sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jurista carioca e fã do Chico Buarque no STF !!!


Indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federa (STF), o advogado carioca Luís Roberto Barroso, 55 anos, poderá será o responsável por relatar a ação penal do mensalão mineiro. Especialista em Direito Constitucional, Barroso terá de julgar, também, os recursos dos 25 (vinte e cinco) condenados de envolvimento com o mensalão.   

Barroso é natural de Vassouras, no interior do Rio, é casado e tem um casal de filhos.

Estudou na Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde se formou no ano de 1980, o advogado e procurador do Estado era tido por seus colegas de curso como uma espécie de "geninho". Um ano depois de formado era professor assistente de Direito Internacional Privado; em 1995 passou em primeiro lugar no concurso para professor titular da universidade.
Repetiu o primeiro lugar que já havia conquistado quando prestou concurso para a Procuradoria Geral do Estado no ano de 1985. Ele acumula a função de procurador do Estado com o trabalho em seu escritório de advocacia, com sede no Rio e filiais em São Paulo e em Brasília. Por isso, normalmente divide sua semana entre as três cidades. 

Segundo informou a assessoria da Procuradoria-Geral do Estado, não há impedimento para que ele exerça a função paralelamente à atuação como advogado, desde que não assine causas contra o Estado

Ele é fã de Chico Buarque, Frank Sinatra, de bons charutos e bons vinhos e fala fluentemente inglês, o espanhol e o francês.


Há dois anos, os desembargadores do Tribunal do Rio fizeram um movimento e tentaram convencê-lo a disputar uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Ele não aceitou. Educadamente disse que pensava em outra coisa para a carreira.

Nenhum comentário: