domingo, 9 de abril de 2023

Nossos povos ORIGINÁRIOS recebem prioridades do Governo LULA ! ! !

Ministra Sônia Guajajara


Duas etnias alagoanas estão na expectativa de serem contempladas com as catorze primeiras demarcações de terras indígenas anunciadas pela ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara.

Segundo a ministra, estas áreas estão localizadas em oito estados brasileiros. As terras prontas para o reconhecimento definitivo ficam nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No final do ano passado, durante a transição de governo, o trabalho temático sobre as questões indígenas, concluiu em seu relatório, treze áreas para demarcação, num total de um milhão e meio de hectares.

Segundo Maynamy Santana, superintendente de Políticas para os Povos Originários, órgão ligado à Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em Alagoas, as comunidades Xukuru Kariri, de Palmeira dos Índios e Kariri Xokó, de Porto Real do Colégio, estão em fase final no processo para terem suas áreas homologadas pelo governo Federal.

Segundo o cientista político e membro do CIMI – Conselho Indigenista Missionário de Alagoas -, Jorge Vieira, existem comunidades alagoanas em que o processo de demarcação sequer teve início. “Na verdade, em Alagoas, temos doze etnias sem demarcação finalizada”, alega Vieira.

Nenhum comentário: