terça-feira, 24 de novembro de 2015

Governo assina portaria com critérios para migração das emissoras de rádio AM para FM ! ! !

Presidenta Dilma Rousseff anuncia critérios de adaptação de outorgas de radiodifusão AM para FM. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma Rousseff anuncia critérios de adaptação de outorgas de radiodifusão AM para FM. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Propiciar maior sustentabilidade das empresas e melhorar o serviço à população são os objetivos principais da migração de rádios AM para FM, destacou nesta terça-feira (24) a presidenta Dilma Rousseff após cerimônia de assinatura dos critérios de adaptação de outorga, no Palácio do Planalto.
De acordo com a presidenta, as emissoras AM são patrimônio de integração nacional e por isso merecem ser fortalecidas. A mudança de faixa vai permitir a manutenção do hábito de ouvir rádio “forte e arraigado” entre brasileiros e brasileiras de Norte a Sul do País.
“A mudança para a faixa FM trará dois grandes benefícios. Primeiro, aumentará a qualidade da transmissão eliminando os ruídos e as transferências no sinal de transmissão. Esse benefício é para as emissoras e sobretudo para os ouvintes. Segundo, propiciará condições técnicas para que as rádios transmitam via internet a sua programação para celulares e tablets”, ressaltou.
Segundo Dilma, é “graças ao radinho de pilha, sintonizado em uma rádio AM, que moradores de comunidades distantes dos grandes centros urbanos, os ribeirinhos da Amazônia, os sertanejos no interior do Nordeste, os moradores do Pampa Gaúcho e os pantaneiros do Centro-Oeste, se conectam com o País”.
A presidenta acrescentou que “com boa sintonia e novas formas de transmissão as rádios agradarão ainda mais seus fiéis ouvintes e poderão cativar as novas gerações aumentando a audiência”.
Ressaltou ainda que, para atingir as 1.781 emissoras de rádio AM em operação no Brasil, foram levados em consideração preços diferentes de mercado, tamanho e características das emissoras. Os critérios foram necessários para que o preço de adaptação da outorga não se transforme em barreira econômica à migração.
“Os valores propostos nos parecem bastante equilibrados, pois levam em consideração fatores como abrangência, localização e alcance das emissoras, além de indicadores econômicos e sociais. O objetivo é também assegurar que as condições de pagamento possam viabilizar o retorno econômico das emissoras estabelecidas sem dificultar a entrada de novos operadores de rádio FM. Estamos fazendo todo esse processo com um forte diálogo com o setor de radiodifusão adotando critérios públicos e transparentes”, afirmou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, o documento marca um “dia histórico para o rádio” ao permitir a melhoria da qualidade do áudio das emissoras pioneiras. “É um dos fatos mais relevantes do rádio nos últimos 50 anos. Porque essas emissoras AM, pioneiras, tradicionais que durante muitas décadas foram o único meio de comunicação de massa do nosso País, vinham sofrendo com falta da qualidade do áudio. Essa transição para FM vai melhorar a qualidade do áudio em si e possibilitar transição para o futuro”, disse.

Acesse http://blog.planalto.gov.br/

Nenhum comentário: