segunda-feira, 22 de abril de 2013

Foi Show: Luê em São Paulo !!


A cantora Luê Soares fez na capital paulista, São Paulo, na quarta, 17, o terceiro show da turnê de lançamento do CD A Fim de Onda (http://somdonorte.blogspot.com.br/2013/02/mapeamento-2013-fim-de-onda.html). O evento aconteceu na tradicional casa Tom Jazz, por onde já passaram os maiores nomes da música brasileira contemporânea. A plateia, não muito numerosa, estava repleta de formadores de opinião - as cantoras Márcia Castro e Roberta Sá, a jornalista Patricia Palumbo e o produtor Bernie Walbenny, além do pai de Luê, o músico Júnior Soares, e do produtor da artista, Betão Aguiar. 
A turnê iniciou em Belém em 9 de março (leia o relato de Raissa Lennon em http://somdonorte.blogspot.com.br/2013/03/foi-show-lue-no-theatro-da-paz.html) e passou antes pelo Rio de Janeiro, no dia 20 do mês passado, para encerrar em Salvador no próximo sábado, 27. 
Embora eu não tenha presenciado os dois shows anteriores, creio não incorrer em equívoco ao afirmar que a grande mudança foi a estreia na banda, neste show, do guitarrista Régis Damasceno substituindo ninguém menos que Felipe Cordeiro - diretor musical do show e um dos principais arquitetos do novo som de Belém. Régis se saiu bem da difícil missão na maioria das vezes. O restante da banda segue igual - Caetano Malta (guitarra), Klaus Sena (baixo), Da Lua (percussão) e o único paraense, Arthur Kunz (bateria). Mesmo tendo formação no jazz e trânsito maiores pelo rock e MPB, é Kunz (junto com a rabeca de Luê) que garante um caráter mais nortista ao som do espetáculo. 
Luê se mostrou bem desenvolta no palco, traduzindo em gestos, olhares e inflexões de voz o conceito com o qual certa vez Betão Aguiar definiu o som dela para Patricia Palumbo - música sensual brasileira. De fato, uma certa picardia percorria boa parte do repertório, já a partir da canção-título "A Fim de Onda" (Luê - Betão Aguiar - Arnaldo Antunes) - Eu tô a fim de onda/ A fim de onda com você... -  e atingindo o ponto máximo na releitura de Reginaldo Rossi "Em Plena Lua de Mel": Dizem que o seu coração/ Voa mais que avião/ Dizem que seu amor/ Só tem gosto de fel/ Vai trair o marido em plena lua de mel.
Tal clima de sensualidade foi, talvez, responsável por várias manifestações da plateia, que nos intervalos das músicas ia gritando "Gata!", "Linda!" etc., até que em dado momento a cantora pediu, bem-humoradamente: "Se controlem..." 
O repertório incluiu, além das 10 músicas do CD, várias canções, a maioria de autores paraenses, como "Lua Namoradeira", de Dona Onete, "Mistério no Olhar", de Saulo Duarte, e "Nasci para Bailar" (do paraense Paulo André Barata em parceria com o acreano João Donato) - esta, com uma citação de "Baila Comigo", de Rita Lee. A maioria destas outras composições estavam dentro do clima do espetáculo, e foram bastante aplaudidas. A rigor, creio que as únicas canções fora do clima foram  a canção francesa "La Vie en Rose" (Marguerite Monnot Louiguy - Edith Piaf), que Luê solou à rabeca, e "Namoradinha de um Amigo Meu" (Roberto Carlos), num arranjo bem rockão que de certo modo fechou o "momento pesado" do show, vindo logo após o boi-rock "Cavalo Marinho" (Renato Torres - Ronaldo Silva). 
A maior desenvoltura de Luê no palco está de certa forma associada à maior ênfase na cantora que na instrumentista. A rabeca só esteve presente em 9 das 17 músicas - e em uma delas, "Prática", foi só para um arremate final. 
Os momentos mais aplaudidos foram: "Sei Lá" (Felipe Cordeiro), "Nós Dois" (Júnior Soares - Ronaldo Silva) - neste a casa quase veio abaixo - , "Lua Namoradeira", "Cavalo Marinho" e "Mistério no Olhar".

Lista das músicas

01 -
A Fim de Onda
02 - Onde Andará Você
03 - Sei Lá
04 - Prática
05 - Se Colar
06 - Nós Dois
07 - Lua Namoradeira
08 - Cabeça
09 - La Vie en Rose
10 - Cavalo Marinho
11 - Namoradinha de um Amigo Meu/ Moliendo Café
12 - Nasci para Bailar/ Baila Comigo
13 - Mistério no Olhar
14 - Em Plena Lua de Mel
15 - Faróis
Bis:
16 Bom





CONCURSO !!


 

O Ministério da Saúde divulgou edital de concurso público para 265 vagas em cargos de nível superior. Os salários variam entre R$ 3.981,00 e R$ 6.722,00. Do total das vagas, serão reservadas 13 para pessoas com deficiências.

As inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima sexta-feira, 26, até o dia 17 de maio através do saite www.cespe.unb.br/concursos/ms_13.

Chove nesse MOMENTO em Arapiraca @ Região !!!


Após vários meses sem chover em

nossa Região, está chovendo em

Arapiraca, interior alagoano, assim

como em várias cidades do agreste e

sertão do nosso estado.

Letra de música do CAZUZA !!!


Manhãs de Ressaca

Minha cabeça é pequena e pesada
Como uma pedra
(principalmente em manhã de ressaca)

Eu sou uma pessoa comum
Que sofre por coisas comuns
Como qualquer caixa das Casas Sendas
Que nunca pensou na morte
E acredita um dia poder ser feliz
Materialmente

Sonhos novos
Amigos antigos
Vodka.

Pra temperar, gargalhadas gostosas
Acrescentar pequenos momentos de silêncio
Movimentos sérios de mãos
Esperar o troco.
                                                                                     Foto: Saite do Cazuza
Aniversário de Cazuza de 28 anos na casa de seus pais em Ipanema.

DVD - Tributo à Cazuza na Praia de Copacabana
Este DVD é mais uma homenagem ao eterno ídolo do rock nacional, Cazuza, gravado durante o show realizado em Copacabana para comemorar o Dia Mundial do Trabalho. O evento contou com a presença de mais de 50 mil pessoas que assistiram às incríveis apresentações de Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Angela Ro Ro, Paulo Ricardo, Leoni, Sandra de Sá, Preta Gil, Zélia Duncan, George Israel, entre outros. As músicas tocadas durante a apresentação receberam versões especiais que ficaram muito interessantes, algumas delas bem diferentes das interpretações originais do artista. Um tributo imperdível!

Joaquim Barbosa em "palanque" do psdb (alguma novidade?) !!!

Joaquim Barbosa no palanque de Aécio parece juiz de futebol apitar jogo duvidoso e ir na festa do vencedor


21 de abril de 2013 - Mesmo com o mensalão tucano parado, Joaquim Barbosa é o grande homenageado pelos tucanos que estão no governo mineiro.

Tem fotos que valem mais do que mil palavras, e estas aí dispensariam texto, deixando as conclusões para cada um tirar.

Oficialmente, o governador de Minas convidou o presidente do STF para ser o orador da festa do dia de Tiradentes, comemorada em Ouro Preto, e sentou ao lado um senador por Minas, Aécio Neves (PSDB-MG).

O problema é que aquilo é também um palanque político (todo mundo sabe disso), e o espectro da exploração política dos "mensalões" rondando todas estas fotos recomendaria o presidente do STF ficar longe deste palanque.

A situação é tão delicada, que outro senador por Minas, o aecista Clésio Andrade, não foi visto por ali porque é réu no mensalão tucano, foi ex-sócio de Marcos Valério, e foi vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006. Assim como no ex-governador e deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Isso sem falar nas investigações reclamadas pelo distinto público que rondam o próprio Aécio Neves.

Para dar um exemplo do quanto foi inconveniente esse palanque, um cidadão comum que vê essas fotos sente o mesmo que um torcedor atleticano se visse o juiz que apitou um jogo Atlético x Cruzeiro, ir confraternizar na festa cruzeirense, após o jogo vencido com um gol de pênalti duvidoso dado a favor do Cruzeiro, e de ter anulado um gol do Atlético.

Da mesma forma, um cidadão comum é levado a pensar que a homenagem dos tucanos mineiros ao presidente do STF significa comemorar a diferença dada aos dois "mensalões": aos petistas prazos sumários e condenações duvidosas. Aos tucanos, nem se vê no horizonte quando será o julgamento, apesar de haver só três réus (durante muito tempo só teve um), portanto a complexidade é muito menor e poderia ter tramitado muito mais rápido.

Na exploração política do evento, ganhou a esperteza de Aécio Neves, explorando a imagem de Joaquim Barbosa a seu favor. Já o presidente do STF, em termos de imagem, só sofreu desgastes políticos.

Sabe-se lá se é a famosa picada da mosca azul, ou se é a esperteza dos tucanos mineiros que plantam notinhas, mas depois desse ato, corre a notícia de que Barbosa seria vice de Aécio. O que o cidadão brasileiro vai pensar disso? Os Amigos do Presidente Lula
Postado por Helio Borba, no Blog APOSENTADO INVOCADO.

domingo, 21 de abril de 2013

O avanço do arbítrio !!!



"OS TRÊS PATETAS" *

Mauricio Dias-CartaCapital
Os adeptos da judicialização da política sustentam o estandarte de que cabe ao Supremo Tribunal Federal “errar por último”. O lema foi resgatado, agora por oportunismo, dos tempos em que a República brasileira engatinhava e se equilibrava nas influentes formulações de Rui Barbosa., com o tempo, a tese tornou-se biombo de perigos agora palpáveis.

“O Supremo está se tornando uma fonte de insegurança jurídica, contrariando em momentos jurisprudenciais estratégicos a codificação legal e processual existente no País e alargando o território delegado ao arbítrio do juiz”, alerta o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos.

A população aprova o STF? O Ibope testou essa questão pela primeira vez, logo após a votação do dito “mensalão do PT”. O resultado não confirma (tabela). O tribunal alcançou apenas 54 pontos. O que pensar da mais alta Corte de Justiça do País com esse número modesto de credibilidade?
Fonte: Ibope - Dez 2012
No tempo em que dava mais publicidade às palavras, o ministro Luiz Fux tentou tranquilizar os intranquilos, temerosos da “supremacia judicial”, com a justificativa de que o Supremo agia com “respeito aos demais Poderes”.
Mas não se trata disso. Trata-se daquilo identificado pelo professor Wanderley Guilherme como “alargamento do subjetivismo e inversão processual” visível em alguns tópicos, como, por exemplo, a teoria do domínio do fato, perigosíssima para os réus quando sustentada na hipótese de que quanto mais poderoso o criminoso menor o número de evidências ilícitas contra ele. “No limite – ironiza o professor –, se não há prova nenhuma, o acusado, definitivamente, é criminoso.”
Há, ainda, a tese do ministro aposentado Ayres Britto proferida no auge do poder por estar sentado na cadeira da presidência do STF. Foi quando sustentou não competir à acusação provar que alguém participou de um crime pela via do conhecimento da existência dele, mas sim ao acusado demonstrar que não sabia.
Ao lado das incongruências das teorias há o incômodo das contradições factuais. É o que ocorreu com o ministro Celso de Mello, que, em 1995, sustentou, em longo voto, que apenas o Congresso tinha poderes para cassar o mandato de um parlamentar. Já agora considera que cabe ao STF, no caso da Ação Penal 470, o processo do “mensalão”, errar por último, tendo como parâmetro o voto anterior: estava certo antes ou está certo agora? Ele espalha a insegurança.
Wanderley Guilherme não deixa passar ao largo a “pegadinha” preparada por Joaquim Barbosa perante a imprensa convidada para a audiência concedida aos presidentes de três associações de juízes (Ajur, Anamatra e AMB). Pela primeira vez, Barbosa permitiu a presença da imprensa no gabinete dele. (Grifo do contrapontoPIG)
“É condenável falar genericamente de conluios entre juízes, advogados e desembargadores. Eles agora já não podem estar seguros de que conversas privadas, ocasionalmente envolvendo acordos legais, venham a se tornar inviáveis pela exposição pública, prejudicando legítimos interesses”, diz Wanderley Guilherme.
Para ele, “o precedente criado foi leviano, sem medir consequências negativas para o exercício da Justiça”.
Como relator da Ação 470, Barbosa provocou outro dano ao negar julgamento em primeira instância à maioria dos réus. Wanderley Guilherme dos Santos é enfático nesse ponto: “Não foi uma decisão corriqueira ou menor dar as costas a um princípio universal de Direito, pela necessidade de revisar eventual erro judicial”.
P.S.: A festa de JB na presidência do STF - custou 185 mil reais. Foi paga pelas - associações acima citadas. O roteiro musical foi cuidadosamente selecionado por ele.
*esse título é de autoria deste BLOGUEIRO.

Diretamente do blog "Os Amigos do Presidente Lula" !!!

Diretamente do blog Os Amigos do Presidente Lula para a imprensa brasileira, que esconde as notícias maravilhosas sobre "O Nosso Guia".

 O significado de Lula ser chamado no lançamento do 'Fome Zero' mexicano

O presidente Lula esteve na sexta-feira (19) em Chiapas, México, para o lançamento da Cruzada Nacional contra a Fome do governo mexicano, junto com o presidente do país, Enrique Peña Nieto, a ministra de Desenvolvimento Social, Rosario Robles e o governador de Chiapas, Manuel Velasco.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lançou o programa México Sem Fome (Mexico Sin Hambre). Chamou o presidente Lula para participar do lançamento.



Os programas brasileiros de inclusão social, combate à fome e à miséria, deram tão certo durante o governo Lula, que passaram a ser imitados ao redor do mundo.



A tecnologia social desenvolvida no Brasil já deu as fórmulas para outros países copiarem à vontade, e o presidente do México não precisaria necessariamente da presença de Lula para lançar e fazer seu programa.



Porém a presença de Lula, mais do que todo o simbolismo que representa, é um extraordinário ato político para o mundo.



Para Peña Nieto, esse aval do maior líder mundial no combate à pobreza da atualidade, é garantia de calar os opositores "rola-bostas" de lá, além de lhe dar projeção internacional.



Para Lula e para todo o campo político humanista que ele representa, é mais um aliado, de um país de grande economia e população, com grande desigualdade, que arregaça as mangas para colocar em prática a erradicação da pobreza, e alinha-se para o desenvolvimento humano dos outros países mais pobres da América Latina e da África.



Torna-se também, nem que seja pelo exemplo, mais um país que se alinha nos fóruns multilaterais na luta por mudanças na ordem mundial, que leve à erradicação da fome e da miséria no mundo.

Helio Borba, no Blog APOSENTADO INVOCADO.

 

O presidente Lula esteve na sexta-feira (19) em Chiapas, México, para o lançamento da Cruzada Nacional contra a Fome do governo mexicano, junto com o presidente do país, Enrique Peña Nieto, a ministra de Desenvolvimento Social, Rosario Robles e o governador de Chiapas, Manuel Velasco.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lançou o programa México Sem Fome (Mexico Sin Hambre). Chamou o presidente Lula para participar do lançamento.

Os programas brasileiros de inclusão social, combate à fome e à miséria, deram tão certo durante o governo Lula, que passaram a ser imitados ao redor do mundo.

A tecnologia social desenvolvida no Brasil já deu as fórmulas para outros países copiarem à vontade, e o presidente do México não precisaria necessariamente da presença de Lula para lançar e fazer seu programa.

Porém a presença de Lula, mais do que todo o simbolismo que representa, é um extraordinário ato político para o mundo.

Para Peña Nieto, esse aval do maior líder mundial no combate à pobreza da atualidade, é garantia de calar os opositores "rola-bostas" de lá, além de lhe dar projeção internacional.

Para Lula e para todo o campo político humanista que ele representa, é mais um aliado, de um país de grande economia e população, com grande desigualdade, que arregaça as mangas para colocar em prática a erradicação da pobreza, e alinha-se para o desenvolvimento humano dos outros países mais pobres da América Latina e da África.

Torna-se também, nem que seja pelo exemplo, mais um país que se alinha nos fóruns multilaterais na luta por mudanças na ordem mundial, que leve à erradicação da fome e da miséria no mundo.
Helio Borba, no Blog APOSENTADO INVOCADO.

O poder embriaga !!!

STF gasta R$ 90 mil em reforma para Joaquim Barbosa

por RUBENS VALENTE e ANDREZA MATAIS
O STF (Supremo Tribunal Federal) gastará R$ 90 mil para reformar, com material de "primeira qualidade", os quatro banheiros do apartamento funcional que o presidente da corte, Joaquim Barbosa, ocupará a partir de julho.
O presidente do STF decidiu mudar do apartamento funcional que já ocupa na Asa Sul, em Brasília, para um mais amplo, de 523 metros quadrados, na mesma região.
A futura residência do ministro, com cinco quartos, quatro salas, biblioteca e adega, era ocupada até o final do ano passado pelo ministro Ayres Britto, que se aposentou do STF em novembro.

Do total da obra, R$ 78 mil serão pagos à empresa que venceu um pregão eletrônico na semana passada e outros R$ 12 mil sairão de contratos com outras empresas já em andamento, na instalação de vidros, espelhos e uma banheira, que será adquirida, segundo o STF, com recursos próprios de Barbosa.
O primeiro valor equivale ao custo total da construção de uma residência de 32 metros quadrados do programa Minha Casa Minha Vida.
O edital do pregão prevê a aquisição de 23 peças em mármore e granito por R$ 15,5 mil. Um terço desse valor irá para uma prateleira e uma bancada. Assento e tampo dos quatro vasos sanitários custarão R$ 396 cada.
Na presidência do STF e do CNJ, Barbosa adota um rigoroso discurso de contenção de despesas do Judiciário.
Na semana passada, envolveu-se em polêmica com entidades de juízes, ao criticar gastos desnecessários com a criação de Tribunais Regionais Federais.
Segundo o STF, a reforma será feita por conta do "desgaste pelo tempo de uso". A corte nega que tenha partido de Barbosa a ordem para a reforma, mas não apontou o responsável pelo lançamento do edital, ocorrido durante a atual gestão.
De acordo com a assessoria, a exigência de materiais de "primeira qualidade, sem manchas, defeitos ou imperfeições" foi feita "para evitar o fornecimento de materiais inadequados ou de qualidade duvidosa".

Helio Borba, no Blog APOSENTADO INVOCADO.
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dantas contratou pistoleiros no Pará, dizem entidades !!!

Contraponto 10.966 - Dantas contratou pistoleiros no Pará, dizem entidades"

 .Do Conversa Afiada - Publicado em 18/04/2013

“As pessoas são obrigadas por eles a tirarem as roupas para serem “revistadas”, são ameaçadas e sofrem agressões”, prosseguia o relato.



Saiu na Carta Capital:

Entidades acusam grupo de Daniel Dantas de contratar pistoleiros contra sem terra


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) junto com a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetagri) e o Movimento Sem Terra (MST) denunciaram o uso de veneno e a contratação de pistoleiros pelo Grupo Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas, contra trabalhadores rurais sem terra que ocupavam a Fazenda Castanhais no município de Piçarra, no Pará.

A denúncia das entidades reforça o relato dos trabalhadores rurais da região, que prestaram depoimento à Polícia Civil de Marabá na última sexta-feira 12. De acordo com o depoimento, o Grupo Santa Bárbara contratou mais de uma dezena de pistoleiros para expulsar as 110 famílias que ocupam o imóvel rural há mais de 5 anos.


A estratégia da empresa, segundo os relatos, seria a seguinte: o Grupo Santa Bárbara contratava pessoas para trabalharem como vaqueiros, cerqueiros ou inseminadores e os instalava na Fazenda Castanhais. Mais tarde, estes funcionários recém-contratados se revelavam como pistoleiros.

Desta forma, esse grupo fortemente armado passava a ameaçar os trabalhadores, interditar as estradas e fazer revistas obrigando todos a tirarem as roupas enquanto eram fotografados, muitas vezes.

Uma denúncia feita por duas trabalhadoras rurais da Fazenda Castanhais à CPT de Marabá, no dia 25 de março, relatava que “um grupo de aproximadamente nove pessoas supostamente pistoleiros, ligadas à fazenda, portanto espingardas calibre 12, 20, 28 e revolveres, arma branca (facas) tem feito guarita na beira da estrada de acesso ao acampamento e ameaçado constantemente as pessoas que trafegam pelo local”.


“As pessoas são obrigadas por eles a tirarem as roupas para serem “revistadas”, são ameaçadas e sofrem agressões”, prosseguia o relato. No dia seguinte à denúncia, houve um tiroteio no interior da fazenda no qual pistoleiros e trabalhadores saíram baleados. A denúncia foi encaminhada à Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção. 

Leia mais:
Crime no Pará: juiz foi parcial, dizem movimentos sociais
MST diz que morte de liderança em Campos é resultado da violência do latifúndio


Nos últimos meses, três acampamentos de sem terra que estão localizados em fazendas do grupo (Fazendas: Cedro, Castanhais e Itacaiúnas), aviões do grupo, que supostamente seriam do grupo, despejaram veneno sobre as roças dos agricultores e sobre as moradias. A denúncia também foi registrada em depoimento prestado perante a autoridade policial na última sexta feira 12.

Outro lado

Em nota, a Agro Santa Bárbara nega veementemente o uso das práticas de que é acusada pela CPT. “A Agro Santa Bárbara é uma empresa legalista, focada na produção de alimentos, uso das mais modernas tecnologias, emprego digno e geração de renda no sudeste do Pará”, diz o texto. ”Essa é nossa razão de ser e de estar na região: trabalhamos para melhorar a vida das pessoas”.

Ainda de acordo com a assessoria do grupo de Dantas, as propriedades do grupo “são invadidas, os funcionários sofrem atentados e fogem para proteger suas famílias, as instalações são destruídas e o medo impera em quem apenas deseja trabalhar”.
Confira a íntegra do manifesto das entidades:

Na última sexta feira, trabalhadores rurais que ocupavam a Fazenda Castanhais no município de Piçarra, prestaram depoimentos perante a Polícia Civil de Marabá, e relataram que o Grupo Santa Bárbara contratou mais de uma dezena de pistoleiros para expulsar violentamente as 110 famílias que ocupam o imóvel há mais de 5 anos.

De acordo com o registrado no depoimento, os pistoleiros são levados para a Fazenda e contratados como vaqueiros, cerqueiro, inseminadores, etc, mas, na verdade o serviço é outro: a pistolagem. Fortemente armados com escopetas e revólveres, ameaçam os trabalhadores, interditam estradas, fazem revistas obrigando a todos a tirarem as roupas e ainda fotografam as pessoas.

No último dia 28 de março, uma senhora, moradora de um município nas proximidades da Fazenda dos Castanhais, procurou a CPT da região para denunciar que seu filho, de 19 anos, foi contratado por uma pessoa de uma empresa de segurança, para trabalhar na referida fazenda e, segundo o contratante, o trabalho seria de vaqueiro.


Alguns dias depois seu filho retornou e, quando questionado pela mãe sobre o serviço, informou que na verdade estava trabalhando, juntamente com outros contratados, como “vigilante” da Fazenda. A mãe do rapaz então o questionou como ele estava trabalhando como vigilante se nunca fez um curso específico e não tem autorização para uso de armas. O rapaz então esclareceu para a mãe que, para não dar problema, a fazenda contrata todos como vaqueiros, mas, na verdade, a tarefa deles é outra: expulsar sem terras da fazenda.

Preocupada com a situação de seu filho estar trabalhando como pistoleiro da fazenda, procurou ajuda na CPT. Orientada a registrar uma ocorrência na Delegacia ela se recusou, por medo de ameaças e devido seu filho já ter algumas passagens na polícia, por prática de infrações penais. Solicitou inclusive que seu nome não fosse revelado.

No dia 25 de março, duas trabalhadoras rurais acampadas no interior da Fazenda Castanhais, compareceram ao escritório da CPT de Marabá para fazer uma denúncia das violências que um grupo de pistoleiros estavam praticando contra as pessoas nas proximidades do acampamento: “Que um grupo de aproximadamente nove pessoas  supostamente pistoleiros, ligaoas à fazenda, portanto espingardas calibre 12, 20, 28 e revolveres, arma branca (facas) tem feito guarita na beira da estrada de acesso ao acampamento e ameaçado constantemente as pessoas que trafegam pelo local; Que essas pessoas não são da Empresa de Segurança que faz vigilância na área; Que alguns dos homes ficam apenas de shorts Jeans, outros usando roupa preta e capuz; Que as pessoas são obrigadas por eles a tirarem as roupas para serem ‘revistadas’, são ameaçadas e sofrem agressões”.

Um dia após a denúncia houve um tiroteio no interior da fazenda no qual pistoleiros e trabalhadores saíram baleados. A denúncia foi encaminhada à Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção, no entanto, não se tem notícias de apuração.

Além da violência armada praticada por seguranças e pistoleiros, o Grupo Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas, tem se utilizado de outra prática criminosa contra famílias sem terra que ocupam suas propriedades: o uso de veneno. Nos últimos meses, em três acampamentos de sem terra que estão localizados em fazendas do grupo (Fazendas: Cedro, Castanhais e Itacaiúnas), aviões do grupo despejaram veneno sobre as roças dos agricultores e sobre as moradias. A denúncia também foi registrada em depoimento prestado perante a autoridade policial na última sexta feira, 12 de abril.

Marabá, 15 de abril de 2013.

Comissão Pastoral da Terra – CPT.
Movimento Sem Terra – MST.
FETAGRI regional sudeste

THATCHER EM PRETO E BRANCO !!!

por Davis Sena Filho — Blog Palavra Livre 

 A avó do neoliberalismo, Margaret Thatcher, foi vaiada em seu funeral. Centenas de pessoas lhe viraram as costas quando seu féretro passou, e lembraram das guerras, das mortes, do desemprego, da repressão policial, da greve de fome por parte de sindicalistas que morreram, porque a condestável se negou a ouvir, a dialogar e a poupar a morte daqueles que representavam os trabalhadores das minas de carvão.

A bruxa neoliberal, que vendeu as estatais inglesas, preconizou a ideia do estado mínimo e que extinguiu grande parte dos direitos trabalhistas e sociais do povo de seu país. A musa da discórdia, da prepotência, do conflito e dos privilégios, que governou para os ricos, os bem nascidos e os poderosos. 

Não é à toa que a baronesa é adorada pelos meios de comunicação hegemônicos e de negócios privados, pois porta-vozes que são dos banqueiros, dos trustes internacionais e do imperialismo colonizador, que fomentam guerras nos quatro cantos do planeta, a fim de pilhar, a exemplo dos piratas, as riquezas dos países pobres e emergentes.

A premiê Margaret Thatcher da Guerra das Malvinas, de ocupação de território alheio, um conflito armado absurdo e de caráter imperial e político, pois a Dama de Ferro era impopular, com baixos índices de aprovação e que precisava de um trunfo e de um triunfo para reverter sua iminente derrota política. E conseguiu, com sangue nas mãos.

A Maggie, iniciadora, juntamente com o ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, da implementação, em âmbito mundial, do sistema neoliberal, que tirou ainda mais dos pobres para dar aos ricos. A primeira ministra que desregulamentou a economia, que apostou no individualismo das pessoas em detrimento da coletividade, que sempre foi a essência dos entes humanos em luta pela sobrevivência.

A mulher inflexível, que fazia política com o fígado de pura bílis e amargor, ao invés de tratar a política como um ato e ação de generosidade, meio civilizado e educado para mediar conflitos, efetivar espaços para o diálogo e atender os interesses dos desiguais, dos diferentes e dos que, possivelmente, renunciariam a violência, a exemplo do IRA da época, se Thatcher não tivesse um caráter e temperamento próximos dos ditadores — que a Inglaterra e os EUA apoiaram e financiaram em todas as épocas e eras de suas histórias, inclusive nestes tempos atuais.

A política conservadora, ídolo da direita internacional, que se aliou ao general chileno sanguinário, Augusto Pinochet, para logo depois reclamar, de forma altissonante, a plenos pulmões, de sua prisão na Inglaterra, inclusive a visitá-lo e a lamentar que a Justiça de seu país colonizador o tivesse detido. Realmente, é a Maggie dos ditadores, tão cônscia de sua ideologia de exploração de nações menos poderosas e expostas a todo tipo de violência bélica e da perda sistemática de suas riquezas.

Acesse o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=C4LMK7aOd9g&feature=player_embedded
A inglesa radical de direita que apoiou a segregação racial na África do Sul — o apartheide —, enquanto seu filho fazia negócios com a ditadura racista, um dos mais cruéis e vergonhosos regimes políticos e econômicos que se tem notícia neste mundo onde os poderosos se locupletam à margem do que é justo e do que é correto. 

Por isto e por causa disto, Margaret Thatcher foi vaiada em seu último desfile, porque realmente ela marcou uma era que terminou de forma trágica com a crise do neoliberalismo em 2008, que perdura até hoje e não tem tempo marcado para terminar.

O neoliberalismo que derreteu como gelo em asfalto quente as economias de dezenas de países europeus, a atingir fortemente o Japão e os Estados Unidos, onde nasceu o outro pilar desse sistema draconiano de exploração e miséria, o também condestável Ronald Reagan, um dos senhores da guerra no século XX.
 
Margaret Thatcher não deixou saudade nos corações e nas mentes dos trabalhadores, dos humildes e dos que podem menos. Sua morte é a prova cabal de que a política britânica não era amada pelo povo, apesar de ser exageradamente admirada pelos ricos, e, como  não poderia deixar de ser, pelos barões da imprensa de direita e pelos seus incontáveis capatazes que vivem a servi-los. 

A Dama de Ferro sabia tanto que sua pessoa era detestada por grande parte da população mundial e britânica, que pediu à sua família que seu velório e funeral fossem restritos. Neste aspecto, Margaret Thatcher conseguiu, enfim, ser sensata e realista, pois conhecedora de seu legado. É isso aí.

DETALHE: as palavras destacadas em negritas e noutras cores são deste BLOGUEIRO.

URGENTE, URGENTÍSSIMO !!!





O ASA demitiu (há poucos instantes) o técnico Edson Gaúcho.

Moisés Lima Neto assume o comando até o final do campeonato alagoano.



Presidente mexicano lança programa "Fome Zero" !!!

Com Lula, presidente mexicano lança programa inspirado no Fome Zero
Frédéric Saliba, da Cidade do México
Foto de Bernardo Montoya/Reuters
Enrique Peña Nieto (à dir.), atual presidente do México, ao lado do ex-presidente Lula. Imagem de 26/10/2011Enrique Peña Nieto (à dir.), atual presidente do México, ao lado do ex-presidente Lula. Imagem de 26/10/2011


É na pequena cidade indígena de Navenchauc, no Estado de Chiapas, no sul do México, que o presidente Enrique Peña Nieto dever lançar nesta sexta-feira (19), sua grande "cruzada contra a fome". Para essa ocasião, ele convidou o ex-chefe de Estado do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, ícone da luta contra a pobreza. Embora promissor --esse projeto interministerial--, que envolve o setor privado e a sociedade civil, provoca uma série de reservas.
"Não se trata de uma medida de assistência, mas de uma estratégia integral para os mais desfavorecidos", insistiu o presidente em 21 de janeiro em Chiapas, ao assinar o decreto de criação de sua cruzada. Três meses depois, o presidente volta ao Estado, um dos mais pobres do país, para dar o pontapé inicial nesse plano destinado a 7,4 milhões de mexicanos em 400 municípios "altamente marginalizados", dos quais 60% são indígenas.
Distribuição de alimentos, oficinas de formação em boa alimentação, acesso aos serviços de saúde e de educação, melhora da produção e da comercialização agrícolas... Medidas dotadas de um orçamento equivalente a 18 bilhões de euros, que visam principalmente erradicar a desnutrição infantil. Esse programa se inspira no plano brasileiro Fome Zero, lançado em 2003 pelo presidente Lula. "Hoje nós convidamos Lula porque o Fome Zero foi um sucesso", justificou a ministra mexicana do Desenvolvimento Social, Rosario Robles, que comanda o projeto.
A aposta é grande: 11 mil mexicanos morreram de fome em 2011, segundo o governo. A pobreza atinge cerca da metade da população. Para enfrentar esse desafio, todos os ministérios foram mobilizados, assim como os Estados e os municípios envolvidos. A sociedade civil não ficou fora. Um Conselho Nacional que reúne representantes do setor privado, ONGs, universidades, assim como os 31 governadores, além do prefeito da Cidade do México -- encarregado de orientar e avaliar o programa.
"Negócio da fome"
Em campo, projetos pilotos foram lançados no início de abril nos Estados de Tamaulipas (nordeste), Oaxaca (oeste) e Chihuahua (norte). Desde então, caravanas distribuem alimentos nos municípios mais pobres. Além disso, a campanha Sin Hambre (Sem Fome) propõe aos mexicanos que façam doações ou se mobilizem como voluntários a partir de um site, uma página no Facebook e um blog exclusivo.
Para reunir os alimentos necessários e distribui-los, o governo prevê a assinatura de acordos com 64 bancos alimentares e a central de abastecimento.
Mas o governo visa sobretudo as empresas. Em 8 de abril, o México anunciou a participação da PepsiCo, que contribuirá com o projeto elaborando um complemento alimentar sob a forma de bebidas lácteas e biscoitos, para as crianças e as mulheres grávidas. Quanto à Nestlé, o grupo oferecerá cursos para ensinar as mães de família a vender seus produtos. Ao todo, 60 fundações se associaram, entre elas a Walmart.
Entretanto, a iniciativa provoca críticas acirradas por parte de algumas ONGs: "A integração do setor privado corre o risco de transformar a cruzada em um verdadeiro negócio da fome, visando modificar os hábitos alimentares dos pobres a partir de produtos muito açucarados e salgados, enquanto os mexicanos já são vítimas de obesidade", denunciou Patti Rundall, diretora da ONG Baby Milk Action.
O governo também sofreu ataques políticos sobre sua escolha dos 400 municípios integrados ao programa, dentre os mais de 2.000 do país. A pedido de deputados do PAN (Partido da Ação Nacional, de direita), Marti Bartes, presidente do Morena (Movimento de Regeneração Nacional, de esquerda), denuncia "um projeto de cunho eleitoral nos municípios que terão eleições locais em 2013". Na terça-feira (16) ele anunciou o envio de uma carta a Lula para "adverti-lo de que o programa ao qual ele se associa trai a nação mexicana".

 

Fome Zero fracassou

E o economista Miguel Angel Corro explica que "o plano Fome Zero fracassou em reduzir a pobreza no Brasil. Lula o substituiu rapidamente, desta vez com grande sucesso, por uma série de programas sociais, entre eles o Bolsa Família, que concede aos pobres uma soma em dinheiro desde que eles enviem seus filhos à escola".
O número de famílias beneficiadas por essas bolsas aumentou de 3,6 milhões em 2003 para 13 milhões hoje. A aposta foi ganha: de 2003 a 2008 os brasileiros que sofriam de fome passaram de 12% para 4,8% da população.
Melhor, a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que ampliou o investimento social de seu antecessor, anunciou em fevereiro que 22 milhões de brasileiros saíram da pobreza em dois anos.
"Segundo o mesmo princípio, a cruzada de Peña Nieto não será suficiente se não for associada a outras medidas mais integrais, que geram a criação de empregos e de pequenas empresas", comenta Corro. "Ainda mais que os mexicanos que sofrem de problemas de nutrição são quase 30 milhões."
As críticas são rejeitadas em bloco por Robles, que afirma que "o plano está apenas em sua primeira fase e será objeto de uma avaliação permanente pela sociedade civil e por instituições independentes". E Cesar Duarte, governador do Estado de Chihuahua, que faz fronteira com os EUA, que tem 140 mil habitantes inscritos no programa, declara: "O que vai resolver a fundo o problema da fome será o desenvolvimento das estradas, da energia elétrica, das escolas e das atividades produtivas. Com isso também se reduzirá a emigração." Todo ano, cerca de 300 mil mexicanos atravessam ilegalmente para os EUA para fugir da miséria.
Helio Borba
desta manhã de sexta-feira, dia 19 abril, 2013