quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Baixa da Onça fez ENCONTRO literário ! ! !

 IFAL realiza encontro literário no Povoado Baixa da Onça, em Arapiraca

Na ocasião, foi selecionado o conto “Maria”, de Conceição Evaristo, para leitura compartilhada e discussão

 

Os moradores do Povoado Baixa da Onça, em Arapiraca, receberam a ação de Extensão “Cem contos para contar: leitura entre mulheres jovens e adultas”, promovida pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba e Pró-Reitoria de Extensão do IFAL, orientada pelo Servidor Manoel Santos da Silva, que tem como bolsistas os alunos Arthur Ygor de Farias, Ingrid Ellen de Barros, Joel Galdino, Priscila Laurentino, Samuel Pontes e Vitor Caetano, além de colaboradores externos.

O evento aconteceu no último sábado (9), com a proposta de fomentar a leitura de contos entre mulheres jovens e adultas; incentivar a formação de um grupo de leitura que possa funcionar como apoio e estímulo à leitura; contribuir para fortalecer a autoestima e a autoconfiança das participantes; criar um espaço de acolhimento e diálogo que incentive o protagonismo feminino na cultura e na sociedade; ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades, como a capacidade de interpretação, análise crítica e reflexão sobre o cotidiano dessas mulheres. 

O grupo envolvido tem como meta: selecionar, distribuir e leitura de cem contos de diferentes temáticas entre 60 mulheres jovens e adultas. Visto que, a metodologia desta ação de extensão sobre leitura de contos entre mulheres jovens e adultas envolve diferentes etapas, que buscam incentivar a participação ativa das integrantes, dos alunos bolsistas e dos alunos voluntários e garantir o alcance dos objetivos propostos.

Espera-se que esta ação sobre leitura de contos entre mulheres jovens e adultas possa gerar estímulos para que outras/os moradores do Povoado possam utilizar a biblioteca comunitária e usufruir do acervo existente que tem em torno de 10 mil livros.

Nesse primeiro momento, foi de apresentação da ação de extensão, que se estende até o final de dezembro de 2023, com encontros regulares para leitura e discussão dos contos selecionados. Além disso, houve explanação sobre o gênero narrativo conto, seus elementos da narrativa, principais tipos de contos e principais contistas, a exemplo de Machado de Assis.

Na ocasião, foi selecionado o conto “Maria”, de Conceição Evaristo, para leitura compartilhada e discussão sobre a temática que vinha à tona no decorrer da leitura, que apontava sobre o preconceito, criminalidade, abandonos afetivos e desigualdades sociais. Que todas as participantes tiveram voz para comentar as observações sobre o que foi lido.

O bolsista Samuel Pontes, chamou atenção “para o preconceito e violência praticada pelas pessoas que estavam ao redor da cena da narrativa”. A moradora Maria José, disse que “a ação de extensão pode trazer muitos exemplos para todas as mulheres jovens e adultas do povoado, principalmente para incentivar os seus filhos ao hábito de leitura”. Rozineide Santos, representante do Instituto Garça, “agradeceu aos membros da ação de extensão, principalmente, ao IFAL - Campus Satuba, pela indicação da ação nesta comunidade, que vem agregar, ainda mais, ações de empoderamento feminino, visto que é um dos objetivos da ONG que lidera, juntamente com Agnaldo Souza”.

O orientador da ação, Manoel Silva, esclarece que “O Instituto Federal de Alagoas abre cotidianamente suas portas para o desenvolvimento de pesquisas, programas de ensino e ações de extensão, nos 16 campi espalhados pelo Estado de Alagoas, que a sociedade pode usufruir do espaço institucional para conhecer o desenvolvimento de novas tecnologias e ações para o bem-estar social”.

Fonte


Nenhum comentário: