigado a DIZER o que pensa sobre todos os assuntos e contar as novidades da sua vida pessoal, sem se perguntar se tem alguém INTERESSADO em saber.

Acredite que as palavras possam contribuir para melhorar o mundo em que vivemos, SENÃO melhor nem tentar.

As palavras não foram feitas para alimentar a guerra, mas, TAMBÉM, para construir a paz. A informação deve ser usada em defesa da vida, não como instrumento de morte. Quem só consegue ver INIMIGOS nos que pensam de forma diferente, estimulando o ódio e o conflito, faz mal a si mesmo.

É preciso ter algo para dizer que possa ser útil para a vida dos outros, seja informando ou refletindo sobre o que está acontecendo. Esta é, afinal, a função do jornalista profissional – ou não, - e deveria ser também a MOTIVAÇÃO de todos/as que passam boa parte de suas vidas juntando letras e palavras, seja qual for o meio e a finalidade.


O repórter, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo Ricardo Kotscho  contribuiu sensivelmente para a edição deste artigo.

Nenhum comentário: