sexta-feira, 26 de julho de 2024

Hoje é - comemorado - DIA das avós e avôs ! ! !

 

Carta de um pai e uma mãe(idosos) aos seus filhos e filhas

eu (comemorando sessenta e nove anos)com MEG, Rodrigo, Lara, Lisiane, Maria nos braços da Cida e Amanda

Dia vinte e nove de setembro de 2021


O DIA EM QUE ESTE VELHO NÃO FOR MAIS O MESMO, TENHA PACIÊNCIA E ME COMPREENDAS !

                   

Quando derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenhas paciência comigo e lembra-te das horas em que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.

 

Se quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e me escute. Quando eras pequeno, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma estória até que fechasses os olhinhos.

 

Quando estivermos reunidos e sem querer fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreendas que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Penses quantas vezes, pacientemente, troquei tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso.

 

Não me reproves se eu não quiser tomar banho, sejas paciente comigo. Lembra-te dos momentos que te persegui e os mil pretextos que inventava pra te convencer a tomar banho.

 

Quando me vires inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário, e que não me machuques com um sorriso sarcástico.

 

Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é resultado do meu esforço e da minha perseverança.

 

Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos falando, tenhas paciência e me ajude a lembrar. Talvez a única coisa importante pra mim naquele momento seja o fato de ver você perto de mim, me dando atenção, e não o que falávamos.

 

Se alguma vez eu não quiser comer, saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo. Também compreendas que com o tempo não terei dentes fortes, e nem agilidade para engolir.

 

E quando minhas pernas falharem por estar tão cansadas, e eu já não conseguir mais me equilibrar...

Com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começastes a caminhar com tuas perninhas tão frágeis.

 

E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou com o quanto te amo.

 

Compreendas que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado, ou para tomá-lo em meus braços, como antes.

 

Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido.

 

E até quando me for, construirei para ti outra rota em outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti.

 

Não te sintas triste ou impotente por me ver assim. Não me olhes com cara de dó. Dá-me apenas o teu coração, compreenda-me e me apoie como o fiz quando começastes a viver. Isso me dará forças e muita coragem.

 

Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, te peço que me acompanhes para terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.

 

                           Atenciosamente,

                          Levi da Silva Barreto             






quinta-feira, 18 de julho de 2024

Belos espetáculos de ARTES e músicas nesta tarde e noite em Garanhuns ! ! !

 

32º  F I G


HOJE NO PALCO MESTRE DOMINGUINHOS


Andrea Amorim


Barão Vermelho



Paralamas do Sucesso


Toni Garrido


NOTA

se tens interesse na programação TOTAL do FIG, acesse

  https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2024/06/fig-2024-veja-a-programacao-completa-do-festival-de-inverno-de-garanh.html

op’s...este rapadureiro estará se  

deliciando HOJE...

Saúde bucal MELHOROU muito em nosso País ! ! !

 


O QUE VINTE ANOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE BUCAL REVELAM SOBRE O BRASIL

A primeira e única política pública de saúde bucal da história do Brasil completa duas décadas neste mês com avanços igualmente históricos, mas obstáculos que ainda precisam ser vencidos.

Nos primeiros dez anos de implementação, o programa Brasil Sorridente atendeu cerca de 80 milhões de pessoas e consolidou o movimento que tirou do Brasil o apelido de país dos banguelas. 

Os dados mais recentes mostram que o avanço também foi observado entre 2010 e o ano passado. Mas a cobertura de saúde bucal em território nacional ainda é inferior à metade da população. O Ministério da Saúde tem como meta sair dos 45% registrados em 2023 para mais de 62% ainda este ano.

Em conversa com o podcast Repórter SUS, a presidenta da Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva, professora Helenita Ely, afirma que o Brasil saiu de uma cultura em que a extração era colocada como solução na maioria das vezes para uma realidade que fortalece a atenção primária e a prevenção.

Ela ressalta, entretanto, que para continuar avançando é preciso investir em inovação, procedimentos de alta complexidade, formação de técnicos e técnicas e no combate à desigualdade. 

“Hoje nós conseguimos uma baixa prevalência (de cáries), com diferenças regionais. Estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste, ainda apresentam média mais alta. Com certeza existe uma desigualdade regional e entre classes para a qual precisamos nos atentar.”

O Brasil convive com a cárie desde o período colonial. As más condições de saúde bucal da população estão descritas em pesquisas, livros e estudos. Essa realidade começou a mudar consideravelmente a partir da década de 1980, com a fluoretação da água. Mas até 2004, o acesso ao atendimento odontológico era restrito.

A política pública de atenção à saúde bucal estabelecida com o Brasil Sorridente avançou nesse aspecto e ampliou consideravelmente a cobertura. No ano passado, o governo federal instituiu que o programa passaria a fazer parte estrutural do Sistema Único de Saúde (SUS), o que obriga que estados e municípios garantam atendimento. 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), em 2023, 53,17% das crianças de até 5 anos não tinham nenhuma cárie. O índice é 14% maior do que o registrado no último estudo, em 2010. Entre os adolescentes de 12 anos, 49% não apresentavam o problema.

“Esse levantamento mostra que os investimentos realizados para redução da doença estão dando certo. Nós temos avançado no número de pessoas livres de cárie, na redução dos dentes perdidos. Tínhamos idosos que chegavam aos 60 ou 70 anos sem nenhum dente”, pontua Helenita Ely.

Os dados da SB Brasil mostram que o chamado CPO-D, índice que mede a proporção de pessoas com dentes cariados, perdidos ou obturados, caiu entre adultos e idosos desde 2010. Ainda assim, metade das pessoas entre 35 e 44 anos apresentam cáries não tratadas. Entre quem tem mais de 65 anos a proporção é de um terço.

Nesse período, a necessidade de uso de próteses também diminuiu nos dois grupos. No entanto, mais de 70% da população idosa e metade dos adultos de 35 a 44 anos precisam usar próteses dentárias.  

O Ministério da Saúde anunciou R$ 4,3 bilhões de investimentos em saúde bucal para 2024. O valor representa crescimento de 123% em relação ao ano passado. A pasta tem planos de aumentar em 6 mil o número de equipes do Brasil Sorridente e implementar 100 Centros de Especialidades Odontológicas. Além disso, o custeio para especialidades será ampliado em mil desses centros. 

Mais de R$ 187,8 serão destinados para a compra de equipamentos para atendimento de estudantes do ensino básico das escolas públicas. A meta é alcançar 26 milhões de crianças e adolescentes.

FONTE: Repórter SUS é uma parceria entre o Brasil de Fato e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Por Juliana Passos e Nara Lacerda, do Brasil de Fato 


sexta-feira, 12 de julho de 2024

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O Festival mais CHARMOSO do país terá início amanhã em Garanhuns ! ! !

 

32º  F I G




O FIG-Festival de Inverno de Garanhuns, um dos maiores festivais de cultura do país, terá seu início amanhã, dia onze, se estendendo até o dia vinte e oito no município do agreste pernambucano.


anavitória


Entre artistas locais e nacionais, distribuídos em 21 polos, são destaques da programação do FIG 2024: Paralamas, Péricles, Jota Quest, Zelia Duncan, Anavitória, Pitty, Ritchie, Almério, Martins, Joanna, José Augusto, Samuel Rosa, Raphaela Santos, Edson Gomes, Art Popular, Maria Gadu, Marcelo Falcão, Barão Vermelho, Ana Carolina, Mundo Livre S.A., Eddie, entre outros.

Assim como em suas edições anteriores, o evento contemplará as diversas linguagens artísticas: dança, música, teatro, literatura, circo, fotografia, artes plásticas e cinema. As atrações serão distribuídas nos seguintes polos:

joão bosco

- Palco Mestre Dominguinhos
- Palco Pop/Forró
- Palco da Cultura Popular
- Palco Instrumental
- Espaço da Palavra (Parque Luiz Carlos de Oliveira)
- Virtuosi na Serra (Catedral de Santo Antônio)
- Palco Estação (Centro Cultural)
- Espaço do Artesanato (Parque Euclides Dourado)
- Polo de Artes Visuais (Casa Galeria Galpão)
- Polo de Fotografia (Casa Galeria Galpão)
- Polo de Gastronomia
- Casa dos Saberes (Aesga)
- Circo (Euclides)
- Teatro adulto (SESC)
- Teatro Alternativo (SESC)
- Teatro Infantil SESC

O FIG 2024 terá como homenageados o ex-governador Eduardo Campos – completam-se, neste 2024, 10 anos do seu  falecimento – e o eterno “Rei do Brega” Reginaldo Rossi – que faria 80 anos em 2024.

A identidade visual foi concebida pela artista e ilustradora recifense Bella Galvão.

Neste FIG 2024, o principal polo do festival, Palco Mestre Dominguinhos não funcionará todos os dias. Nos dias 15, 22 (segundas-feiras), 16 e 23 (terças-feiras) o polo não terá programação.


ana carolina/maria gadu


O polo literário, antes chamado Praça da Palavra, muda de nome e local: o agora Espaço da Palavra sai da Praça Souto Filho e acontecerá no Parque Luiz Carlos de Oliveira.

O polo de música instrumental, no Parque Ruber van der Linden, se chamará Palco Instrumental Paulo Rafael, em homenagem ao guitarrista caruaruense, falecido em 2021, que integrou a banda Ave Sangria e foi músico de Alceu Valença por quatro décadas.

martins


Além da Praça Mestre Dominguinhos e Palco Instrumental, outros polos vão abrigando as apresentações musicais, como o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas; o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário).


Outras programações

Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata
Rogério e os Cabra

No Palco de Cultura Popular Ariano Suasssuna, haverá atrações, segundo a prefeitura, de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, Cavalo Marinho Boi Pintado e Caboclinho Canidé de Goiana.


Já a Catedral de Santo Antônio abrigará o XVII Virtuosi na Serra.

Para a chamada Casa dos Saberes, que funcionará na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), estão previstas várias oficinas: música, audiovisual, fotografia, gastronomia.

O Sesc e o Sebrae estarão presentes. No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE serão realizadas ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil.

Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue, com o Armazém das Artes e Negócios, espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.



sexta-feira, 5 de julho de 2024

Papel de Bodega no São João com CANTANTES especiais ! ! !

 

Especial de São João

Com Jessier Quirino, Mestre Gennaro, Petrucio Amorim, Maciel Melo e Santanna o Cantador

Papel de Bodega Especial de São João. Um encontro junino de 8 pontos na Escala Vixe! De uma vezada só, uma compagragem de peso: Mestre Gennaro e sua sanfona, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Santanna o cantador e este Quirino de anfitrião, numa roda de música, história e poesia. Coisa de encabular até macaco de feira. …E se a gente quer um ripique o caba do zabuma dá

 clique nos linque abaixo para assistir o vídeo