terça-feira, 20 de março de 2012

CTB participa de evento de solidariedade à Palestina

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, participará nos próximos dias 22 a 24 de março, do 9ª Congresso da União Geral dos Trabalhadores Palestinos, UGTP. A Conferência ocorrerá na cidade de Ramalláh, sede da Autoridade Nacional Palestina, na Cisjordânia.

No dia 22, ocorrerá uma Conferência Internacional em Solidariedade a Palestina organizada pela Federação Sindical Mundial, da qual a UGTP é filiada, assim como a CTB. A FSM, entidade que representa em torno de cem milhões de trabalhadores sindicalizados em todos os cinco continentes convoca esse evento internacional de grande repercussão. A abertura será feita pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

A CTB, desde sua fundação em dezembro de 2007, é totalmente solidária para com a luta do povo palestino, contra os massacres e as perseguições que Israel lhes pratica cotidianamente e em especial a criação imediata de seu estado nacional. Em função disso, a CTB ajudou a fundar o Comitê pela Criação do Estado da Palestina. Mais de 60 entidades nacionais e todas as seis centrais sindicais legalizadas no país formam o Comitê.

A Central participou do lançamento público da campanha em apoio ao Estado da Palestina no dia 29 de agosto, na sede do Sindicato dos Engenheiros, com 200 pessoas, lideranças e entidades. Em seguida, participou de uma passeata pelas ruas centrais de SP, no dia 20 de setembro, com mais de duas mil pessoas. Nessa semana, realizava-se na ONU a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual, a presidenta Dilma Rousseff fez calorosa defesa da criação imediata do Estado da Palestina, que ele fosse imediatamente admitido como membro pleno da ONU.

Na atualidade, a Central participa com outras entidades da sociedade civil e árabes no país, do Comitê Brasileiro Organizador do Fórum Social Palestina Livre, um FSM temático que ocorrerá entre os dias 29 de novembro de 2 de dezembro na cidade de Porto Alegre. Nesse evento, esperasse reunir em torno de 25 mil pessoas vindas de todo o mundo em solidariedade aos palestinos. O slogan adota para o evento é “o que nos une é a solidariedade”.

Fonte: http://portalctb.org.br/site/

Nenhum comentário: