sábado, 3 de setembro de 2011

Lula defende Dirceu e reclama por ter de explicar "mentiras"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que dá aval para que o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) aprove uma espécie de desagravo ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, alvo de uma reportagem de revista Veja na qual é acusado de ter um gabinete informal em um hotel de Brasília para "conspirar" contra o governo Dilma Rousseff.

"Não é possível as pessoas construírem as mentiras que quiserem construir e a gente é que tem que depois explicar para a sociedade brasileira", afirmou o ex-presidente na abertura do congresso petista em Brasília.

Ex-presidente participou, junto com Dilma Rousseff,
do 4º Congresso Nacional do PT ontem

Lula voltou a defender um mandato de oito anos para Dilma, fazendo referência velada às denúncias por que passa o governo federal ao dizer que ela não pode ser cobrada por apenas oito meses de governo. "Temos que contribuir, e tenho a convicção de que ninguém pode cobrar de você aquilo que o tempo não permitiu você fazer. Apenas oito meses de governo é muito pouco para alguém que vai governar esse País oito anos", disse. "É apenas 10% (sic) do tempo que você vai ter", afirmou Lula.


Também evitando citar diretamente a crise política pela qual passou o governo Dilma, com a demissão de quatro ministros em oito meses de gestão, o ex-presidente disse que sua sucessora poderá vencer as mais diversas dificuldades. "Na dúvida, tenha certeza de uma coisa: aqui neste palanque, com o PCdoB e PSB - faltam uns partidos, mas vou falar os que estão aqui -, não tem mar revolto, vendaval, furacão ou vulcão que você não possa vencer", sustentou Lula.

Nenhum comentário: