quarta-feira, 10 de julho de 2024

O Festival mais CHARMOSO do país terá início amanhã em Garanhuns ! ! !

 

32º  F I G




O FIG-Festival de Inverno de Garanhuns, um dos maiores festivais de cultura do país, terá seu início amanhã, dia onze, se estendendo até o dia vinte e oito no município do agreste pernambucano.


anavitória


Entre artistas locais e nacionais, distribuídos em 21 polos, são destaques da programação do FIG 2024: Paralamas, Péricles, Jota Quest, Zelia Duncan, Anavitória, Pitty, Ritchie, Almério, Martins, Joanna, José Augusto, Samuel Rosa, Raphaela Santos, Edson Gomes, Art Popular, Maria Gadu, Marcelo Falcão, Barão Vermelho, Ana Carolina, Mundo Livre S.A., Eddie, entre outros.

Assim como em suas edições anteriores, o evento contemplará as diversas linguagens artísticas: dança, música, teatro, literatura, circo, fotografia, artes plásticas e cinema. As atrações serão distribuídas nos seguintes polos:

joão bosco

- Palco Mestre Dominguinhos
- Palco Pop/Forró
- Palco da Cultura Popular
- Palco Instrumental
- Espaço da Palavra (Parque Luiz Carlos de Oliveira)
- Virtuosi na Serra (Catedral de Santo Antônio)
- Palco Estação (Centro Cultural)
- Espaço do Artesanato (Parque Euclides Dourado)
- Polo de Artes Visuais (Casa Galeria Galpão)
- Polo de Fotografia (Casa Galeria Galpão)
- Polo de Gastronomia
- Casa dos Saberes (Aesga)
- Circo (Euclides)
- Teatro adulto (SESC)
- Teatro Alternativo (SESC)
- Teatro Infantil SESC

O FIG 2024 terá como homenageados o ex-governador Eduardo Campos – completam-se, neste 2024, 10 anos do seu  falecimento – e o eterno “Rei do Brega” Reginaldo Rossi – que faria 80 anos em 2024.

A identidade visual foi concebida pela artista e ilustradora recifense Bella Galvão.

Neste FIG 2024, o principal polo do festival, Palco Mestre Dominguinhos não funcionará todos os dias. Nos dias 15, 22 (segundas-feiras), 16 e 23 (terças-feiras) o polo não terá programação.


ana carolina/maria gadu


O polo literário, antes chamado Praça da Palavra, muda de nome e local: o agora Espaço da Palavra sai da Praça Souto Filho e acontecerá no Parque Luiz Carlos de Oliveira.

O polo de música instrumental, no Parque Ruber van der Linden, se chamará Palco Instrumental Paulo Rafael, em homenagem ao guitarrista caruaruense, falecido em 2021, que integrou a banda Ave Sangria e foi músico de Alceu Valença por quatro décadas.

martins


Além da Praça Mestre Dominguinhos e Palco Instrumental, outros polos vão abrigando as apresentações musicais, como o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas; o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário).


Outras programações

Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata
Rogério e os Cabra

No Palco de Cultura Popular Ariano Suasssuna, haverá atrações, segundo a prefeitura, de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, Cavalo Marinho Boi Pintado e Caboclinho Canidé de Goiana.


Já a Catedral de Santo Antônio abrigará o XVII Virtuosi na Serra.

Para a chamada Casa dos Saberes, que funcionará na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), estão previstas várias oficinas: música, audiovisual, fotografia, gastronomia.

O Sesc e o Sebrae estarão presentes. No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE serão realizadas ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil.

Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue, com o Armazém das Artes e Negócios, espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.



Nenhum comentário: