quinta-feira, 13 de março de 2014

Arapiraca planejando seu FUTURO !!!

Seminário em Arapiraca debate uma melhor cidade para se viver

Desenvolvimento urbano com planejamento. É com este tratamento que está se dando o modo de vislumbrar o município de Arapiraca. Durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (12), aconteceu o I Seminário de Desenvolvimento e Controle Urbano, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), no bairro de Santa Edwiges.

Participaram corretores, empreendedores, arquitetos, engenheiros e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de palestras que debateram uma melhor cidade para se viver e empreender. Estavam presentes também os secretários Municipais de Obras e Viação (Semov), Moyses Montenegro, de Planejamento, Cícera Pinheiro, e Procuradoria, Maryny Alves.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Arapiraca, juntamente à parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

Para a prefeita Célia Rocha (PTB), a qualidade de vida dos arapiraquenses é o real foco de sua gestão, o cuidado com as pessoas. "Para tanto, devemos nos voltar para práticas cotidianas, seguindo as leis municipais, com o olhar para o outro: é dever da Prefeitura de Arapiraca fiscalizar empreendimentos, loteamentos que não estejam dentro das normas para que possamos ser o melhor município, nos próximos anos, a se viver e investir", pontua o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Ivens Barboza Leão (foto abaixo fazendo explanações)


De acordo com ele, há mais de 20 loteamentos irregulares na cidade e o fato já foi repassado ao Ministério Público Estadual (MPE). O representante do MPE no evento, o promotor de justiça Adval de Souza Júnior, reiterou que esses locais após construídos se aglomeram de pessoas que insistem em culpar a Prefeitura e solicitar equipamentos de saúde, educacionais e de lazer, quando, na verdade, o loteamento não está nem dentro da lei.

Além dele e do secretário Ivens Barboza, compuseram a mesa de abertura o assessor técnico da Seduh, Samuel Balbino, o coordenador do curso de Arquitetura da Ufal campus Arapiraca, professor Rafael Rust Neves, e o gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (CREA/AL), Álvaro Machado.

Para o acadêmico Rafael Rust, é necessário este tipo de debate levantado no seminário, requerendo dos setores imobiliários mais contato, a fim de que se tornem parceiros da Prefeitura para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo de nossa Arapiraca.

Fato este reiterado pela estudante do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Iasmyn Sales, que acompanhava às explanações dos palestrantes. "É inegável como nossa cidade vem crescendo ultimamente de forma muito rápida e precisamos atentar para que esse ritmo seja, ainda assim, planejado", comenta.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, estado de Alagoas 

Nenhum comentário: