quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Gênio João Gilberto!

Em recente artigo publicado em um jornal de São Paulo, o maestro Aderbal Duarte traz a seguinte explicação sobre a obra musical do baiano João Gilberto: "Na realidade, os acordes dissonantes utilizados por João Gilberto têm sua origem na música contrapontística da polifonia renascentista, como consequência da valorização de apojaturas, antecipações, retardos, notas de passagem, etc.,".

De fato, talvez seja difícil explicar para o grande público onde reside a genialidade de um senhor ao violão, que toca as mesmíssimas músicas desde o final da década de 50 e que tem fama de ranzinza, excêntrico e turrão. Mas é a complexa radicalidade dos acordes que soam como brisa do mar que faz de João Gilberto, 80 anos completos neste mês de junho, um gênio.

Para a celebração, o artista programa dois shows, em 3 de setembro, no HSBC Brasil, na zona sul de São Paulo; e no Rio de Janeiro, no dia 10 do mesmo mês, na casa Vivo Rio. Esta última apresentação será transmitida ao vivo pela distribuidora Live MobZ em cinemas do mundo todo, comprovando mais uma vez a força do mito.

As oito faixas mais tocadas e famosas no mundo, do João: Chega de Saudade” de 1958, “Bin Bom” de 1959, “Samba de uma nota só” de 1960, “O Barquinho” de 1961, “Girl from Ipanema” de 1963, “Eu vim da Bahia” de 1973, “Wave” de 1977 e “Coração Vagabundo” de 2000.
Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/

Nenhum comentário: