terça-feira, 27 de março de 2012

Arapiraca já tem Orquestra Sinfônica!



O prefeito da cidade de Arapiraca, interior de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB) assinou, na noite de ontem, 26, na Concha Acústica da Tenda Cultural ao Ar Livre da Praça Luiz Pereira Lima, centro da cidade, a Lei de Incentivo à Cultura. O documento foi assinado momentos antes do lançamento e apresentação dos instrumentos da Orquestra Sinfônica Municipal Músico Ari de Queiros Bezerra.

Na ocasião, Luciano Barbosa adiantou que o município está criando um fundo com recursos financeiros que serão destinados para ações e projetos voltados para a valorização dos artistas e grupos culturais de Arapiraca. Estes recursos serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura formalizado no início de dezembro do ano passado. O mesmo compõe-se de representantes do Poder Público, Federação das Associações Comunitárias, Sesc, Sesi, Sebrae, Comunidades Quilombolas, Pontos de Cultura e Universidades Estadual e Federal com sede em Arapiraca.

Familiares, músicos, cantores e artistas do mundo cultural arapiraquense prestigiaram o evento e agradeceram ao prefeito Luciano Barbosa, e equipe, pela homenagem concedida ao jovem músico Ari, que faleceu no ano passado.

O Joãozinho do PT, em seu discurso, parabenizou a solenidade afirmando que “atos desta envergadura é de extrema importância para a cultura de nossa cidade, uma vez que o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), com extrema maestria, dá oportunidade aos jovens da rede municipal em participarem de uma Orquestra Sinfônica”, finalizou. Já a Secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa pela criação da orquestra, que será composta por 30(trinta) músicos alunos da rede municipal. A regência será o músico e professor Marcos Antônio Nunes, além do apoio da coordenadora-pedagógica Simone.

É interessante ressaltar que o Governo Municipal presenteou a esposa do Ari, Meire Queiros, uma placa homenageando seu esposo.


Após a solenidade de assinatura da Lei de Incentivo à Cultura, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado do Secretário de Cultura e Turismo, o Joãozinho do PT; da Secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; do Chefe de Gabinete ,Josivan Vital; Secretário de Governo, Ricardo Teófilo; Procurador-Geral do município, José Soares da Silva, assistiram a apresentação da Orquestra de Câmara da Ufal, com 53 músicos, comandada pelo Maestro Nilton Souza. O público lotou a Tenda e só “despediu-se” ao término da apresentação, ovacionando com efusivas palmas durante mais do que 30 segundos.

Nenhum comentário: