sábado, 30 de junho de 2012

Elite paulista NOJENTA !!!

O dedo do Lula


 

A sociedade brasileira teve sempre a discriminação como um dos seus pilares. A escravidão, que desqualificava, ao mesmo tempo, os negros e o trabalho – atividade de uma raça considerada inferior – foi constitutiva do Brasil, como economia, como estratificação social e como ideologia.

Uma sociedade que nunca foi majoritariamente branca, teve sempre como ideologia dominante a da elite branca, Sempre presidiram o país, ocuparam os cargos mais importantes nas FFAA, nos bancos, nos ministérios, na direção das grandes empresas, na mídia, na direção dos clubes – em todos os lugares em que se concentra o poder na sociedade, estiveram sempre os brancos.

A elite paulista representa melhor do que qualquer outro setor, esse ranço racista. Nunca assimilaram a Revolução de 30, menos ainda o governo do Getúlio. Foram derrotados sistematicamente pelo Getúlio e pelos candidatos que ele apoiou. Atribuíam essa derrota aos “marmiteiros”- expressão depreciativa que a direita tinha para os trabalhadores, uma forma explicita de preconceito de classe.

A ideologia separatista de 1932 – que considerava São Paulo “a locomotiva da nação”, o setor dinâmico e trabalhador, que arrastava os vagões preguiçosos e atrasados dos outros estados – nunca deixou de ser o sentimento dominante da elite paulista em relação ao resto do Brasil. Os trabalhadores imigrantes, que construíram a riqueza de São Paulo, eram todos “baianos” ou “cabeças chatas, trabalhadores que sobreviviam morando nas construções – como o personagem que comia gilete, da música do Vinicius e do Carlos Lira, cantada pelo Ari Toledo, com o sugestivo nome de pau-de-arara, outra denominação para os imigrantes nordestinos em São Paulo.
A elite paulista foi protagonista essencial nas marchas das senhoras com a igreja e a mídia, que prepararam o clima para o golpe militar e o apoiaram, incluindo o mesmo tipo de campanha de 1932, com doações de joias e outros bens para a “salvação do Brasil”- de que os militares da ditadura eram os agentes salvadores.

Terminada a ditadura, tiveram que conviver com o Lula como líder popular e o Partido dos Trabalhadores, para o qual canalizaram seu ódio de classe e seu racismo. Lula é o personagem preferencial desses sentimentos, porque sintetiza os aspectos que a elite paulista mais detesta: nordestino, não branco, operário, esquerdista, líder popular.

Não bastasse sua imagem de nordestino, de trabalhador, sua linguagem, seu caráter, está sua mão: Lula perdeu um dedo não em um jet-sky, mas na máquina, como operário metalúrgico, em um dos tantos acidentes de trabalho cotidianos, produto da super exploração dos trabalhadores. O dedo de uma mão de operário, acostumado a produzir, a trabalhar na máquina, a viver do seu próprio trabalho, a lutar, a resistir, a organizar os trabalhadores, a batalhar por seus interesses. Está inscrito no corpo do Lula, nos seus gestos, nas suas mãos, sua origem de classe. É insuportável para o racismo da elite paulista.

Essa elite racista teve que conviver com o sucesso dos governos Lula, depois do fracasso do seu queridinho – FHC, que saiu enxotado da presidência – e da sua sucessora, a Dilma. Tem que conviver com a ascensão social dos trabalhadores, dos nordestinos, dos não brancos, da vitória da esquerda, do PT, do Lula, do povo.

O ódio a Lula é um ódio de classe, vem do profundo da burguesia paulista e de setores de classe média que assumem os valores dessa burguesia. O anti-petismo é expressão disso. Os tucanos são sua representação política.
Da discriminação, do racismo, do pânico diante das ascensão das classes populares, do seu desalojo da direção do Estado, que sempre tinham exercido sem contrapontos. Os Cansei, a mídia paulista, os moradores dos Jardins, os adeptos do FHC, do Serra, do Gilmar, dos otavinhos – derrotados, desesperados, racistas, decadentes.
por Emir Sader (grifos em vermelho são meus)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prefeito de Maceió DESCARTARIA participar de solenidade !

Com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, o governo federal apresentou na manhã de ontem, 27, em Maceió, capital alagoana, o programa “Brasil Mais Seguro”, que tem como objetivo a prevenção e redução dos índices de homicídio no estado, considerado o mais violento do país, segundo o Mapa da Violência elaborado pelo Ministério da Justiça com base no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP),não PRETENDIA participar da solenidade do programa no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Almeida (na foto de camisa listrada junto com o Téo) não iria participar até que membros do Partido dos Trabalhadores-PT de Maceió “forçaram” a barra, pois o prefeito não queria(?) encontrar-se com o governa-DOR de Alagoas, o Téo Vilela, antes seu AMIGO/amiguíssimo/do/peito.

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) informou que um grupo de petistas alagoanos precisou ligar do gabinete da secretária Regina Miki, em Brasília, para conquistar o apoio do prefeito ao projeto. Só após este telefonema, a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) conseguiu garantir uma audiência na prefeitura e a presença de Almeida na solenidade de ontem.

Antes do término da solenidade, o prefeito Almeida retirou-se para inaugurar o shopping popular.

O evento no Centro de Convenções foi tão concorrido que dezenas de autoridades ficaram no auditório lotado. Entre eles, os convidados da primeira fila perceberam que não tinham ocupado um lugar nem “tão vip assim” quanto pensavam. Foi o caso do deputado estadual Inácio Loiola (PSDB), do desembargador Tutmés Airan e da comitiva do PT, que tiveram toda a visão do palco tomada por fotógrafos e cinegrafistas que cobriam o evento.




Cáceres é cidade tombada, AGORA !!!


Na terça-feira, 26, o Ministério da Cultura – MinC, através da portaria nº 85 publicou no Diário Oficial da União (DOU), a homologação como patrimônio cultural brasileiro a cidade de Cáceres no estado de Mato Grosso.

Cáceres localiza-se há cerca de 225 km a oeste da capital mato-grossense, Cuiabá, na fronteira com a Bolívia. A aprovação como patrimônio cultural foi realizada pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em dezembro de 2010. 

No processo de tombamento foram destacados os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos de Cáceres. Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas e sua ligação com a então capitania de São Paulo, por meio do rio Paraguai. 

O município é, ainda, testemunho vivo do intercâmbio entre os processos naturais e sociais, em que o Rio Paraguai (conforme foto acima) se destaca na configuração do sítio urbano e como principal elemento que marca e interage com a paisagem urbana. 

Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas e sua ligação com a então capitania de São Paulo, por meio do rio Paraguai. O município é, ainda, testemunho vivo do intercâmbio entre os processos naturais e sociais, em que o Rio Paraguai se destaca na configuração do sítio urbano e como principal elemento que marca e interage com a paisagem urbana.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Colunista da Folha é condenado por tortura e assassinato

Nesta quarta-feira o coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar uma indenização de R$100 mil à família do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto sob tortura em 1971 nas dependências do Doi-Codi. O Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, comenta a decisão: “É uma vitória contra a transição imposta pela ditadura que pretendia gerar esquecimento e impunidade.”

A juíza Claudia de Lima Menge sentenciou que o jornalista foi torturado e assassinado e não atropelado, conforme constava nos documentos mentirosos da ditadura militar.

Em texto exemplar, Menge destaca a crueldade do réu no comando ou na prática da tortura nas dependências do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura que o Coronel dirigia na época.

Por e-mail, com exclusividade para o Vermelho, o Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, comenta a decisão: “A verdade e a justiça são indissociáveis e complementares. A decisão é uma vitória contra a transição imposta pela ditadura que pretendia gerar esquecimento e impunidade.”

Abrão, também presidente da Comissão de Anistia, destaca ainda que “a lei de anistia, mesmo se concebida como válida e legítima, tem efeitos jurídicos estritamente penais e não há óbice para o exercício da justiça na esfera civil.”
Fonte: Blog da Dilma

UNEAL ganha terreno para o Campus I






Projeto segue para a Câmara dos Vereadores para aprovação


O Campus I da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, em Arapiraca, comemora mais um passo rumo à construção do seu prédio próprio. Na segunda-feira, 25, o reitor da instituição, o Professor Msc, Jairo José Campos da Costa(no centro da foto), recebeu prefeito do município Luciano Barbosa(PMDB - esquerda do Reitor), o termo de doação do terreno, próximo ao Lago da Perucaba onde serão instaladas as dependências do Campus.
Durante a solenidade, professores, estudantes e técnico-administrativos da instituição falaram da importância da doação para a consolidação da UNEAL no interior. “Hoje é um dia histórico para a UNEAL, pois um sonho, no qual a comunidade acadêmica acreditou, está sendo realizado”, disse o presidente do Sindicato dos Docentes da UNEAL, professor Washington Viana.
Os estudantes presentes destacaram que este é mais um começo para a Universidade. “Este é o primeiro passo. Garantimos o terreno, mas a luta começa agora”, ressaltou o representante do Diretório Central dos Estudantes, Ricardo Ferreira.

O vice-reitor, professor Clébio Correia(na foto, de terno), lembrou que este ano a UNEAL tem avançado em suas demandas. Além do terreno em Arapiraca, o Campus V de União dos Palmares também vai poder ter sua sede própria, uma vez que serão destinados R$ 2 milhões para as obras da unidade que já recebeu um terreno da prefeitura local.

Para o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), colaborar com a expansão da educação em Arapiraca é a base para o desenvolvimento do município. “Todas as oportunidades que tive na vida, eu só as tive por causa da Educação”, afirmou.
Já o Reitor Jairo José Campos da Costa anunciou, durante a solenidade, que a UNEAL irá receber uma emenda parlamentar no valor de R$ 12 milhões da deputada federal Célia Rocha (PTB) destinada à construção do prédio do Campus I. “Precisamos correr com os projetos de engenharia e arquitetura”, disse. Jairo Campos solicitou à diretoria do Campus I para mobilizar a comunidade acadêmica para a elaboração de uma proposta de estrutura do futuro espaço físico da unidade. “Precisamos fazer esta universidade do tamanho de Arapiraca. ‘Iremos avançar a passos largos”, enfatizou.

































BESSINHA SABE DAS COISAS DA AMÉRICA LATINA !!!

CHARGE DO BESSINHA

terça-feira, 26 de junho de 2012

Saiu programação do 22º FIG !!!



QUINTA dia 12
Homenagem a Gonzagão
Mourinha do Forró
Família Gonzaga
Elba Ramalho
Dominguinhos
Projeto Viva Gonzagão



SEXTA dia 13
Escravo
Bixiga 70
Zélia Duncan
Zizi Possi



SÁBADO dia 14
Hercinho
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Academia da Berlinda
Roberta Miranda
Alcione



DOMINGO dia 15
La Pietá
Neli Lisboa
Siba Lira
Jorge Vercillo


SEGUNDA dia 16
Lucas Notaro e os Corajosos
Di Mello e Madeira de Lei
Mombojó
China
Roberta Sá


TERÇA dia 17
Rogério e os Cabra
Maciel Salu
Herbert Lucena
Lula Queiroga
Renato Teixeira
Xangai Maciel Melo

QUARTA dia 18
Karla Rafaella
Karina Spinelli
Perícles
Fundo de Quintal
 
QUINTA dia 19
Banda Flash
Volver
Ortinho
Reginaldo Rossi
Erasmo Carlos

SEXTA dia 20
Lux Time
Antúlio Madureira
Marcelo Jeneci
Lenine
Milton Nascimento


SÁBADO dia 21
Andrea Amorim
Edgar Scandurra
Ney Matogrosso
Lulu Santos

Curiosidade Arapiraquense !!!



Você sabia que o Restaurante Popular Alonso de Abreu Pereira, o Jerimum, em Arapiraca, interior do estado de Alagoas, oferece mil refeições diariamente, de segunda-feira à sexta-feira? 

O valor é de R$ 2,00

O início da “comelança” é a partir das 11h.

 

Golpe que derrubou Lugo leva MERCOSUL e UNASUL a suspenderem o Paraguai


ImageAgiram rápido e estão no caminho certo o Brasil e as demais nações sul-americanas que, diante da "ruptura da ordem democrática no Paraguai", conforme a justificativa que apresentaram, suspenderam o país dos dois foros multilaterais mais importantes do continente, o MERCOSUL e a União das Nações da América do Sul (UNASUL).

A suspensão do Paraguai do MERCOSUL será chancelada sexta-feira, 29, no encerramento da reunião de cúpula de presidentes do bloco que se inicia esta semana em Mendoza (Argentina). A suspensão foi anunciada pelo governo argentino, que ocupa a presidência rotativa do MERCOSUL, em nota de seu Ministério de Relações Exteriores.

Já na UNASUL, a suspensão será oficializada amanhã) na cúpula presidencial da organização em Lima (PERU), convocada para analisar a crise no Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo.

Suspensão, também, do Sistema de Integração Centro-americano


A decisão de excluir o Paraguai dos dois organismos vale até as eleições de abril do próximo ano no país - que elege um novo presidente da República - se estas obedecerem a normas democráticas. Decorre do impeachment do presidente Lugo, que teve o mandato cassado na 6ª feira pp, sem direito de defesa em um processo sumário de cerca de 30 horas.

Também no fim de semana (ontem), o presidente de El Salvador, Maurício Funes, divulgou nota condenando o golpe no Paraguai, e instou os países membros do Sistema de Integração Centro-americano (SICA) a assumir “uma posição na mesma linha”.

Funes propôs que a deposição do presidente Lugo faça parte da pauta da cúpula que o órgão multilateral terá na próxima 6ª feira, em Tegucigalpa, capital de Honduras, que detém a presidência temporária do órgão.


Presidenta Dilma apoia suspensões

Conforme a nota do Palácio de San Martin, chancelaria argentina, o país e mais o Brasil, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru decidiram de forma conjunta suspender a participação do Paraguai na reunião de presidentes do continente, que teve início no dia de ontem, 25, em Mendoza.

A iniciativa foi apoiada pelo governo brasileiro e pela presidenta Dilma Rousseff. Desde o primeiro momento do golpe relâmpago que derrubou Lugo no último dia 22, o presidente constitucional Fernando Lugo, a presidenta lembrava a impossibilidade de o Paraguai permanecer nos dois blocos, dada a cláusula destes de exigência de respeito à democracia.

Uma das primeiras consequências para o governo dos golpistas é que o Paraguai, se não sofrer restrição total, sofrerá uma redução nos investimentos no país. A Venezuela já suspendeu o fornecimento de petróleo ao país. No domingo (24) o presidente Hugo Chávez ordenou a retirada do embaixador em Assunção, José Franciso Javier Arrué, e a interrupção do envio de petróleo. "Nós não vamos apoiar de forma alguma esse golpe de Estado", afirmou Chávez.
Fonte: Blog do Zé Dirceu com montagem deste blogueiro

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Presidente LUGO !


Presidente Lugo surge em manifestação e alerta para volta da ditadura no Paraguai

Presidente cassado disse que líderes do Brasil, Argentina e Uruguai são amigos e que aceitou o veredicto do Congresso para evitar violência

Centenas de manifestantes que se reuniram em frente a TV Pública do Paraguai, protestando sobre a suposta censura que a emissora teria sofrido, foram surpreendidos pela repentina aparição do ex-presidente Fernando Lugo, que sofreu um impeachment decidido em pouco mais de 24 horas.
Segundo informações do jornal paraguaio ABC, em meio a seguidores e flashes de câmeras, por volta de 0h15 (1h, em Brasília), Lugo fez um discurso.
"Aceitei o veredicto injusto daquele parlamento pela paz e pela não violência", afirmou o ex-bispo, acrescentando que tinha informação de que um grupo preparava algo parecido com o ocorrido em 1999, quando sete jovens foram mortos por atiradores no Congresso, episódio que ficou conhecido como "março paraguaio".

 

Lugo disse que os presidentes de Brasil, Argentina e Uruguai são amigos do Paraguai e alertou para o "retorno da ditadura" no país. "A comunidade internacional vê com objetividade e serenidade o processo aqui no Paraguai. Vocês têm noção de que nossos amigos, os presidentes do Brasil, da Argentina, do Uruguai, estão retirando seus embaixadores daqui", disse o ex-presidente.
"Mesmo o Paraguai sendo um país mediterrâneo, o governo está ilhando o nosso país. Eles serão responsáveis pela pobreza e pelo retorno da ditadura ao Paraguai."
O presidente cassado reafirmou que não apesar de se retirar da presidência, não renunciaria como cidadão paraguaio. "Eu sou um cidadão comum que foi honrado por decisão popular, no dia 20 de abril de 2008. Os órfãos do futuro, os órfãos da democracia, os órfãos da cidadania mudaram a vontade do povo."
Ele afirmou também que, uma vez que a nação "pede" que seja feita uma greve pacífica, ele, como cidadão paraguaio vai se juntar a essa greve.
 

domingo, 24 de junho de 2012

fulô de letinha e de aermerson !!!

NÃO TENHO VERGONHA DE SER NORDESTINO !

___ Cultivado entre os cascalhos do chão seco e as cercas de aveloz que se perdem no horizonte, cresceu, forte e robusto, o meu orgulho de pertencer a esse pedaço de terra chamado NORDESTE.
___SOU NORDESTINO. Nascí e me criei no coração do sertão paraibano, pegando boi brabo, pescando de anzol, caçando de baladeira,comendo goiaba do pé e diepertando com o primeiro canto do galo, para, ainda com os olhos tapados de remela, desabar pro curral e esperar pacientemente, o vaqueiro encher o meu copo de leite, morninho e espumante, direto das tetas da vaca para o meu bucho.
___SOU NORDESTINO. Falo oxente, vôte e danou-se. Vige, credo e lascou-se! Proseio com minha língua ligeira, que engole sílabas e atropela a ortoépia das palavras. O meu falar é o mais fiel retrato. Os amigos acham até engraçado e dizem sempre que eu “saí do mato, más o mato não saiu de mim”. Não saiu mesmo! E olhe: acho que não vai sair é nunca!
___SOU NORDESTINO. Lambo os beiços quando me deparo com uma mesa farta, atarracada de comida. Pirão, arroz-de-festa, galinha de capoeira, feijão de arranca, buchada, carne de sol...E mais uma ruma de comida boa, daquela que quando a gente termina de engolir, o suor já está pingando pelos quatro cantos. E depois ainda me sirvo de um bom pedaço de rapadura ou uma cumbuca de doce de mamão, que é pra adoçar a língua. E no outro dia de manhãzinha, me esbaldo na coalhada, no cuscuz, na tapioca, no queijo de coalho, no bolo de mandioca, na tigela de umbuzada, no orêa de pau com café torrado em casa!
___SOU NORDESTINO. Choro quando escuto a voz de LUIZ GONZAGA ecoar no teatro de minha memória. De suas músicas guardo as mais belas recordações. As paisagens, os bichos, os personagens, a fé e a indignação com que ele costurava as suas cantigas e que também são minhas. Também estavam (e estão) presentes em todos os meus momentos, pois foi em sua obra que se firmou a identidade cultural.
___SOU NORDESTINO. Me emociono quando assisto um procissão e observo aqueles rostos sofridos, curtidos do sol do meu povo. Tudo é belo neste ritual. A ladainha, o cheiro de incenso. Os pés discalços , o véu sobre a cabeça, o terço entre os dedos. O som dos sinos repicando na torre da igreja. A grandeza de uma fé que não se abala.
___SOU NORDESTINO. Gosto de me lascar numa farra boa ao som do xote ou do baião. Sacolejo e me pergunto: pra que mais instrumentos nesse grupo além da sanfona, do triangulo e da zabumba? No máximo, um pandeiro ou uma rabeca. Más dançar ao som desse trio é bom de mais. E fico nesse rela-bucho até o dia amanhecer, sem ver o tempo passar e tampouco sentir os quartos se arriando, as canelas se tremelicando, o espinhaço se quebrando e os pés se queimando em brasa. Ô negócio bom da gota!
___SOU NORDESTINO. Admiro e me emociono com a minha arte, com O IMPROVISO DO POETA POPULAR, CANTADOR REPENTISTA, com a beleza da banda de pífanos, com o colorido do pastoril, com a pegada forte do côco-de-roda, com a alegria da quadrilha junina. O artista nordestino é um herói, e nos cordéis do tempo se registra a sua história!
___SOU NORDESTINO. E não existe música mais bonita para os meus ouvidos do que a tocada por São Pedro, quando ele se invoca e mete a mãozona nos zabumbas lá do Céu, fazendo uma trovoada bonita que se alastra pelo sertão, clareando o mundo e inundando de esperança o coração do matuto. A chuva é bendita.
___SOU NORDESTINO. Sou apaixonado pela minha terra, pela minha cultura,pelos meus costumes, pela minha arte, pela minha gente. Só não sou apaixonado por uma pequena parcela dessa mesma gente que se enche de poderes e promete resolver os problemas de seu povo, mentindo, enganando, ludríbiando, apostando no analfabetismo de quem lhe pôs no poder, tirando proveito da seca e da miséria para continuar enchendo os próprios bolsos de dinheiro.
___Más, apesar de tudo, eu sou NORDESTINO, e tenho orgulho disso. Não me envergonho da minha história , na disfarço o meu sotaque, não escondo as minhas origens. Eu sou tudo o que escrevi, sou a dor e alegria dessa terra. E tenho pena, muita pena dos tantos nordestinos, que vejo por aí, imitando chiados e fechando vogais, envergonhados de sua NORDESTINIDADE. Para eles, ofereço estas linhas.
ELIZEU MENESES   
18/06/2012.
O Elizeu é empresário de OS NONATOS

Prêmio Contigo! MPB Brasil de Música

Palmolive Naturals será a patrocinadora master do 1º Prêmio Contigo! MPB Brasil de Música

Feras da MPB brasileira como Martinho da Vila, Ney Matogrosso, Criolo, Gal Costa, Marisa Monte, Chico Buarque e Caetano Veloso disputam o primeiro prêmio Contigo ! MPB Brasil de Música.  

A Palmolive Naturals adquiriu o patrocínio master da cerimônia de premiação.
Idealizadora de três grandes prêmios nacionais para TV, Cinema e Teatro – a marca CONTIGO! lança o 1º PRÊMIO CONTIGO! MPB BRASIL DE MÚSICA. A cota master acaba de ser adquirida pela Palmolive Naturals, mas há cotas de apoio ainda disponíveis para marcas interessadas.

O evento acontecerá no dia 23 de julho, no Miranda no Complexo Lagoon, na cidade do Rio de Janeiro e será realizado em parceria com a rádio carioca MPB FM. O troféu é disputado por 559 indicados com trabalhos lançados entre abril de 2011 e abril de 2012, em 11 categorias. O júri do prêmio é formado por Luiz Gleiser (TV Globo, diretor artístico do programa Som Brasil), João Paulo Cuenca (escritor), Fernando Mansur (MPB FM), Liminha (produtor musical), Andreas Kisser (músico), Daniel Ganjaman (músico), Marcelo Castello Branco (mercado fonográfico), Luiz Oscar Niemeyer (produtor de eventos) e Sérgio Martins (jornalista, Editora Abril).
Álbum MPB:
“O que você quer saber de verdade”, de Marisa Monte l Produção: Marisa Monte e Dadi Carvalho
“Recanto”, de Gal Costa l Produção: Caetano Veloso e Moreno Veloso
“Chão”, Lenine l Produção: Lenine, Bruno Giorgi e Jr. Tostoi
“Mais uma página”, de Maria Gadú l Produção: Rodrigo Vidal
“Música para churrasco – Volume 1 l Produção: Seu Jorge
Álbum Independente:
“Canções de Apartamento”, de Cícero l Produção: Cícero l Bruno Schuldz
“O Deus que devasta mas também cura”, de Lucas Santtana l Produção: Lucas Santanna e Chico Neves
“Kitshpopcult”, de Felipe Cordeiro l Produção: André Abujamra, Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro
“Sou suspeita estou sujeita não sou santa”, de Anelis Assunção l Produção: Anelis Assunção e Zé Nigro
“Bixiga 70”, de Bixiga 70 l Produção: Victor Rice, Décio 7, Cris Scabello e Maurício Fleury

Álbum Samba:
“Nosso samba tá na rua”, de Beth Carvalho l Produção: Rildo Hora
“Lambendo a cria”, de Martinho da Vila l Produção: Martinho da Vila
“Duas faces – Ao vivo na Mangueira”, Alcione l Produção: Alexandre Menezes
“Batuques e romances”, de Arlindo Cruz l Produção: Leandro Sapucay
“Trilhos / Terra firme”, de Casuarina l Produção: Rodrigo Campello
Álbum Pop/Rock:
Agridoce - Pitty / Martin l Produção: Rafael Ramos
Nó na orelha - Criolo l Produção: Daniel Ganjaman e Dudu Marote
As novas lendas da etnia Toshi Babaa - Mundo Livre S/A l Produção: Mundo Livre e Dudu Marote
Quinze - Jota Quest l Produção: Dudu Marote
Doozicabraba e a revolução silenciosa - Emicida l Produção: Emicida e K-Salaam & Beatnick

Melhor cantora:
Marisa Monte
Maria Gadú
Mart´nália
Ana Carolina
Alcione

Melhor cantor:

Criolo
Seu Jorge
Lenine
Filipe Catto
Ney Matogrosso

Melhor Música:

Ainda Bem – Composição: Marisa Monte e Arnaldo Antunes l Intérprete: Marisa Monte
A doida – Composição: Seu Jorge, Leandro Fab e Pretinho da Serrinha l Intérprete: Seu Jorge
Reza – Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho l Intérprete: Rita Lee
Não existe amor em SP – Composição: Criolo l Intérprete: Criolo
Namora comigo – Composição: Paulinho Moska l Intérprete: Mart´nália
Melhor DVD:
Caetano Veloso + Maria Gadú – (Multishow ao vivo)
Jota Quest – (Folia e caos)
Erasmo Carlos – (50 anos na estrada)
Djavan – (Ária ao vivo)
Zeca Pagodinho – (Quintal do Zeca)

Melhor Instrumentista:
Pretinho da Serrinha (Seu Jorge)
Wilson das Neves (Chico Buarque)
Dadi Carvalho (Marisa Monte)
Davi Moraes (Adriana Calcanhotto)
Martin (Pitty)

Categoria Top Digital:
Chico Buarque - Lançamento web CD Chico.
Marisa Monte- Lançamento web Clipe “Ainda Bem” (com Anderson Silva)
Paralamas do Sucesso – Show “Selvagem” – 29/10 Circo Voador (“Queremos/Crowdfunding”) Preta Gil – Redes sociais
Leoni – Site e redes sociais

Categoria Projetos Especiais:
Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo (Especial Final de Ano – TV Globo)
Pitty/Martin (Agridoce)
Chitãozinho e Xororó Sinfônico (Chitãozinho e Xororó)
Caetano e Maria Gadú (Caetano e Maria Gadú / Multishow)
O samba Carioca de Wilson Batista  (Rodrigo Alzuguir)

Os prêmios de Melhor Música, Melhor Cantor e Melhor Cantora terão votação popular pela site CONTIGO!. Assim, o público vai eleger a medalha de ouro, prata e bronze nestas categorias.
Fonte: http://www.portaldapropaganda.com.br/ com adaptação deste blogueiro

Alerta Bolivia sobre posible escenario de Golpe de Estado

Ministra de Comunicación de Bolivia
La Ministra de Comunicación, Amanda Dávila, advirtió hoy sobre un posible escenario de golpe de Estado que se estaría configurando en contra del  presidente del Estado Plurinacional, Evo Morales, incentivado por grupos políticos que aprovechan la reivindicación salarial de los policías.
“Nos llama la atención que los policías estén metiendo armas en unidades policiales donde no existían y que estén presionando a otras unidades para que las armas sean entregadas y que esto esté sucediendo en el país”, afirmó Dávila quien señaló que informes de inteligencia y algunos reportes de los propios medios de comunicación apuntan a pequeños grupos que tienen un afán político.
La autoridad cuestionó la participación del ex mayor de la policía David Vargas, quien pretende comandar esta movilización cuando hay otros líderes natos dentro de la fuerza del orden.  Recordó que Vargas fue procesado y retirado de la policía y que ahora  se hace nombrar coronel y comandante por un grupo de personas de la policía haciendo creer que va a solucionar los problemas.
En imágenes de la toma  de la UTOP de la calle Junín  exhibida por los medios de comunicación se divisa a un candidato a un candidato a  diputado por Unidad Nacional UN, Juan Carlos Soraide, que actualmente ocupa el cargo de presidente de una asociación de ex policías y es esta persona quien se ocupa de repartir armas a los policías, afirmó.
La ministra también calificó como factores de desestabilización y de incertidumbre  algunos rumores que están circulando en sentido de que se habría pensado en sacar a los militares. “Sabemos con absoluta certeza que una decisión de este tipo puede provocar un enfrentamiento que ese lo que ellos están  buscando y que actualmente se esconde detrás de un pasamontañas, detrás de las mujeres de los policías y detrás de esas clases que están reclamando una medida justa”.
Dávila reiteró la decisión del Gobierno que ha expresado su firme decisión y su actitud que ha sido consecuente con el diálogo. Sin embargo dijo que son los propios medios de comunicación haciendo referencia a ERBOL que en uno de sus reportes hay informado que algunos policías estarían ingresando armamento  a diferentes unidades policiales.
Si ellos vuelven al diálogo demostrarán que todo este escenario que se éste montado es un escenario de golpe, estaba equivocado [sic.]. Exhortó a los efectivos policiales y a las esposas de policías a retornar al diálogo sobre las demandas legítimas de este sector y que el mismo no sea utilizado con fines políticos por parte de grupos interesados.

Fuente Ministerio de Comunicación de Bolivia

Cuba condena golpe de Estado contra o presidente paraguaio

 

Fonte: ISLAmia 
Tradução: Robson Luiz Ceron

O governo cubano condenou o golpe de Estado no Paraguai contra o mandato constitucional de Fernando Lugo, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo o texto, divulgado no Noticiário Nacional de Televisão, o país caribenho não reconhece qualquer autoridade que não emana de voto legítimo e do exercício da soberania pelo povo do Paraguai.

Este golpe se soma à longa lista de ataques contra a autodeterminação dos povos latino-americanos, sempre realizados por oligarcas com a autoria, cumplicidade ou tolerância do governo dos EUA, diz o documento.

Cuba denuncia que depois de décadas de sangrentas ditaduras militares, que assassinaram centenas de milhares de pessoas e praticaram o terrorismo de Estado e a tortura com plena impunidade, esta estratégia violenta e antidemocrática foi retomada, com os métodos clássicos e novos.


A declaração recordou o golpe militar e, em seguida, petroleiro contra a Venezuela, as tentativas de desestabilização separatista contra o Estado Plurinacional da Bolívia, o golpe militar contra as forças progressistas de Honduras e a tentativa de golpe contra a revolução cidadã do Equador.

Eventos como este visam frear o processo de mudança progressiva e de verdadeira integração da América Latina e Caribe na Nossa América, diz o texto.

A declaração afirma que Cuba manterá a colaboração médica estritamente humanitária ao povo do Paraguai, pelo qual o Centro Oftalmológico Maria Auxiliadora dos Cristãos, que já tratou 18.000 paraguaios, permanecerá seus trabalhos enquanto seja necessário.

PITACO DO DIA


OVerdeGloboé
frutodode
Abril
Marcos Carvalho

O BRASIL GRITA: RASGUEM A TOGA E A LEI DA ANISTIA !

Chico Otávio é de rara espécie. Um repórter do PiG (*) que prefere ser repórter a colonista (**).


Saiu no Globo:

Torturador conta rotina da Casa da Morte em Petrópolis

RIO — Depois de cinco horas de conversa, o velho oficial estava livre de um dos mais bem guardados segredos do regime militar: o propósito e a rotina do aparelho clandestino mantido nos anos 1970 pelo Centro de Informações do Exército (CIE) em Petrópolis, conhecido na literatura dos anos de chumbo como “Casa da Morte”, onde podem ter sido executados pelo menos 22 presos políticos. Passados quase 40 anos, um dos agentes que atuaram na casa, o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, de 74 anos, o “Doutor Pablo” dos porões, quebrou o silêncio sobre o assunto.
No jargão do regime, revelou Malhães, a casa era chamada de centro de conveniência e servia para pressionar os presos a mudar de lado e virar informantes infiltrados, ou RX, outra gíria dos agentes. O oficial não usa a palavra tortura, mas deixa clara a crueldade dos métodos usados para convencer os presos:
— Para virar alguém, tinha que destruir convicções sobre comunismo. Em geral no papo, quase todos os meus viraram. Claro que a gente dava sustos, e o susto era sempre a morte. A casa de Petrópolis era para isso. Uma casa de conveniência, como a gente chamava.
As equipes do CIE, afirmou, trabalhavam individualmente, cada qual levando o seu preso, com o objetivo de cooptá-lo. O oficial disse que a libertação de Inês Etienne Romeu, a única presa sobrevivente da casa, foi um erro dos agentes, que teriam sido enganados por ela, acreditando que aceitara a condição de infiltrada.
Malhães só não contou o que era feito com os que resistiram à pressão para trair. Diante da pergunta, ficou em silêncio e, em seguida, lembrou que nada na casa de Petrópolis era feito à revelia dos superiores. As equipes relatavam e esperavam pela voz do comando:
— Se era o fim da linha? Podia ser, mas não era ali que determinava.



Supercomputador "GIGANTE"


Construído pela gigante IBM, o supercomputador Sequoia, conquistou a primeira posição entre os computadores mais rápidos do mundo. Recém-instalado, ele superou o computador K, fabricado no Japão, construído pela Fujitsu e chegou à liderança depois de dois anos de fabricação.

O “bichinho” foi desenvolvido dentro dos laboratórios do centro Blue Gene, da IBM, em Rochester, Minnesota, para o Departamento de Energia dos EUA. Sua função será controlar a matriz energética do país, trabalhar em pesquisas de tecnologia nuclear, astronomia, genoma humano e mudanças climáticas.

O sistema conterá mais de 1.6 milhão de microprocessadores de 16 núcleos de 45 nanômetros e 1,6 Petabytes de memória RAM, colocados em uma série de 96 racks, numa área de 318 m² do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore e usará cerca de 6 megawatts de energia por ano — o mesmo gasto em 500 residências americanas no mesmo período.

O Sequoia não trabalhará sozinho. Junto com ele, o Dawn, um outro supercomputador, mas com capacidade de “apenas” 500 teraflops (500 trilhões de cálculos por segundo), vai atuar como sistema de entrega para as operações.

O supercomputador é capaz de calcular em uma hora o que EXIGIRIA 6,7 bilhões de pessoas utilizando calculadoras de mão durante 320 anos, trabalhando sem parar às 24 horas do dia.