Professor
de Arapiraca cria equipamento artesanal feito com papelotes e sementes de
feijão no formato Braille para uso com os pés.
Alunas e professores Leandro e Renata
Dispositivo TouchBraille reúne peças modulares que se encaixam e formam variadas partituras musicais
A dificuldade de
encontrar um equipamento ideal para ministrar aulas de piano e teclados a
jovens com deficiência visual levou o professor de Matemática e educador
musical Leandro Teyller a criar um aparelho inovador e inclusivo.
Desde o início deste ano que o educador
musical desenvolve alternativas tecnológicas para facilitar o
aprendizado dos alunos.
Leandro Teyller chegou a criar um
equipamento artesanal, feito com papelotes e sementes de feijão no
formato Braille para o uso com os pés.
Mas a forma rudimentar do artefato colocou
algumas limitações para os jovens identificarem as partituras
mais complexas.
Por conta disso, o professor de música procurou
o Espaço 4.0, um laboratório Maker no campus do Instituto Federal
de Alagoas (Ifal), em Arapiraca.
Com o apoio da professora de Eletrônica
e coordenadora do Laboratório de Tecnologia, Renata Pereira, no
final do mês de outubro deste ano, o invento foi aperfeiçoado e criada
uma versão aprimorada da ferramenta pedagógica
para aulas de piano a pessoas com deficiência visual.
Batizado de “TouchBraille”, o dispositivo
foi criado a partir do corte a laser de fibra de madeira (Medium
Density Fiberboard), popularmente conhecida como MDF, e os pontos em
relevo do Braille, que representam as letras das notas musicais, criados
na impressora 3D do laboratório com plástico resistente.
Renata Pereira revela que as peças
modulares, feitas por meio da cortadora a laser e de impressora 3D,
foram projetadas com o apoio da estudante Anne Karolyne, que é aluna
do curso de Sistemas da Informação e monitora no Espaço 4.0 no
campus do Ifal em Arapiraca, e do professor Daniel Ferreira, que leciona
na rede municipal de ensino, no povoado Canaã.
A professora de
Eletrônica e coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Ifal/Arapiraca,
Renata Pereira, reforça a importância da criação da nova ferramenta
pedagógica para a educação musical de pessoas com deficiência visual.
“Ficamos felizes em contribuir com esse
projeto que o professor Leandro executa com tanta dedicação. Nosso intuito é
expandir a ideia cada vez mais longe, para que a tecnologia chegue a quem
precisa, trazendo esperança e autonomia às pessoas com deficiência
visual", frisa.
“Nunca na minha vida
pensei em trabalhar com uma coisa tão extraordinária assim. Quando o aluno
coloca o pé no módulo, ele automaticamente vai conseguir sentir a
partitura com maior sensibilidade”, pontua Leandro Teyller, que é
professor na Escola Municipal de Artes, que funciona como Centro de Apoio
para Escolas em Tempo Integral em Arapiraca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário