sábado, 31 de agosto de 2013

Eis...que de repente...!!!




Eis que surge de repente uma imagem BELA aos meus olhos:
meu primogênito FILHO e minha primogênita NETA.

Rodrigo para seu automóvel defronte minha morada e me faz FELIZ ao adentrar juntamente com a LARA BEATRIZ. Ela ao me vê riu e depois “quis” chorar estranhando a pessoa(eu) e o lugar(meu ap). Coloquei boné e blusa para acalmá-la. Mesmo assim ela não se sentiu “à vontade”. Fomos para o lado externo...e aí....ela gostou....E eu FELIZ – fiquei.
Afinal, estou “sempre” só (nunca SOZINHO, tá ?)
Brincamos no chão, ela “caminhando” EXUBERANTE e CHARMOSA, como é do seu “costume”.
SIMPLESMENTE BELA !!!
Por alguns instantes me senti um DEUS NEGRO com minha prole me fazendo FELIZ. É muito bom ser AVÔ...e da Lara é d+.

Muito obrigado Lisiane, Rodrigo pela BELA neta que me DERAM.
Estou chorando de emoção e de muita FELICIDADE por tê-los, SEMPRE, ao meu lado.

“me faz bem fazer parte da vida de vocês”

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Abominável", diz Lula, sobre vaia aos cubanos !!!




Escrito por Jussara Seixa



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem participou das comemorações dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores, se mostrou indignado com as agressões contra médicos cubanos, ocorridas em Fortaleza, na última segunda-feira. "Acho abominável um grupo de pessoas ir fazer protesto contra profissionais de outros países que fizeram um favor para nós, de vir aqui cobrir os lugares que os médicos brasileiros não querem ir", disse ele. O ex-presidente afirmou ainda que os médicos cubanos "fizeram um favor para nós, de cobrir um lugar para onde os brasileiros não querem ir. Imagine a grandeza da atitude humanitária dessas pessoas, que não vêm aqui para a Avenida Paulista, para a avenida Copacabana". Segundo ele, decisão do governo de trazer os cubanos merece aplausos. "Quero de público dizer que sou totalmente solidário à companheira Dilma e ao companheiro Padilha pela coragem de trazer os médicos para o Brasil". Sobre os problemas da saúde pública no país, ele responsabilizou o Congresso Nacional, pelo fim da CPMF. "A elite brasileira derrotou no primeiro ano do meu segundo mandato a CPMF, tirando R$ 50 bilhões por ano. Se tivessem feito um pouco de manifestação naquele momento, não teríamos perdido. Aquela cobrança era a forma mais eficiente de fiscalizar a sonegação." Ontem, no Twitter, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado eleito pelo PT, postou uma foto de uma manifestação de médicos brasileiros, em que questionava a atitude "mercenária". Uma médica exibia uma nota de R$ 100,00 e, segundo a postagem, havia dito que queria, sim, mais dinheiro.

Divulgue o Blog da Dilma nas Redes Sociais: http://blogdadilma.com/

O Poder Público, quando quer, faz ACONTECER !!!


Parabéns e palmas para a administração pública de nossa querida Arapiraca pela AÇÃO gigantesca de EVITAR proliferação de ratos, baratas e outros “do ramo” no centro da nossa cidade.
Refiro-me da jardinagem realizada na esquina das ruas Geraldo Lira e Delmiro Gouveia, nesta semana.
Este local era “depósito” de lixo de todos os tipos e qualidades diversas. A prefeitura, sabiamente e culturalmente eficaz, plantou árvores e gramas no local.
O meio ambiente e as pessoas SENSATAS agradecem pela GRANDE AÇÃO !!!
Ressalte-se que, mesmo tendo um servidor municipal nas imediações durante os períodos matutino e vespertino tentando evitar, pessoas de más índoles colocavam lixo lá.
Temos uma nova “VISTA” naquela esquina.

PARABÉNS PREFEITA CÉLIA ROCHA
@

TODA EQUIPE ADMINISTRATIVA !!!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Por Leonardo Boff !!!

A extrema arrogância do império


Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

O sequestro do presidente da Bolívia Evo Morales, impedindo que seu avião sobrevoasse o espaço europeu e a revelação da espionagem universal por parte dos órgãos de informação e controle do governo norte-americano (NSA) nos levam a refletir sobre um tema cultural de graves consequências: a arrogância. Os fatos referidos mostram a que nível chegou a arrogância dos europeus forçadamente alinhados aos EUA. Somente foi superada pela arrogância pessoal de Hitler e do nazismo. A arrogância é um tema central da reflexão grega de onde viemos. Modernamente, foi estudada com profundidade por um pensador italiano com formação em economia, sociologia e psicologia analítica, Luigi Zoja, cujo livro foi lançado no Brasil: "História da Arrogância” (Axis Mundi, São Paulo, 2000).

Neste livro denso, se faz a história da arrogância, nas culturas mundiais, especialmente na cultura ocidental. Os pensadores gregos (filósofos e dramaturgos) notaram que a racionalidade que se libertava do mito vinha habitada por um demônio que a levaria a conhecer e a desejar ilimitadamente, num processo sem fim. Essa energia tende a romper todos os limites e terminar na arrogância, no excesso e na desmedida, o verdadeiro pecado que os deuses castigavam impiedosamente. Foi chamada de hybris: o excesso em qualquer campo da vida humana e de Nêmeses o princípio divino que pune a arrogância.

O imperativo da Grécia antiga era méden ágan: "nada de excesso”. Tucídides fará Péricles, o genial político de Atenas, dizer: "amamos o belo; mas, com frugalidade; usamos a riqueza para empreendimentos ativos, sem ostentações inúteis; para ninguém a pobreza é vergonhosa, mas é vergonhoso não fazer o possível para superá-la”. Em tudo buscavam a justa medida e autocontenção.

A ética oriental, budista e hindu, pregava a imposição de limites ao desejo. O Tao Te King já sentenciava: "não há desgraça maior do que não saber se contentar” (cap.46); "teria sido melhor ter parado antes que o copo transbordasse” (cap.9).

A hybris-excesso-arrogância é o vício maior do poder, seja pessoal, seja de um grupo, de uma ideologia ou de um Império. Hoje essa arrogância ganha corpo no Império norte-americano que a todos submete e no ideal do crescimento ilimitado que subjaz à nossa cultura e à economia política.

Esse excesso-arrogância chegou, nos dias atuais, a uma culminância em duas frentes
: na vigilância ilimitada que consiste na capacidade de um poder imperial controlar, por sofisticada tecnologia cibernética, todas pessoas, violar os direitos de soberania de um país e o direito inalienável à privacidade pessoal. É um sinal de fraqueza e de medo, pois o Império não consegue mais convencer com argumentos e atrair por seus ideais. Então precisa usar a violência direta, a mentira, o desrespeito aos direitos e aos estatutos consagrados internacionalmente. Ou então as desculpas pífias e nada convincentes do Secretário de Estado norte-americano quando visitou, há dias, o Brasil. Segundo os grandes historiadores das culturas, Toynbee e Burckhard, estes são os sinais inequívocos da decadência irrefreável dos Impérios. Nada do que se funda sobre a injustiça, a mentira e a violação de direitos se sustenta. Chega o dia de sua verdade e de sua ruína. Mas ao afundarem causam estragos inimagináveis.

A segunda frente da hybris-excesso reside no sonho do crescimento ilimitado pela exploração desapiedada dos bens e serviços naturais. O Ocidente criou e exportou para todo mundo este tipo de crescimento, medido pela quantidade de bens materiais (PIB). Ele rompe com a lógica da natureza que sempre se autorregula mantendo a interdependência de todos com todos e a preservação da teia da vida. Assim uma árvore não cresce ilimitadamente até o céu; da mesma forma o ser humano conhece seus limites físicos e psíquicos. Mas esse projeto fez com que o ser humano impusesse à natureza a sua regulação arrogante que não quer reconhecer limites: assim consome até adoecer e, ao mesmo tempo procura a saúde total e a imortalidade biológica. Agora que os limites da Terra se fizeram sentir, pois se trata de um planeta pequeno e doente, força-o com novas tecnologias a produzir mais. A Terra se defende criando o aquecimento global com seus eventos extremos.

Com propriedade diz Soja: "o crescimento sem fim nada mais é que uma ingênua metáfora da imortalidade” (p.11). Samuel P. Huntington em seu discutido livro ‘O choque de Civilizações’ (Objetiva 1997) afirmava que a arrogância ocidental constitui "a mais perigosa fonte de instabilidade e de um possível conflito global num mundo multicivilizacional” (p.397).

Esta ultrapassagem de todos os limites é agravada pela ausência da razão sensível e cordial. Por ela lemos emotivamente os dados, escutamos atentamente as mensagens da natureza e percebemos o humano da história humana, dramática e esperançadora.  A aceitação dos limites nos torna humildes e conectados a todos os seres.
O Império norte-americano, por uma lógica própria da arrogância dominadora, se distancia de todos, cria desconfianças; mas, jamais amizade e admiração.

Termino com um conto de Leon Tolstoi no estilo de João Cabral de Mello Neto: De quanta terra precisa um homem? Um homem fez um pacto com o diabo: receberia toda a terra que conseguisse percorrer a pé. Começou a caminhar dia e noite, sem parar, de vale em vale, de monte em monte. Até que extenuado caiu morto. Comenta Tolstoi: se ele conhecesse seu limite
, entenderia que apenas uns metros lhe bastariam; mais do que isso não precisaria para ser sepultado.

Para serem admirados os EUA não precisariam mais do que seu próprio território e seu próprio povo. Não precisariam desconfiar de todos e bisbilhotar a vida de todo mundo.


Atenção: as palavras em destaques na cor vermelha e fundo amarelo, são deste BLOGUEIRO.

No (des)governo FHC a revista "óia" comemorou !!!

Do blog ComTextoLivre



Em 1999, no (des)governo FHC, a Veja comemorou a vinda dos “doutores de Cuba”

Acesse: http://fontelegitima.blogspot.com.br/2013/08/do-blog-comtextolivre.html

Faz o que digo, mas não faça o que FAÇO !!!


Filhos de presidente de sindicato do RS se formaram em Cuba

Em Porto Alegre 

 
Líder de uma entidade que tem se oposto à "importação" de médicos sem revalidação do diploma no Brasil, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, tem dois filhos, também médicos, formados em Cuba. Paulo Clemente de Argollo Mendes e Marco Antônio de Argollo Mendes cursaram medicina no Instituto Superior de Ciências Médicas de Camagüey entre 1997 e 2004 e estão registrados no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers).


A família não comenta o assunto em entrevistas, mas Argollo Mendes, o pai, em resposta a uma consulta da reportagem, emitiu nota na qual destaca que não há qualquer incoerência entre o discurso que faz e a formação dos filhos. "O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, faz questão de se pronunciar e reiterar que a sua posição pessoal e a do Simers são exatamente as mesmas das entidades médicas nacionais", diz o texto. "Seus filhos revalidaram o diploma no Brasil, tal como preconizam todas as entidades médicas".

Quando os irmãos Mendes foram estudar em Camagüey, um acordo entre Brasil e Cuba previa o registro automático dos diplomas de quem se formasse em universidade de um dos dois países. Quando voltaram, o pacto não vigorava mais. Havia sido extinto em 1999. Os dois médicos pediram a revalidação à Universidade Federal do Ceará (UFC) quando a instituição abriu edital para os interessados, em setembro de 2005.

A universidade informou nesta segunda-feira (26) que, diante da exigência que fez, de alguns complementos curriculares, os irmãos cursaram as disciplinas que faltavam na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e encaminharam o novo histórico escolar em agosto de 2008. Em setembro daquele ano tiveram seus diplomas validados no Brasil.

domingo, 25 de agosto de 2013

"Somos médicos por vocação, não nos interessa um salário, fazemos por amor", diz médico cubano !!!

                                                                                                divulgação



Trinta médicas e médicos cubanos desembarcaram na tarde de ontem no Aeroporto dos Guararapes, na cidade do recife, capital pernambucana e foram recebidos com aplausos entusiasmados pelo povo daquela cidade.

O médico Nelson Rodrigues, 45 anos, afirmou que "somos médicos por vocação, não nos interessa um salário, fazemos por amor". "Nossa motivação é a solidariedade", assegurou Milagros Cardenas Lopes, 61. As afirmações foram pelos primeiros médicos cubanos a desembarcarem em solo brasileiro, em entrevista, naquela tarde.

Aos questionamentos dos jornalistas sobre a informação de que os profissionais, contratados por meio de convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), só irão receber um porcentual de 25% a 40% do salário de R$ 10 mil a ser pago pelo governo brasileiro, a médica cubana Natasha Romero Sanches, 44 anos foi enfática ao afirmar que "viemos para ajudar, colaborar, complementar com os médicos brasileiros", destacou em resposta à suspeita de trabalho escravo. "O salário é suficiente".

Eles integram o grupo de 30 profissionais que ficaram no Recife. Saíram de Havana em um voo fretado, que trouxe os primeiros 200 médicos cubanos para trabalhar nos 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum profissional do Programa Mais Médicos. De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que os recebeu, este número pode chegar a quatro mil até dezembro.

Recepcionados de forma festiva, com faixas e gritos de boas vindas por vinte integrantes da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes), os médicos retribuíram a gentileza balançando as bandeiras do Brasil e de Cuba que traziam nas mãos. "Oh abre alas que os cubanos vão passar/ é mais saúde para a população/sejam bem vindos e a nossa gratidão" foi entoada pelos estudantes numa versão da música "Oh abre alas" de Chiquinha Gonzaga.

Na entrevista, realizada com quatro dos médicos, eles informaram que todos são especialistas em saúde da família e têm experiência de ajuda em outros países. Citaram Haiti, Venezuela, Paquistão, Guatemala e Honduras. Disseram que o curso de graduação de Medicina em Cuba é de seis anos e destacaram que lá eles têm tudo garantido - saúde e educação. "Nossas famílias estão seguras, com o necessário para viver", disse Natasha Romero Sanchez.

"Nós nos formamos com base na solidariedade e no humanismo", acrescentou ela, ao falar da alegria de estar no Brasil e poder "colaborar com o SUS". Ao seu ver, "o sistema de saúde brasileiro é desenvolvido".

Sobre a rejeição da classe médica brasileira à chegada dos estrangeiros isentos do exame para validar seus diplomas, ela destacou: "Não viemos mudar nenhum sistema social, viemos aprender com nossos colegas e poder ajudar o povo pobre com carência de atenção médica primária adequada".


Presidente estadual da UJS, Thiara Milhomem, 23 anos, afirmou que as mobilizações contrárias à vinda de profissionais estrangeiros pela classe médica brasileira "não deslegitima a vinda dos médicos". "A vinda deles não resolve o problema da saúde no Brasil, mas é um passo importante", afirmou.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

BOMBA! BOMBA ! ! !

SEXTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2013

Bomba! Reveladas as ARMAS que virão na bagagem dos médicos cubanos


Exclusivo: Reveladas as ARMAS que virão na bagagem dos médicos cubanos
Mario Lobato - Blog do Mario - 22/08/2013 



Os primeiros 400 médicos cubanos do programa Mais Médicos começarão na segunda-feira (26) Estes profissionais fazem parte de um grupo de 4.000 médicos cubanos que virão ao País.

O acordo foi firmado entre o governo brasileiro e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde)
Na imagem vemos AS ARMAS que serão trazidas pelos médicos guerrilheiros.
Fonte: http://saraiva13.blogspot.com.br/2013/08/bomba-reveladas-as-armas-que-virao-na.html


O SUPREMO JÁ TEVE CORAGEM !!!

Quem quis enforcar o Arraes ? A história não registra.


A pressão que a Globo Overseas exerce sobre o Supremo por causa do mensalão (o do PT) é menor do que a dos militares logo após a intervenção de 1964.

(O Conversa Afiada evita a expressão “ditadura” militar porque, no Brasil, até isso foi redefinido no PiG (*).)

Logo após 1964, chegou ao Supremo o pedido de habeas corpus do Governador de Pernambuco, Miguel Arraes, encarcerado em Fernando de Noronha.

A relatoria coube a Evandro Lins e Silva.

O grande presidente João Goulart – quem o matou ? Geisel ? – foi tão Republicano que nomeou Evandro e Hermes Lima para o Supremo.

Os militares cercaram, a paisana, a casa de Evandro em Brasília.

Hoje, os microfones da Globo Overseas também cercam os ministros do Supremo, mas com microfones encapuzados ou colonistas (**) togados.

Brasília era uma cidade sitiada pelos militares – como hoje é pela Globo Overseas.

Então, Brasília tinha muitos janguistas e juscelinistas, todos sob ameaça.

Evandro deu o habeas corpus a Arraes.

Os militares ameaçaram desrespeitar a decisão.

O presidente do Supremo, o conservador Ribeiro da Costa, foi outro corajoso: disse que, se a decisão Suprema não fosse respeitada, ele fechava a Corte e entregava a chave ao guarda na portaria.

Os militares se curvaram.

A Globo Overseas não se curvará, se Dirceu não for enforcado.

Arraes asilou-se na embaixada da Argélia, voltou ao Poder em Pernambuco, aliou-se a Lula e deixou uma descendência política que, hoje, o desmerece.

Todo livro de Historia registra o episódio e exalta Evandro e Ribeiro da Costa.

Os que queriam enforcar Arraes foram depositados numa anônima nota de pé de pagina.

Em tempo: como se sabe, os militares conviveram com Evandro e Hermes por um tempo. 

Ataulfo Merval de Paiva (***) não reconheceu a nomeação de Teori Zavascki, a tempo de votar a dosimetria, aquela que, a certa altura, o Ministro Barroso considerou “fora da curva”.

E Teori não conseguiu votar.

Os militares, para neutralizar Evandro e Hermes, aumentaram o número de cadeiras no Supremo e para lá mandaram dois liberais da UDN: Adauto Lucio Cardoso e Aliomar Baleeiro. 

Os liberais de então eram mais liberais que os de hoje.

E Adauto e Aliomar passaram a acompanhar os votos de Evandro e Hermes, de estatura jurídica que hoje, não se percebe no Supremo.

Por isso, os militares aposentaram Evandro e Hermes.

Quem os substituiu ?

A História não registra.

Não deixe de ler “Janio critica Barroso – ué, ele não é Juiz ?”.


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

(***) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia.E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.

Fonte: Blog Conversa Afiada do Jornalista Paulo Henrique Amorim http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/08/22/o-supremo-ja-teve-coragem/


MAIS MÉDICOS PARA O POVO !!!


Mais Médicos

Alheias a embate ideológico, pequenas cidades comemoram vinda de médicos cubanos

Entidades representativas da categoria apelam a 'trabalho escravo' e comunismo para se opor a chegada de profissionais, já a partir da próxima semana. Governo diz que questão é humanitária
por Nicolau Soares e Rodrigo Gomes, da RBA publicado 22/08/2013 18:05
0 Comments
DAVID FERNÁNDEZ/EFE
médicos cubanos
Profissionais cubanos atendem ao público em unidade de saúde de Caracas, na Venezuela
São Paulo – Secretários municipais de Saúde de cidades do Norte e Nordeste brasileiros estão animados com a possibilidade de a população receber atendimento médico por meio do programa federal Mais Médicos, independente da nacionalidade dos profissionais. Gestores públicos ouvidos pela reportagem da RBA destacam que o importante é a população ter acesso à atenção básica em saúde e apontam preocupações mais cotidianas e menos ideológicas sobre o processo. Os profissionais cubanos começam o atendimento às populações no próximo dia 16.
Segundo o Ministério da Saúde, os 400 médicos cubanos que atuarão na primeira etapa do programa, por meio de acordo firmado ontem (21) entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, serão direcionados aos 701 municípios que não despertaram o interesse de nenhum profissional inscrito, seja brasileiro, seja estrangeiro. A maioria das cidades (68%) apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país (IDH muito baixo e baixo) e 84% estão no interior do Norte e Nordeste em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza. Os demais 358 estrangeiros cadastrados no Mais Médicos vão para as cidades escolhidas no processo de inscrição no programa.
A secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes (PE), Geciane Paulino, afirma que já conhece e tem boas referências sobre o trabalho dos médicos cubanos. “Eu trabalhei em Cabo do Santo Agostinho (PE), de 2001 a 2004, e a experiencia lá foi muito positiva. Os médicos atendiam muito bem à população, que tinha um entrosamento muito grande com eles”, contou. Geciane considera que a reclamação das entidades médicas se pauta pela reserva de mercado. “Quem faz a gestão do SUS não pode ficar restrito à preocupação de uma categoria profissional. Temos que pensar em todos os brasileiros”, afirmou. O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena o programa avaliando que será uma tragédia.
Jaboatão dos Guararapes é uma cidade com 654 mil habitantes na região metropolitana de Recife, governada pelo prefeito tucano Elias Gomes. Apesar de ser uma cidade cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é alto (0,717), há desigualdade no atendimento entre as periferias e as regiões mais centrais, o que se espera ser corrigido com o Mais Médicos. “A região metropolitana tem muita infraestrutura em equipamentos de lazer e outras coisas, porém, Jaboatão é um município com sérios problemas. Os médicos virão atuar justamente nas áreas de favelas”, explicou Geciane.
O Mais Médicos foi alvo desde o começo de ataques das entidades de classe, que são contra a vinda de profissionais estrangeiros e argumentam que o mais relevante é garantir melhores condições de trabalho, e que não há déficit. Mas, segundo o ministério, o Brasil tem 1,8 médico por mil habitantes, enquanto na Argentina a proporção é 3,2; no Uruguai, 3,7; em Portugal, 3,9; e no Reino Unido, 2,7. A longo prazo, o programa federal prevê aumentar a formação de médicos, passando de 55 mil para 108 mil matrículas em quatro anos. A expectativa é criar 1.500 novos cursos em um total de 117 municípios atendidos por instituições particulares e públicas, 60 a mais do que o atual.
Após um recuo inicial, o governo acabou fechando convênio para trazer os profissionais de Cuba. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defendeu hoje a decisão. "Temos 700 municípios sem médico e extrema carência de médicos no interior do país", afirmou. Adams lembrou que o sistema já é praticado por Cuba em acordos com outras nações.
O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, também rebateu as críticas dos que veem o programa por um viés ideológico. “A ideia é atrair o médico que esteja disposto a trabalhar. Não há um viés ideológico, mas, ao contrário, um viés humanitário”. Patriota destacou que o acordo respeita regras internacionais. “É algo aceito internacionalmente, dentro das estratégias de saúde. O acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde garante que estamos procedendo dentro das melhores práticas”, afirmou.
Barreirinha, no Amazonas um dos municípios beneficiados pela medida, também celebrou o anúnio. A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Caldeira, disse que a gestão está ansiosa pela chegada dos profissionais. “Acreditamos que o programa tem grande possibilidade de dar certo no interior do Amazonas porque nossa necessidade é muito grande”, disse, apontando uma questão que deve ser considerada na escolha dos profissionais. “Para nós, a preocupação é com a comunicação entre médicos e as populações indígenas de nossa cidade”, completou. A cidade amazonense é administrada por Mecias Pereira Batista (PSD), tem 27 mil habitantes, possui IDH baixo (0,574) e fica na divisa com o Pará.
De onde quer que venham, os médicos serão bem recebidos em Cabixi (RO), segundo o secretário de Saúde, Wilson de Oliveira. Para ele, só interessa saber se o atendimento será bom. “Sempre se fica com o pé atrás sobre alguém que você não conhece, se vai ser bom, se vai ser ruim. Queremos que sejam pessoas que atendam bem à população e que conheçam os princípios da atenção básica. Se vão ser cubanos, paulistas ou gaúchos, não importa”, disse. A cidade, administrada pelo prefeito Izael Dias Moreira (PTB), tem 6 mil habitantes e uma área de pouco mais de um quilômetro quadrado. Cabixi tem IDH 0,65, considerado médio.
As três cidades citadas não foram selecionadas na primeira leva de cadastros do programa. No total se candidataram 1.618 profissionais, sendo 1.260 brasileiros e 358 estrangeiros. Como não houve interesse em 701 cidades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firmou o acordo com a Opas para a vinda dos 4 mil médicos cubanos. Os primeiros 400 chegam na próxima segunda-feira (26).
Segundo o ministério, os cubanos serão recebidos em Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Como os demais estrangeiros, ficarão em alojamentos militares e farão um curso preparatório de três semanas, até 13 de setembro, abrangendo língua portuguesa, funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e legislação. Eles farão avaliações de desempenho, além de visitar unidades de saúde nas cidades em que estiverem.

Manifestações favoráveis

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, é bastante objetivo no entendimento da vinda de médicos estrangeiros. “A partir do momento que os profissionais do mercado interno, formados em nossas universidades, não preencheram os postos do setor público para o atendimento básico à população no Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde, tendo sido aberto o edital para países estrangeiros com acompanhamento de universidades federais e do Ministério da Saúde, somos absolutamente favoráveis a que venham e deem o que a população pede e o que o sistema necessita”, afirmou.
Desmistificando as críticas de que o problema estaria na estrutura de atendimento e não na falta de profissionais, Nardi defendeu que esta não é uma ação isolada ou eleitoreira, como acusa o Conselho Federal de Medicina. "Há um programa de qualificação ou construção de novas UBS, para dar condições de ambiência e bom exercício profissional para médicos, dentistas, enfermeiros, todas as profissões da área de saúde. Fora recursos que foram investidos para as prefeituras equiparem e reformarem UBS pré-existentes."
Nardi também considera que não há necessidade de preocupação em reservar o mercado de trabalho aos profissionais brasileiros. “É importante lembrar que são profissionais que vão atuar exclusivamente na atenção básica, fazer promoção de saúde e prevenção de doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis. Não vão atuar em unidades de terapia intensiva ou como profissionais privados, o que, aí sim, ofereceria um risco econômico para a categoria médica”, explicou.
A prefeita de Guarujá (SP), Maria Antonieta de Brito (PMDB), rebateu as críticas contra a vinda de médicos estrangeiros com exemplo de sua própria cidade, durante audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, na manhã de hoje (22). “Eles possuem esta experiência de estar lá, onde há maior necessidade, e a capacidade de entender o outro, aquele que muitas vezes vem da lama, de chinelinho”, afirmou. A prefeita assegurou que eles possuem plena capacitação em atenção básica e grande compromisso no atendimento às pessoas mais pobres.
"O maior problema na área da saúde é, sim, a carência de médicos", disse o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, também presente à audiência. “Quando se pergunta ao cidadão, ele efetivamente responde e identifica como o maior problema a falta de médicos. Ele vai ao posto e encontra enfermeiros e outros profissionais, mas não encontra médicos disponíveis para atendê-lo na hora em que necessita”, reclamou.
Solla apontou ainda que dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde demonstram que está crescendo a diferença entre a oferta de vagas para médicos e a quantidade de profissionais empregados. Em 2010, havia 2,6 postos de trabalho por profissional. Hoje essa relação é de três vagas para cada médico.
A polaridade estabelecida no debate sobre o tema é uma distorção da essência da questão, segundo a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. “É um direito de cidadania da população brasileira e isso custou alto para a sociedade, que sempre teve seus direitos negados pelo Estado, principalmente na saúde”, afirmou. E prosseguiu no que acredita ser uma das fontes do problema: “O país precisa interiorizar políticas públicas focadas no fim das desigualdades regionais, porque muita gente sai do campo e das florestas para as cidades exatamente por não haver uma descentralização no desenvolvimento”, disse.
                            Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/saude/

Por Hélio Borba !!!



O ministro Luís Roberto Barroso, o mais novo membro do Supremo Tribunal Federal, disse que "se estivesse julgando pela primeira vez", mudaria a situação de vários réus.
Barroso disse não concordar com algumas condenações, mas, como não atuou na primeira etapa do julgamento, não acha correto votar sobre o mérito nesta fase de recursos.
Resumindo: Tô me lixando para os réus, eles que se danem, eu quero é rosetar. Viva a Justiça Corrupta brasileira.



Postado por Helio Borba, no Blog APOSENTADO INVOCADO !!!

BLOG DO SARAIVA !!!

A estreia de Luiz Roberto Barroso - "Haverá um Barroso antes e outro depois de empossado?" - "Ou seja, se é injusta a sentença ele está se lixando porque chegou depois..."



Enviado por luisnassif, 
Autor: Luis Nassif

Deixo para os amigos juristas explicarem.
Antes da posse, o Ministro Luiz Roberto Barroso analisou a AP 470 como ponto fora da curva, devido à severidade das penas e à falta de atenção para com os direitos individuais dos réus.

Em evento da OAB, fez um enorme elogio à coragem de Ricardo Lewandowski de ser uma voz solitária contra o efeito-manada.

Em sua primeira intervenção no julgamento, no entanto, fez uma longa peroração condenando as manobras protelatórias de quem pediu os embargos, como se o julgamento fosse normal, corriqueiro, com os réus tendo direito a um segundo juizo.

Na sua primeira intervenção na corte, fez sociologia de irmão da estrada, com as alusões à "esperteza" dos brasileiros. 

Haverá um Barroso antes e outro depois de empossado? A esperteza macunaímica do brasileiro terá se imposto? Falando na sequencia de Celso e Marco Aurélio de Mello, sequer tangenciou a defesa de Lewandowski.



Enviado por luisnassif, qui, 22/08/2013 - 08:30
Por mutema

Comentário ao post "A estreia de Luiz Roberto Barroso"
Ele não votou a favor da tese, por entender que é questão aprovada quando ele ainda não tinha chegado ao tribunal, e não pretender "achar que a sessão começa quando ele chega".
Ou seja, se é injusta a sentença ele está se lixando porque chegou depois...
Eu me pergunto, para que ele está lá? Não é para fazer justiça? Não é para corrigir o que está errado?
Ele argumentou também: "teríamos que reabrir o processo". Então ele quer deixar uma sentença, seja de condenação ou de absolvição, prevalecer apesar de lhe parecer errada, contanto que não se reabra o processo? É para isso que temos um juiz? 
Para finalizar as palavras de Ruy Barbosa em 1917, mas que ainda são atualíssimas:
"Pois, se a toga do magistrado não se deslustra, retratando-se dos seus despachos e sentenças, antes se relustra, desdizendo-se do sentenciado ou resolvido, quando se lhe antolha claro o engano, em que laborava, ou a injustiça, que cometeu, não compreendemos que caiba no senso comum dar em rosto a um jurista, ou a um advogado com o repúdio de uma opinião outrora abraçada."


Enviado por luisnassif, qui, 22/08/2013 - 09:00
Por Edú Pessoa


Comentário ao post "
A estreia de Luiz Roberto Barroso"

Não quero ser nem pessimista de menos, nem otimista de mais, mas creio que Luís Roberto Barroso mostrará melhor seu "arsenal" jurídico durante a análise dos embargos infringentes. Ainda que ele tenha errado em não declarar as obscuridades do processo, assunto este que deve tratado nos embargos de declaração, Barroso se alinhará com Lewandowski durante os embargos infringentes.

Os embargos infringentes vão além da mera eliminação de contradição e/ou obscuridade, mas para discutir decisões desfavoráveis ao réu e que não foram unanimidade no Tribunal. Aí sim é que veremos que fecha com Barbosa e quem não fecha: nos embargos infringentes. Além disso, eevemos esperar o posicionamento do ministro nos processos de Genoíno, Dirceu, Pizzolato e João Paulo Cunha.

Nessa ocasião é que veremos se Dilma fez ou boa nomeação ou não - podemos incluir o Zavascki também! Por enquanto não dá nem para dizer que Barroso não foi ousado e nem que ele também "arregou". O desafio da análise está posto no ar.