quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jairo, o CARA !!!

Reitor da Uneal é eleito presidente do Conselho Estadual de Educação

Jairo Campos já tomou posse com mandato de dois anos; eleição aconteceu na tarde desta terça-feira (11).
Reitor da Uneal é eleito presidente do Conselho Estadual de Educação
Foto: Thalita Chargel (Cortesia)
Carlos Alberto Jr.
Ricardo Rodrigues
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo Campos da Costa, é o novo presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) pelo período de dois anos. A votação aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em Maceió.
A disputa pela vaga foi acirrada. Campos disputou com a professora Bárbara Heliodora. Dos 16 conselheiros presentes, nove votos foram recebidos pelo vencedor contra sete da oponente. O professor Jairo Campos, disputou a presidência com a professora Bárbara Heliodora, que também é integrante do Conselho.

A votação foi acompanhada pela secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, que também participou da votação, na condição de integrante do Conselho. Ela avalia que prevaleceu o espírito democrático durante o processo eleitoral e desejou ao conselheiro eleito um bom trabalho à frente do órgão, no período de 2014 a 2016. “Desejo ao professor Jairo Campos muita sorte e me coloco a disposição dele no que for preciso, principalmente para tornar o Conselho cada vez mais representativo”, afirmou a secretária.

Antes da votação, os dois candidatos fizeram uma avaliação do Conselho, apontaram as dificuldades por que passa o colegiado e apresentaram suas propostas. O professor Jairo Campos prometeu lutar junto à SEE por uma dotação orçamentária e uma receita anual que dê autonomia financeira ao colegiado para seus gastos com manutenção e as despesas com suas ações.

Os candidatos apresentaram algumas propostas em comum, a exemplo da participação em fóruns, seminários, palestras, visitas técnicas e outros eventos de interesse do colegiado. Eles também defenderam uma gestão democrática, autônoma e voltada para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas.

COMPROMISSO

Ao receber o resultado da votação, Bárbara Heliodora parabenizou o presidente eleito e se colocou à sua disposição para trabalhar pela melhoria da educação em Alagoas. Jairo Campos agradeceu a confiança de todos e disse que está muito motivado para dar uma nova dinâmica ao Conselho. “Muitos se perguntavam se eu teria tempo de acumular a reitoria da Uneal com a presidência do Conselho. Digo que tenho todo o tempo do mundo, até porque estou motivado e compromissado com esse propósito”, enfatizou.

Em seguida, Jairo campos, já empossado, deu sequência aos trabalhos do Conselho, presidindo o processo de escolha dos coordenadores das Câmaras Setoriais (Ensino Superior, Ensino Profissionalizante e Ensino Básico). Os coordenadores das Câmaras Setoriais foram indicados pelos colegas de forma consensual e eleitos por aclamação.

METAS
Segundo o novo presidente do Conselho Estadual de Educação, o seu objetivo para a gestão é participação da sociedade na construção de uma educação com mais qualidade para os alagoanos. “O Conselho é um dos instrumentos para dar mais representatividade não apenas para a Uneal. Nossa intenção é dar mais viabilidade ao tema Educação e criar maneiras de mobilizar ainda mais a nossa população em torno da educação pública”, frisou.

Foi a primeira eleição após a intervenção do Governo do Estado no órgão por meio do então secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, o qual, com sua ingerência, tentou tirar o seu caráter democrático. “Venceu mais uma vez a democracia e a proposta de fortalecimento do CEE. Nossa vitória é a vitória de todos que confiam na liberdade e no respeito à sociedade e à educação”, afirmou.

O reitor da Uneal assumiu a vaga no CEE no final de 2013, após o decreto com a sua nomeação ser publicado no Diário Oficial do Estado.

BREVE HISTÓRICO
O professor Jairo Campos da Costa é Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Exerceu a função de Secretário Municipal da Educação, da Cultura e dos Desportos do município de Francisco Dantas (RN), entre o período de 2001 a 2003. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Letras/Campus V da Uneal, entre o período de 2004 a 2005. Exerceu a função de diretor da mesma unidade, de 2006 a outubro de 2010. Assumiu a reitoria da mesma Universidade em 14 de outubro de 2010.

O CONSELHO

Criado pela Lei Estadual Nº. 2.511, de 1962 e reformulado pela Lei Nº. 4531, de 1984, o CEE foi alçado, em 1989, pela Constituição Estadual, a uma posição duplamente superior em relação ao seu passado, com uma configuração efetivamente democrática. Integram o Conselho representantes das instituições e dos professores das redes públicas e particular de ensino, em todos os níveis, bem assim dos pais dos educandos e dos órgãos de representação dos estudantes. Hoje, de direito e de fato, o Conselho é instância maior, por excelência, de participação social nas políticas e práticas da educação em Alagoas.

O CEE é um órgão colegiado integrante da Secretaria de Estado da Educação, tendo atribuições deliberativas, normativas, consultivas, fiscalizadora e de assessoramento aos titulares da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Ao Conselho Estadual de Educação compete, entre outros pontos, segundo a legislação que o instituiu, participar da formulação da política de educação em Alagoas, inclusive do Plano Estadual de Educação e acompanhar sua execução, zelando, em todas as situações, para que seja assegurada ampla participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação estadual em todos os seus níveis e modalidades.

Assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Nenhum comentário: