terça-feira, 22 de maio de 2012

ADOTE UM JUMENTO !!!

Adote um "asno"

Aos solavancos, o carro faz mais uma curva nas estradas de terra de Visconde de Mauá. A imagem seguinte surpreende. Em vez dos habituais cavalos ou cachorros sem dono, um pequeno jumento branco caminha com dificuldade no canto da pista. Uma de suas pernas traseiras, torta, mostra que ele sofreu uma fratura que o incapacitou para o trabalho escravo.

A lembrança da fábula dos irmãos Grimm foi imediata. Como em Os Músicos de Bremen, aquele animal deve ter sido rejeitado por seu dono quando não prestou mais para levar no lombo o peso das mercadorias. Diferentemente da história infantil, no entanto, aquele animal de pelos brancos e encardidos não havia encontrado um cachorro, um gato e um galo também assombrados pela velhice para formar um conjunto musical e redescobrir a alegria de viver.







Quando reduzi a velocidade do carro para fotografar o burro (ou seria um jumento?) veio o inesperado. Em vez de se afastar como fazem os animais ameaçados ele veio em minha direção. Com o olhar mais humano que eu já vi, me pediu um afago.





Escaldado por uma vaca que me deu uma cabeçada uma vez, fiquei com medo de que aquele cavalo dado me mostrasse os dentes e levasse de roldão alguns dos dedos que agora batucam nesse teclado.

Com a consciência em pedaços, segui viagem, vendo pelo retrovisor o jumento carente na beira da estrada.

Choveu muito na noite e na madrugada que se seguiram.

E, ao passar pela estrada no dia seguinte, lá estava ele, comendo capim na encosta, bem perto da pista. Seu pelo estropiado mostrava que ele enfrentou mais aquela intempérie ao relento.

Chuva que também deixou meu coração encharcado.





Artigo do Marcelo Migliacio, jornalista carioca, foi editor/redator do Jornal do Brasil (quando ainda impresso)

Nenhum comentário: