segunda-feira, 27 de junho de 2011

Deputados irão averiguar situação de brasileiros nas penitenciárias bolivianas

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Acre irá amanhã, dia 28, realizar uma visita ao complexo penitenciário de Vila Busch no departamento de Pando para investigar denúncias de maus tratos sofridos por presos brasileiros dentro da instituição. A visita foi agendada durante um encontro entre os parlamentares e o governador de Pando, Luiz Adolfo Flores, no último dia 17.
Os deputados estaduais que integram a Comissão de Direitos Humanos, como Major Rocha e Denilson Segóvia  foram motivados pela divulgação de um vídeo mostrando policiais bolivianos espancando com pedaços de madeira dois homens a quem acusavam de roubo.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Walter Prado (PDT), mesmo os dois rapazes mostrados no vídeo não tendo sido identificados como brasileiros a situação é preocupante.
“Esses homens espancados brutalmente no vídeo podem não ser brasileiros, mas existem brasileiros presos na Bolívia e que podem estar recebendo esse mesmo tipo de tratamento, por isso precisamos ir ao presídio para conversar com nossos irmãos que estão lá e saber em que condições estão sendo mantidos. Antes de ser deputado eu sou também advogado e delegado de polícia e sei que por mais que uma pessoa tenha cometido um crime ela não pode ser torturada assim pelos agentes da lei”.
Tendo tomado conhecimento da denúncia o governador boliviano disse que desaprova o uso da tortura e irá tomar providências para averiguar o caso. “A denúncia é preocupante . Se proceder vamos tomar medidas para que se esclareça essa situação”. Ele pediu ainda que os parlamentares reunissem em um dossiê todas as denúncias de presos brasileiros na Bolívia bem como o vídeo e encaminhassem a ele.

Nenhum comentário: